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Campus Universitário do Tocantins/Cametá - UFPA realiza lançamento de livro sobre pesquisas em Ensino Médio Integrado na Amazônia

  • Publicado: Segunda, 27 de Abril de 2020, 15h04
  • Última atualização em Segunda, 27 de Abril de 2020, 15h06
  • Acessos: 2397

Na sexta-feira, 24 de abril, 18 horas, a partir do link https://www.facebook.com/ufpacameta/, o Campus Universitário do Tocantins/Cametá-UFPA realizou o lançamento do livro "ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA AMAZÔNIA: ENTRE O INVESTIDO E O DESINVESTIDO", organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE – UFPA), a partir da seção presente no Campus Cametá-UFPA.
Estiveram presentes na condução da live o Prof. Dr. Ronaldo Marcos de Lima Araújo, docente do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica-UFPA, prof. Dr. João Batista do Carmo Silva, Diretor da Faculdade de Educação do Campus Universitário do Tocantins/Cametá, Profa. MSc. Kariny de Cássia Ramos, docente da Educação Básica do Município de Cametá, Prof. Dr. Doriedson Rodrigues, docente do Campus Universitário do Tocantins/Cametá-UFPA. Todos os quatro professores são membros do GEPTE e organizadores do livro.

A transmissão da live contou com o apoio da Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) do Campus Universitário do Tocantins/Cametá, bem como da Coordenação de Editoração do Campus.

No livro constam artigos de pesquisadores e alunos, de graduação e pós- graduação) vinculados ao GEPTE, que pesquisaram sobre experiências de ensino médio integrado de diferentes processos educativos na Amazônia. Conta ainda com um texto introdutório de Maria Ciavatta, recuperado de outra coletânea já bastante conhecida, que pontua o conteúdo da proposta de ensino médio integrado.

Os artigos expõem avanços e dificuldades de implementação desse projeto democrático de ensino médio que, em contraposição à má qualidade da educação e em oposição aos projetos liberais que buscam subordinar essa etapa de ensino aos interesses de mercado, se compromete com a utopia de uma formação inteira como direito de todos.

O projeto de ensino integrado orientou diferentes experiências formativas, com maior ou menor aproximação com o ideário de formação humana integral. Nessa coletânea algumas dessas experiências são analisadas; assim, acreditamos que poderemos ter um registro das mesmas e reafirmar esse projeto como uma possibilidade teórico-prática.

Segue abaixo o sumário da coletânea.

O Ensino Integrado, a Politecnia e a Educação Omnilateral. Por que lutamos? (Maria Ciavatta)

Práticas pedagógicas e ensino integrado (Ronaldo Marcos de Lima Araujo | Gaudêncio Frigotto)

Trabalho e Arte: Perspectivas de formação humana integral (Benedita Alcidema C.S. Magalhães | Ronaldo Marcos de L. Araujo)

A relação de integração do saber na formação dos jovens do Assentamento Sem Terra Palmares II (Larissa de Nazaré C. de Aviz | Doriedson do Socorro Rodrigues)

Práxis política na formação do Ensino Médio como forma de resistência: Integração de saberes no contexto amazônico (Kariny de Cássia R. da Silva | Doriedson do S. Rodrigues)

Empobrecimento do Ensino Médio e fortalecimento da dualidade educacional: Percurso histórico, instrumentalização e fragmentação (Élido Santiago da Silva | Gilmar Pereira da Silva)

As propostas de formação para os jovens trabalhadores: O Ensino Médio Integrado no Pará na forma PROEJA (Sandy Caroline Seabra Coelho | Ronaldo Marcos de Lima Araujo)

O PNE e a formação para o trabalho: A Educação Profissional no Amapá sob análise (João Paulo da Conceição Alves | Rosália Maciel Teles)

O Projeto de Ensino Integrado: Uma possibilidade de integração dos saberes (Ronaldo Marco de Lima Araujo | Roseane Sousa Oliveira)

Interferência do empresariado na implementação de políticas públicas educacionais: O caso do Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro no estado do Pará (Keline Rodrigues Araujo | Francisco Adaylson Abreu de Oliveira | Ronaldo Marcos de Lima Araujo)

Diretrizes institucionais para reformulação curricular na perspectiva da integração no IFPA (Elinilze Guedes Teodoro | Gleice Izaura da Costa Oliveira | Adalcilena Helena Café Duarte | Talita Marques Mendes)

Arte e Ensino Médio na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular: Experiência pedagógica na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (Rita de Cássia Cabral Rodrigues de França | Ana Paula Vieira e Souza | Raquel Amorim dos Santos)

Práxis educativas e saberes dos jovens estudantes no Ensino Médio Inovador (Rodrigo Almeida Freitas | Egídio Martins)

O Ensino Médio Integrado no Pará: Um estudo das práticas pedagógicas dos professores da EEETEPA Magalhães Barata – ETEMB (João Batista do Carmo Silva | Bárbara Lorena Campos Valois)

Interfaces de uma integração possível: no Ensino Médio pensando os educandos de contexto rural: Da pedagogia de projetos a outras metodologias de ensino (Claudia Regina Bezerra Ferreira)

Dissensos das políticas educacionais na Amazônia: O Programa Jovem de Futuro, a reforma (lei nº 13.415/2017) e o financiamento à distância do Ensino Médio Integrado no Pará (Alcione Diniz Neves Moura | Alice Raquel Maia Negrão | Francisco Adaylson Abreu de Oliveira)

Para acessar o livro: http://www.campuscameta.ufpa.br/index.php/publicacoes

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