6º Colóquio de Língua Inglesa no Campus Cametá debate “Literatura, cinema e linguagem: o sobrenatural em foco”

• Publicado: Quarta, 25 de Outubro de 2017, 17h54
  • Última atualização em Quarta, 25 de Outubro de 2017, 17h55
  • Acessos: 2058

Com o tema “Literatura, cinema e linguagem: o sobrenatural em foco” será realizado o 6º Colóquio de Língua Inglesa no Campus Cametá da Universadidade Federal do Pará. O evento, que ocorre nos dias 25 e 26 de outubro, é organizado pela Faculdade de Letras Língua Inglesa do Campus Cametá. A programação inclui conferências, minicursos e exposição de pôsteres com foco em histórias sobrenaturais e os mistérios que as envolvem.

O 6º Colóquio de Língua Inglesa será baseado nas histórias das criaturas sobrenaturais da literatura e do cinema anglófonos. Muitos desses seres se mantiveram vivos por meio de narrativas orais, depois passaram para as páginas dos livros e por fim adentraram as telas dos cinemas. Outros, no entanto, foram criações literárias, como é o caso do monstro sem nome do romance Frankenstein (1818) da escritora inglesa Mary Shelley.

Embora o tema norteador do evento seja a literatura e o cinema do sobrenatural, serão aceitas propostas com um enfoque diferente, desde que versem sobre o ensino e aprendizagem de língua inglesa. O objetivo final é proporcionar aos alunos e visitantes dias de aprendizado nas diversas áreas de conhecimento que envolvem um curso de licenciatura em língua inglesa.

Programação – Além de conferências e minicursos, durante o 6º Colóquio de Língua Inglesa de Cametá (CLICA) também haverá uma Noite Cultural, com uma competição musical, da qual poderão participar alunos vinculados ao Campus Universitário do Tocantins/Cametá e universitários de qualquer outra instituição e curso. As apresentações serão na língua inglesa e serão acompanhadas pela da Banda Metamorphose. Para ajudar quem não tem conhecimento do idioma e incentivar a interação com a plateia, durante as apresentações serão distribuídas cópias da letra da música original, acompanhada de sua tradução.

Sobrenatural em foco - A atração por criaturas sobrenaturais existe desde os primórdios da humanidade, e com o advento das tecnologias e, consequentemente, dos meios de comunicação de massa, monstros, demônios, fantasmas, bruxas, vampiros, alienígenas e várias outras criaturas invadiram os lares da sociedade ocidental. Frutos do imaginário popular ou da mente de ousados escritores, tais seres podem proporcionar uma reflexão sobre a vida, a morte, a eternidade, o numinoso, a maldade e o medo, dentre vários outros aspectos enigmáticos da vida humana na terra.

Serviço
6º Colóquio de Língua Inglesa – “Literatura, cinema e linguagem: o sobrenatural em foco”
Local: UFPA - Campus Cametá
Data: 26 e 27 de outubro