Colóquio levanta discussões sobre os problemas e o desenvolvimento no campo

• Publicado: Terça, 31 de Julho de 2018, 14h59
  • Última atualização em Terça, 31 de Julho de 2018, 14h59

No próximo dia 14 de agosto, o auditório Alberto Mocbel da Campus de Cametá da UFPA recebe o I Colóquio Organizações Rurais e Desenvolvimento do Campo, das 8h às 18h. O evento irá reunir agricultores, docentes, discentes e o público interessado na construção e consolidação de cooperativas e associações, além de suas influências no desenvolvimento do Campo. As inscrições serão gratuitas e deverão ser realizadas no dia do evento, no horário de 7h às 8h. O Colóquio é organizado por um coletivo de discentes e docentes da Faculdade de Agronomia do Campus de Cametá.

O evento terá a presença de palestrantes experientes e com diversas vivências, incluindo professores, mestres e doutores da Universidade Federal do Pará, assim como atores sociais ativos no território do Baixo Tocantis. A organização prevê, ainda, a fala de Juscelino Fernandes da Costa, gerente jurídico da Cooperativa Agropecuária Mourãoense (COAMO), maior cooperativa da América Latina, com sede no Paraná.

Relevância Social - Uma das organizadoras do evento e docente da Faculdade de Agronomia no Campus Universitário do Tocantins/Cametá, a professora Monique Medeiros, explica que o território do Baixo Tocantins vem sofrendo profundas transformações desde meados dos anos 1980. E entre essas mudanças, a desestruturação de modalidades de controle local dos recursos naturais tem afetado em escala cotidiana a ação dos habitantes. “Frequentemente, os diversos atores sociais aí encontrados, os agricultores familiares em particular, deparam-se com as consequências de um projeto de desenvolvimento puramente economicista. Os problemas socioambientais decorrentes da construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí são um exemplo dessas consequências”, aponta a professora.

A Professora Monique destaca, ainda, atuação de organizações rurais, sobretudo a forte participação de mulheres agricultoras, em experimentos que visam a construção de projetos de desenvolvimento rural que diferem do modelo hegemônico. “Justamente devido a essa particularidade do território, o I Colóquio Organizações Rurais e Desenvolvimento do Campo busca o compartilhamento de experiências vivenciadas no Norte e Sul do Brasil, por distintos agentes sociais. Por meio desta oportunidade, espera-se fortalecer as organizações já consolidadas no Baixo Tocantins, e ainda, suscitar novas ideias para o florescimento de estratégias inovadoras de ação coletiva nesse território”, ressalta a professora.

Serviço:
I Colóquio Organizações Rurais e Desenvolvimento do Campo
Data: 14 de agosto
Local: Auditório Alberto Mocbel - UFPA/Campus Cametá
Inscrições gratuitas no dia e local do evento a partir das 7h.
Haverá certificação.
Mais informações: (91) 99255-5556 / (91) 99248-5564

Texto: Matheus Luz - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Divulgação