Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas noticias

Mensagem do Campus Cametá/UFPA - COVID19-001

  • Publicado: Terça, 31 de Março de 2020, 00h07
  • Última atualização em Quinta, 16 de Abril de 2020, 13h40
  • Acessos: 1355

À Comunidade do Campus Universitário do Tocantins/Cametá – UFPA – Sede do Campus e Polos Universitários de Baião, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba e Oeiras do Pará.

CONTINUE EM CASA! A pandemia de COVID-19, doença que ataca com rapidez os pulmões, prejudicando o sistema respiratório, e que pode causar a morte, é uma realidade mundial. Para combater essa doença, FIQUE EM CASA. Assim, você está fazendo a sua parte para que o sistema público de saúde deste nosso Brasil tenha tempo para cuidar das pessoas infectadas, e não entre em colapso neste momento tão difícil, pois não há leitos e equipamentos suficientes para tratamento, caso muitas pessoas sejam acometidas pela doença de uma só vez.

Em nossa região, por exemplo, constituída por muitas ilhas, vilas, distritos, setor de estradas, rios, igarapés, furos, comunidades ribeirinhas, extrativistas, quilombolas, com povos tradicionais desta Amazônia vivendo em Cametá, Mocajuba, Oeiras do Pará, Limoeiro do Ajuru, Baião e Igarapé-Miri, com uma população total de mais de 340.600 habitantes (dados populacionais oriundos do site IBGE, 2019), não há Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) nos hospitais dessa região e o número de respiradores artificiais não chega a 30, até o momento, de maneira que é preciso continuar evitando o avanço da epidemia, para que o sistema público de saúde tenha condições de responder aos casos do novo coronavírus que forem ocorrendo na região.

Do ponto de vista epidemiológico, a melhor forma de diminuir os números de casos e, consequentemente, de mortes, é pelo distanciamento social, sendo o ISOLAMENTO SOCIAL HORIZONTAL (que significa todos e todos/as isolados/as e não somente pessoas de grupo de risco) ainda é a melhor forma de se evitar milhares de mortes e o colapso do sistema de saúde, devendo-se também continuarmos com os cuidados de higiene de mãos, objetos e ambientes.

O novo coronavírus e seu avanço no mundo ainda está no começo. Mas já afetou milhares pessoas em diversos países, como China, Estados Unidos, Espanha, Itália, França, dentre outros, muitas das quais já levadas a óbito. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde no Brasil (OPAS/Brasil), com dados de 29 de março de 2020, “Foram confirmados no mundo 634.835 casos de COVID-19 (63.159 novos em relação ao dia anterior) e 29.957 mortes (3.464 novas em relação ao dia anterior) até 29 de março de 2020 ”. Diante disso, reiteramos: é preciso CONTINUAR EVITANDO o avanço da doença, para que o sistema público de saúde tenha condições de responder aos casos do novo coronavírus que forem ocorrendo na região.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, com dados de 29 de março de 2020, já existem 4.256 casos confirmados, com 136 óbitos e apenas 06 pessoas recuperadas. E o Ministério de Saúde do Brasil “[...] declarou que há transmissão comunitária da COVID-19 em todo o território nacional ”. No Pará, segundo dados da SESPA, obtidos hoje, 30 de março de 2020, são 21 casos confirmados e 104 em análise; até o momento não há óbitos pelo novo coronavírus, mas, no Estado do Pará, estima-se que possam morrer 35.460 pessoas pela COVID-19 . E ainda há muitos casos por serem diagnosticados, no Brasil como um todo.

Vacinas para o novo coronavírus ainda não existem, tampouco remédios comprovados cientificamente para a cura da COVID-19, como salienta a OPAS/Brasil , embora as Universidades Públicas e outros centros de pesquisa estejam trabalhando nisso. CONTINUAR EM CASA, em isolamento social horizontal, é a SOLUÇÃO para esse momento. E ajude a sempre fortalecermos as Universidades Públicas e Gratuitas, pois é delas que vem o conhecimento científico, que nos ajudam em momentos como esse, bem como o Sistema Único de Saúde (SUS), aberto a todos e a todas, principalmente como agora diante do ataque pelo novo coronavírus.

Aos que puderem, CONTINUEM EM CASA; principalmente quando levamos em consideração que o número de casos pode dobrar a cada 3 dias em média e o número de mortes pode ser em cerca de 4% dos infectados, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS, 2020), além do que 15% das pessoas podem adoecer de forma grave, sendo necessário Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para sobrevivência.

A situação atual tem impactos econômicos, mas ao Estado Brasileiro cabe dar condições a brasileiros e brasileiras para que possam sobreviver em meio a essa pandemia, o que pressupõe medidas de proteção ao emprego e ao setor produtivo, bem como recursos públicos para trabalhadores informais e autônomos poderem também sobreviver. E que o Estado Brasileiro continue investindo no SUS, a fim de que ele tenha condições mais ainda de cuidar dos casos do novo coronavírus, ao lado de outras doenças que acometem a população, bem como que haja mais recursos para as universidades, para que pesquisas continuem sendo realizadas. É PRECISO CUIDAR DA VIDA. Essa é a função de um Estado. E a vida deve ser preservada acima de tudo, envolvendo todos e todas.

CONTINUE EM CASA, em prol da vida, como também ação de combate ao novo coronavírus! É por essa razão que a Administração Superior de nossa Universidade Federal do Pará suspendeu as atividades acadêmicas e administrativas em todos os seus campi, em decisão colegiada, favorecendo o isolamento social horizontal; e, a partir do Grupo de Trabalho sobre o Novo Coronavírus, por ela instituído, vem implementando um conjunto de ações contra os avanços desse coronavírus e colaborando com a saúde pública de nosso país e do estado, como no auxílio em análises de exames e pesquisa sobre a COVID-19, por meio de seus pesquisadores e pesquisadoras, de seus laboratórios de pesquisa, bem como na produção de substâncias para os cuidados de higiene (como a produção de álcool em gel) e informações sobre o coronavírus, a partir do coronavirus.ufpa.br, além da ação de saúde pública de combate a esse coronavírus por meio de seus hospitais universitários.

Atenciosamente,

Cametá-Pará, 30 de março de 2020.

Campus Universitário do Tocantins/Cametá e suas Subunidades Acadêmicas - UFPA

Prof. Doriedson do Socorro Rodrigues – Coordenador Geral do Campus Universitário do Tocantins/Cametá-UFPA
Prof. Adalberto Portilho Costa – Vice-Coordenador do Campus Universitário do Tocantins/Cametá-UFPA
Profa. Maria Lucilena Gonzaga Costa Tavares – Coordenadora de Extensão
Prof. Mário Júnior de Carvalho Arnaud – Coordenador Adjunto da Extensão/Divisão de Arte e Cultura
Profa. Odete da Cruz Mendes – Coordenadora de Estágios
Profa. Gilcilene Dias da Costa – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC)
Prof. Eraldo Souza do Carmo – Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC)
Técnico Carlos Benedito Cunha Gaia – Coordenador de Planejamento, Gestão e Avaliação
Assistente Social Helen do Socorro Barbosa Cabral – Divisão de Assistência e Estudantil
Bibliotecário Éder Antônio Sousa Ferreira – Diretor da Biblioteca Setorial do Campus
Profa. Kelli Garboza da Costa – Coordenadora de Pesquisa
Profa. Waldma Maíra Menezes de Oliveira – Coordenadora da Divisão de Inclusão Educacional
Profa. Mariana Casari Parreira – Diretora da Faculdade de Agronomia
Prof. Rafael Coelho Ribeiro – Vice-Diretor da Faculdade de Agronomia
Prof. Ricardo Arturo Guerra Fuentes – Diretor da Faculdade de Ciência Naturais
Profa. Waldenira Mercedes Pereira Torres – Vice-Diretora da Faculdade de Ciências Naturais
Prof. João Batista do Carmo Silva – Diretor da Faculdade de Educação
Profa. Ghislaine Dias da Costa Bastos – Vice-Diretora da Faculdade de Educação
Profa. Maria Madalena Freire Corbin – Diretora da Faculdade de Educação do Campo
Profa. Gisele do Socorro dos Santos Pompeu – Vice-Diretora da Faculdade de Educação do Campo
Prof. José Carlos da Silva Cordovil – Diretor da Faculdade de Geografia
Prof. Rosivanderson Baia Corrêa – Vice-Diretor da Faculdade de Geografia
Profa. Rosemeire de Oliveira Souza – Diretora da Faculdade de História
Prof. Josué Berlesi – Vice-Diretor da Faculdade de História
Prof. Dante Luiz de Lima – Diretor da Faculdade de Linguagem Língua Inglesa
Profa. Raquel Maria da Silva Costa – Diretora da Faculdade de Linguagem Língua Portuguesa
Profa. Benedita Maria do Socorro Campos de Sousa – Vice-Diretora da Faculdade de Linguagem Língua Portuguesa
Prof. Denivaldo Pantoja da Silva – Diretor da Faculdade de Matemática
Profa. Elany da Silva Maciel – Vice-Diretora da Faculdade de Matemática
Prof. Carlos dos Santos Portela – Diretor da Faculdade de Sistemas de Informação
Prof. Allan Barbosa Costa – Vice-Diretor da Faculdade de Sistemas de Informação/Divisão de Tecnologia da Informação

 Mensagem do Campus Cametá/UFPA COVID19.pdf

registrado em:
Fim do conteúdo da página