Docente do Campus Universitário do Tocantins/Cametá integra Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Indígena (PPGEEI)

• Publicado: Sexta, 13 de Novembro de 2020, 12h31
  • Última atualização em Sexta, 13 de Novembro de 2020, 12h32

O Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Indígena (PPGEEI), tendo como proponente a Universidade do Estado do Pará (UEPA), é um projeto de formação stricto sensu desenvolvido a partir de associação interinstitucional, envolvendo também a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

O PPGEEI busca realizar a qualificação profissional, em nível de pós-graduação stricto sensu, de professores/professoras e/ou graduados/as indígenas, sendo importante que haja atuação na Educação Escolar Indígena. Trata-se de Programa de Mestrado que avança com os processos de formação docente vivenciados pela Política Indigenista da UEPA, a partir do Núcleo de Formação Indígena (NUFI).

Duas linhas de pesquisa integram o Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Escolar Indígena: (i) Currículo, Modos de Fazer e Avaliação em Educação Escolar Indígena, e (ii) Planejamento e Produção de Materiais Didáticos na Escola Indígena.

Fonte: Ascom/UEPA

Compondo o corpo docente do PPGEEI encontra-se o Prof. Dr. Jorge Domingues Lopes, atuando na linha de pesquisa Currículo, modos de fazer e avaliação em Educação Escolar Indígena. Trata-se de pesquisador vinculado ao Campus Universitário do Tocantins/Cametá, Faculdade de Linguagem – Letras Língua Portuguesa, Universidade Federal do Pará. O pesquisador possui doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Pará, com Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Francesa pela Universidade Federal do Pará, integrando também o Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC), ligado ao Campus Universitário do Tocantins/Cametá.

Para o Professor Jorge Domingues Lopes, a participação no PPGEEI é uma excelente forma de contribuir com a formação de mestres indígenas na área da Educação Escolar Indígena no estado do Pará, para que esses profissionais possam realizar mais pesquisas nessa área e também para que possam ser atores efetivos nas tomadas de decisão sobre EEI em suas comunidades e nas demais esferas sociais.

O Coordenador do Campus Universitário do Tocantins/Cametá, Prof. Dr. Doriedson Rodrigues, considera importante a participação de um pesquisador do Campus Cametá – UFPA no PPGEEI, principalmente quando se considera a formação e pesquisas desenvolvidas pelo docente em torno de discussões indígenas, além de uma intensa vivência no ensino-aprendizagem de línguas, quer na educação básica como no interior da educação superior. “Trata-se de um pesquisador comprometido com discussões sobre políticas linguísticas e formação humana, no interior da Amazônia, considerando a diversidade e os sujeitos com suas histórias e lutas”, destacou o coordenador, “além de se potencializar mais ainda o papel político-acadêmico do Campus Universitário do Tocantins/Cametá – UFPA com a formação humana e pesquisas nesta nossa Amazônia”, finalizou.