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Laboratório Prootma

Publicado: Segunda, 01 de Maio de 2017, 23h39 | Última atualização em Terça, 09 de Maio de 2017, 20h06 | Acessos: 10485

Atividades desenvolvidas no Laboratório

GEOGRAFIA – As atividades desenvolvidas pela faculdade de Geografia em cooperação com o laboratório PROOTMA, principalmente no que concerne ao suporte das disciplinas do curso, estão relacionadas à aplicação das geotecnologias em áreas como: Pedologia, Geociências, Climatologia, Biogeografia, Sensoriamento Remoto, Cartografia, Topografia, Georreferenciamento, Geografia Urbana, Meio Ambiente, Planejamento Ambiental, Zoneamento Ecológico-Econômico e Ordenamento Territorial.

Além disso, o Laboratório PROOTMA contribui para a construção do banco de dados geográfico que consiste no registro e armazenamento de informação georreferenciada sobre o meio físico, biótico e socioeconômico, principalmente sobre a análise multitemporal das formas de uso e ocupação do solo da região, tornando-se uma ferramenta fundamental no suporte a decisão para gestão e planejamento a curto, médio e longo prazo, além de contribuir para o monitoramento e avaliação de impactos ambientais.

O PROOTMA oferece suporte aos alunos do curso de Geografia, e outros cursos do Campus, oferecendo oficinas e cursos básicos e avançados de capacitação em Sistemas de Informação Geográficas e dá suporte na elaboração de mapas, cartas e plantas utilizados em seus respectivos projetos de TCC, Iniciação Científica e Artigos Científicos. As atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas por professores da faculdade também estão vinculadas ao laboratório como o projeto de extensão Roteiro Geo-turístico na cidade de Cametá coordenador pelo prof. MSc. José Carlos Cordovil e o projeto de pesquisa Novas dinâmicas territoriais na Amazônia Tocantina: projeto de emancipação territorial da Vila da Carapajó coordenado pelo prof. MSc. Rosivanderson Baia Corrêa e as atividades do Grupo de Estudo e Pesquisa em Geografia Agrária e Território coordenado pelo prof. MSc. Mario Júnior de Carvalho Arnaud.

AGRONOMIA - As disciplinas da Faculdade de Agronomia que demandam por apoio do laboratório “PROOTMA” são: Letramento e Formação do Agrônomo na Amazônia, Zoologia, Botânica, Ecologia, Agroecologia, Agropedologia I, Elementos de Informática, Topografia e Cartografia, Pesca Artesanal e Aquicultura, Fitotecnia I, Fruticultura, Sistemas Agroextrativistas, Geoprocessamento e Georreferenciamento, Manejo e Gestão de Recursos Naturais, Uso Alternativo de Várzeas e na Elaboração de Projetos de Pesquisa.

Oferecemos nas dependências do laboratório “PROOTMA”, oficinas sobre Bancos de Dados Geográficos, Análise Espacial, projetos de SIG e Cartografia e Sensoriamento Remoto focados na prática da Agricultura. Produção de Material Didático sobre Mapeamento do zoneamento agrícola (terra firme e várzeas), de recursos naturais: solos, clima, vegetação, recursos hídricos, da geografia da região (relevo, declividade), características sócio-econômicas, épocas de plantio e manejo para as culturas de importância agroextrativista no território do Baixo Tocantins serão desenvolvidas, para embasar atividades de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Agronomia. O laboratório “PROOTMA”, ainda apoia ações do projeto intitulado “Plantas da Flora Amazônica para Reduzir uso de Inseticidas Sintéticos em Comunidades Rurais de Cametá, Pará”, apoiado pela FAPESPA no edital Nº 006/2015, com coordenação do Prof. Dr. Rafael Coelho Ribeiro.

EDUCAÇÃO DO CAMPO – O curso de educação do campo em Ciências Naturais e Agronomia também apresenta uma série de componentes curriculares que demandam ações no Laboratório PROOTMA, em função mesmo de sua estruturação na Alternância Pedagógica, que demanda georreferenciamento das atividades/locais de pesquisa do tempo comunidade do curso. Componentes curriculares como Agropedologia, Agroclimatologia, Sistema Família - Espaço Produtivo, Sociedade e Ambiente, Tecnologias Educacionais, Sistemas Agroflorestais e Extrativistas, Geoprocessamento e Georreferenciamento, Desenvolvimento Rural e Estudo da Localidade e Sistemas Agrários demandam recorrentemente ações de uso do Laboratório para fiz de pesquisa, ação prática e estruturação de banco de dados.

PEDAGOGIA – As disciplinas Fundamentos Teóricos do Ensino de Geografia, Educação e Meio Ambiente, Educação do Campo, Estatística Aplicada a Educação e Tecnologias, Informática e Educação utilizam o Laboratório para atividades práticas de ensino para as turmas de Licenciatura em Pedagogia de acordo com o PPC de Pedagogia da Faculdade de Educação que prever carga horária prática para estas e uso do recurso da informática. São desenvolvidas Oficinas de Alfabetização Cartográfica, Produção de Material Didático e Mapeamento Participativo (Cartografia Social) com os estudantes do curso e de outros cursos do Campus. São utilizados sites para pesquisa, software de ensino e geoprocessamento para formação dos estudantes. Pela Faculdade de educação são desenvolvidas atividades de laboratório do projeto de pesquisa Educação e Territorialidade ribeirinha: estudo e mapeamento participativo do transporte escolar em ilhas do município de Cametá/PA (PIBIC 2016-2017), coordenado pelo Prof. Dr. Edir Augusto Dias Pereira, a partir do Grupo de Pesquisa em Cultura, Território e Resistência da Amazônia Tocantina (SÍTIO), cadastrado e certificado no Diretório de Grupos do CNPq, e produção de mapas para os TCC em Pedagogia voltados para transporte escolar ribeirinhos, saberes da pesca e escolas do campo em geral.

 

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