Página inicial > Últimas Notícias > Mensagem de Final de Ano da Coordenação e Vice-Coordenação do Campus Universitário do Tocantins/Cametá

• Publicado: Quarta, 27 de Dezembro de 2017, 11h44
  • Última atualização em Quarta, 27 de Dezembro de 2017, 11h44

Prezados/as Colegas Professores/as, Técnico-Administrativos/as, Estudantes e Comunidade Acadêmica em Geral,

De antemão, muito grato a todos e a todas pelo companheirismo diariamente vivido em defesa e fortalecimento deste Campus Universitário, materializado em suas ações de pesquisa, ensino, extensão e no compromisso com a formação humana integral de um conjunto de homens e mulheres que constituem o nosso intenso território de atuação, a partir dos Polos Universitários de Baião, Mocajuba, Oeiras do Pará e Limoeiro do Ajuru, bem como a partir da sede do campus e de outros municípios onde também atuamos, como Bagre e Igarapé-Miri.

Muito grato ainda pela confiança novamente depositada, neste 2017, para o exercício da gestão do Campus Universitário do Tocantins/Cametá, em conjunto com Prof. Adalberto Portilho Costa. Continuamos com o firme compromisso de promover cada vez mais ações coletivas que nos humanizem a partir do trabalho que cada um desenvolve nesta unidade da Universidade Federal do Pará.

Também enfatizamos que continuaremos a estabelecer mediações político-administrativas na região – e para esse imenso território – que possibilitem mais ainda intensificar a presença do Campus e seus cursos nos Polos Universitários, bem como ações que favoreçam muito mais ainda a realização das atividades acadêmicas de cada uma de nossas 10 Faculdades e de nosso Mestrado em Educação e Cultura, corroborando também para o alcance do doutorado e de mais pós-graduações stricto e lato sensu, além de novos cursos.

Mantemos o compromisso em defesa dessa nossa Universidade, a partir do Campus Universitário do Tocantins/Cametá, sempre Plural e engajada com as necessidades dos trabalhadores e trabalhadoras, realizando todos os esforços possíveis para melhoria e ampliação de nossas estruturas e das condições do exercício humanizante da vida acadêmica. Nessa perspectiva, objetivamos a intensificação da busca de projetos e de parcerias nacionais e internacionais que potencializem a práxis acadêmico-científica aqui realizada.

Outrossim, agradecemos novamente a todos e a todas pelas ações realizadas neste 2017. De um modo geral, esta unidade da UFPA conseguiu contribuir com todos os eventos locais, regionais, nacionais e internacionais realizados por cada faculdade e pelo mestrado. A aprovação dos cinco Projetos LABINFRA garantirão condições para o exercício de pesquisas em nosso campus. Ampliamos o número de laboratórios com acesso à internet (Laboratório de Ensino, Laboratório do Mestrado, INFOCENTRO). Viabilizamos as condições para a manutenção de nossos espaços e instrumentos de trabalho. Mantivemos, com o apoio das Faculdades, a oferta de cursos em nossos Polos Universitários.

Também enfatizamos que as Faculdades ampliaram a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu. E buscamos ainda condições para a criação de outras pós-graduações stricto sensu, com processos já encaminhados. Avançamos na viabilização jurídica para a execução da obra moradia estudantil, bem como para a regularização dos espaços doados para esta Unidade da UFPA (Campus II, Moradia Estudantil, Prédios dos Polos Universitários de Baião e Mocajuba). Em Limoeiro do Ajuru, há agora espaço destinado exclusivamente para as ações acadêmicas realizadas pelo Campus. Avançamos no processo de internacionalização do campus e de seu programa de mestrado. Houve ampliação do número de técnico-administrativos e mediações para viabilização de projetos de pesquisa para a região, dentre outras ações realizadas.

Mas entendemos que há muito ainda por se fazer. O que nos motiva sempre para o compromisso com a busca de condições para que estes fazeres se realizem, com ações integradas de pesquisa e de extensão, atividades esportivo-culturais, incentivo e condições para publicações, assistência estudantil, implementação de formação sempre continuada, fortalecimento de nossos Polos Universitários, dentre outras ações.

O sentimento, pois, é de agradecimento e reconhecimento do trabalho por cada um dos colegas realizado nesta Unidade da Universidade Federal do Pará. No mais, boas festas! E que sigamos em luta, vencendo desafios e realizando sempre novas conquistas, neste 2018 que se aproxima.

Prof. Doriedson Rodrigues – Coordenador do Campus Universitário do Tocantins/Cametá

Prof. Adalberto Portilho – Vice-Coordenador do Campus Universitário do Tocantins/Cametá

Dezembro/2017