Página inicial > Últimas Notícias > Campus Cametá realizou importante evento sobre temática indígena

Campus Cametá realizou importante evento sobre temática indígena

• Publicado: Terça, 16 de Outubro de 2018, 11h52
  • Última atualização em Terça, 16 de Outubro de 2018, 13h13

O grupo de Estudo e Pesquisa Indígena na Amazônia MURA, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Rosemeire Souza (FACHTO) agradece a todas e todos que colaboraram na execução do I Seminário de História e Resistência Indígena na Amazônia: temporalidades históricas – múltiplos olhares, múltiplas facetas, realizado entre os dias 01 e 03 de outubro de 2018, no Campus Universitário do Tocantins-Cametá. O evento que apresentou como objetivo dinamizar a discussão sobre a temática indígena no Campus, enfatizando o protagonismo e a resistência indígena, alcançou seus objetivos por conseguir dar visibilidade a Luta Indígena estabelecendo um diálogo e trocas de saberes entre os povos indígenas e os demais participantes no evento.

Desta forma fazemos nossos agradecimentos às lideranças indígenas presentes no encontro: Prof.ª Dr.ª Márcia Mura, Cacique Raimundo Anambé (Cafu), Vanusa Anambé, Cacique  Ropre Homprynti, Prof. Dr. Edson Kayapó que ao trazer elementos de suas respectivas histórias nos permitiu repensar conceitos como cultura, identidade, território, a partir de suas vivências, o que fez deste evento um importante passo na urgente tarefa de descolonizar saberes, práticas, dentro do espaço acadêmico de uma forma em geral. Assim a perspectiva indígena foi valorizada em nosso Campus.

Agradecemos também a todas(os), que compuseram nossas mesas redondas,  ministraram os minicursos,  propuseram questões para os debates, enfim, que fizeram o evento acontecer. Nossos agradecimentos também vão para a Coordenação do Campus, Prof. Doriedson Rodrigues e Adalberto Portilho. Como também a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC), Prof.ª Dr.ª Gilcilene Dias da Costa, e também a Prof.ª Dr.ª Benedita Celeste de Moraes Pinto, Linha de Pesquisa Culturas e Linguagens, que muito contribuíram para o desenvolvimento do nosso evento. Nossos agradecimentos também a Prof.ª Gisélly Damasceno e aos Profs. Drs. Jorge Domingues e Lucivaldo Costa.

Nossos agradecimentos também se estendem aos funcionários da CPGA, e principalmente as alunas e alunos do curso de História e os demais cursos sem esta contribuição seria impossível a realização de nosso evento. Desta forma o MURA agradece a todas e todos pela colaboração, parceria, dedicação que transformou este evento em uma importante colaboração na luta indígena.