Coordenação de Extensão do Campus Cametá - UFPA continua ação solidária para ajudar comunidades da região do Baixo Tocantins no contexto da Pandemia por Coronavírus

• Publicado: Quinta, 11 de Junho de 2020, 02h36
  • Última atualização em Quinta, 11 de Junho de 2020, 02h48

Coordenação de Extensão do Campus Universitário do Tocantins/Cametá - UFPA continua ação solidária para ajudar comunidades da região do Baixo Tocantins no contexto da Pandemia por Coronavírus

Na quinta-feira, 21 de maio, as doações foram para 20 famílias da Comunidade de Porto Alegre, situada nas proximidades da BR 422, ligada ao município de Cametá.

Na segunda-feira, 25 de maio, as doações ocorreram para 20 famílias da Comunidade de Nova América, também nas proximidades da BR 422, ligada ao município de Oeiras do Pará.

Foram 20 cestas básicas para cada comunidade, bem como máscaras, resultantes de projeto coordenador pelos professores Eraldo Souza e Sueli Correa, docentes do Campus Cametá-UFPA.

A Comunidade de Porto Alegre e a Comunidade de Nova América têm recebido docentes e discentes do Campus Universitário do Tocantins/Cametá - UFPA, a partir de atividades de pesquisa, ensino e extensão. O projeto “Tecnologia e Inovação Social na Amazônia Oriental: articulando produção e sustentabilidade na consolidação da agricultura familiar quilombola”, por exemplo, tem estado presente em Porto Alegre; e a Especialização em Sistemas Agroflorestais tem atuado também com ações em Porto Alegre, assim como ações de Agronomia têm ocorrido em Nova América. Há ainda ações em outras áreas, como no campo da Pedagogia e da História, por exemplo. As comunidades têm recebido a Universidade em suas ações acadêmicas.

Conforme notícia publicada em site oficial da UFPA, em 15 de maio, a ação solidária tem como objetivo "[...] ajudar as comunidades do Baixo Tocantins em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a UFPA Campus Cametá tem promovido uma ação solidária para a arrecadação de alimentos. A iniciativa visa realizar a doação de cestas básicas e produtos de higiene para famílias ribeirinhas e do setor de estradas da região que atualmente enfrentam dificuldades de sobreviver em meio às crises econômica, política e sanitária" (https://portal.ufpa.br/…/11573-campus-cameta-promove-acao-s…).

A comunidade ribeirinha de Mapiraí de Baixo, em Cametá, foi a primeira a receber doações da ação solidária conduzida pela Coordenação de Extensão do Campus, sob direção de Profa. Lucilena Gonzaga, que tem contado com o apoio de discentes, professores, professoras, técnicos e técnicas do Campus Universitário do Tocantins/Cametá-UFPA. A quarta doação está prevista para a primeira quinzena de junho.