Página inicial > Últimas Notícias > Evolução de Sinal de Internet no Campus Universitário do Tocantins/Cametá/UFPA – SEDE E POLOS (2016-2020)

• Publicado: Sexta, 19 de Março de 2021, 20h32
  • Última atualização em Sexta, 19 de Março de 2021, 20h32

Em 2016, o Campus Universitário do Tocantins/Cametá possuía 6 MB pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e 10 MB pelo NAVEGAPARÁ, assim como 2 MB pela OI, totalizando 18 MB.

Em 2017, o link da operadora Oi foi descontinuado, devido à baixa velocidade disponibilizada e o valor elevado. Em contrapartida, houve aumento do link da RNP, saindo de 6 MB para 20 MB, e do NAVEGAPARÁ, saindo de 10 MB para 20 MB, totalizando 40 MB, diante dos 18 MB que o Campus possuía em 2016.

Em 2019, a RNP no Campus Universitário do Tocantins/Cametá passou para 30 MB e o NAVEGAPARÁ para 40 MB, totalizando 70 MB, diante dos 40 MB de 2016.

Fonte: CTIC/Março/2021

Há uma solicitação em andamento, a partir de ação do CTIC-UFPA, via administração superior, para aumentar a velocidade do link da RNP para 40 MB, com implantação em 2021, o que levaria o Campus para 80 MB.

Nos Polos Universitários de Mocajuba e Baião, foi feita a instalação e a efetivação de um link de dados de 4 MB para cada um.

Fonte: CTIC/Março/2021

Para os Polos Universitários de Mocajuba e Baião está em andamento um processo de instalação de torres de transmissão de dados pela PRODEPA, o que possibilitará ter mais um link de 10 MB em cada um, levando-os a terem 14 MB.

A partir de mediações do CTIC, via administração superior, foram adquiridos para o Campus um conjunto de equipamentos, como aparelhos de telefonia VOIP, switches Xtreme gerenciáveis, switches Interbras não gerenciável, conversores de mídia, computadores para servir de roteador nos Polos de Mocajuba e Baião, dentre outros equipamentos. Também foi ampliado o acesso à rede sem fio indoor tipo 1, assim como a fibra óptica no Campus.

Texto: Coordenação do Campus Universitário do Tocantins/Cametá