Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas noticias

Seminário de Estudos Linguísticos e Literários de Mocajuba proporciona troca de saberes produzidos na Amazônia tocantina

  • Publicado: Quarta, 28 de Abril de 2021, 14h45
  • Última atualização em Quarta, 28 de Abril de 2021, 14h45
  • Acessos: 3197

Publicado: Segunda, 26 de Abril de 2021, 14h53

De 27 de abril a 1º de maio, acontecerá o IV Seminário de Estudos Linguísticos e Literários de Mocajuba (SELLM). O evento visa promover um espaço de discussão e socialização de experiências entre docentes e estudantes da área de língua, literatura e ensino aprendizagem. Na programação, haverá palestras por meio do Facebook do Campus Cametá e serão ofertadas oficinas e minicursos aos inscritos. O seminário será virtual, via Google Meet. As inscrições estão disponíveis no site do evento.

O SELLM foi criado para integrar alunos do Curso de Letras de diferentes polos que compõem o Campus, como Baião, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba e Oeiras do Pará, com os da sede, Cametá, e, posteriormente, foram agregados estudantes de áreas afins da UFPA e de outras Instituições de Ensino Superior. Com base no tema 'Linguagens, educares e discursos: diálogos e debates', o objetivo é incentivar o intercâmbio cultural e de saberes produzidos na Amazônia tocantina e fomentar as pesquisas desenvolvidas na UFPA Campus Universitário do Tocantins/Cametá, além de dialogar com as pesquisas realizadas nas demais universidades do país.

"A reunião de pesquisadores de diferentes instituições tem potencializado o compartilhamento de conhecimentos na área de estudos linguísticos variacionistas, interacionais, pragmáticos e históricos, na área de estudos literários luso-brasileiros e no ensino aprendizagem de língua materna. Se constitui como uma oportunidade para que os nossos alunos se tornem mais autônomos, ultrapassando os limites da sala de aula. Este evento tem sido também um espaço de diálogo com escritores paraenses", afirma a professora Socorro Campos, uma das organizadoras.

A cada ano, o evento homenageia um dos professores da UFPA, do município de Mocajuba, com o objetivo de reconhecer em vida os feitos e as contribuições dados à educação. Nesta edição, serão homenageados os professores Albertino Martins (Educação Básica/Mocajuba) e Raquel Maria da Silva Costa Furtado (Faculdade de Linguagem/Campus de Cametá).

Inscrição - As inscrições podem ser feitas por meio do formulário de inscrição, no site do evento, até o dia 26 de abril. O seminário irá ocorrer inteiramente de forma virtual, por meio da Plataforma Google Meet, os horários variam de acordo com o dia do evento. O público-alvo é composto de graduandos, pós-graduandos e profissionais da educação básica. Na programação, também serão realizadas palestras por meio do Facebook do Campus Cametá. Haverá carga horária.

Além de professores da UFPA, o evento terá a presença de docentes de outras IES, como da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e de docentes da Educação Básica (Seduc/Semed – Cametá e Mocajuba). Nesta edição, haverá a participação do cordelista João de Castro, coordenador artístico-cultural/Direção de Arte, Cultura, Esporte e Lazer da Dacel/Proex/UFPA; e do também cordelista membro da Academia Paraense de Literatura de Cordel (cad.13) Arodinei Gaia de Sousa.

Minicursos - Os minicursos serão ministrados por diversos professores convidados para o seminário. Todas as atividades serão desenvolvidas via Google Meet. Ao todo, ocorrerão nove minicursos e oficinas diferentes. Para participar, os interessados devem realizar inscrição na temática desejada. Os minicursos ocorrerão em dois dias: no dia 27 de abril, das 14h às 17h; e  no dia 1º de maio, das 9h às 12h e das 15h às 18h.

Os temas são: Minicurso 1: 'Eyetracker em pesquisas linguísticas'; Minicurso 2: 'Introdução à Fonética acústica e ao uso do Praat'; Minicurso 3: 'A linguagem da arte no contexto escolar'; Minicurso 4:  'Linguagem, memória e ensino de comunidades tradicionais'; Minicurso 5:  'Elaboração de Projetos de Pesquisa Científica'; Oficina 6: 'Agenciamentos poético-políticos do Devir mulher na literatura'; Oficina 7: 'Aprenda a fazer cordel'; Minicurso 8: 'Produção textual no ensino médio'; Minicurso 9: 'Narradores do Extremo Norte: O ciclo romanesco de Dalcídio Jurandir'.

Serviço:

IV Seminário de Estudos Linguísticos e Literários de Mocajuba (SELLM).

Data:  de 27 de abril a 1º de maio de 2021

Horário: A hora pode variar de acordo com os dias do evento.

Local: via Google Meet

Link para inscrição

Mais informações no site do Evento

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação

Fonte: https://portal.ufpa.br/index.php/ultimas-noticias2/12554-seminario-de-estudos-linguisticos-e-literarios-de-mocajuba-proporciona-troca-de-saberes-produzidos-na-amazonia-tocantina

registrado em:
Fim do conteúdo da página