Curso de Geografia
Configuração do Curso
Aprovado pela Resolução nº 8/2013.
Denominação do Curso | LICENCIATURA EM GEOGRAFIA |
Área | Ciências Humanas |
Modalidade(s) | Presencial |
Natureza | Graduação |
Oferta de disciplinas | Semestral |
Unidade Responsável | Campus Universitário do Tocantins/Cametá |
Coordenação | Faculdade de Geografia |
Carga horária total do Curso | 3.073 h |
Turno(s) de funcionamento | Manhã / Tarde (regime intensivo) e noite (regime regular) |
Duração | Integralização prevista para 08 (oito) períodos |
Curso presente no(s) município(s) de | Cametá, Mocajuba e Oeiras do Pará |
Objetivos do Curso
Formar licenciados críticos e comprometido com o conhecimento geográfico, capazes de desempenhar suas habilitações com eficiência na docência da educação básica e realizar pesquisas em Ensino de Geografia, coordenar e supervisiona equipes de trabalho. Além de: formar profissionais para a análise, crítica, proposição e atuação no campo das políticas e práticas educacionais, especialmente relacionadas a educação básica; a) Compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia; b) Dominar e aprimorar as ferramentas e métodos científicos pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico.
Perfil do Profissional
O Licenciado em Geografia é responsável por ministrar aulas de Geografia nas séries do Ensino Fundamental e Médio. Realizar assessoria pedagógica na área de Geografia e está capacitado para ministrar cursos de curta duração em temas pertinentes às áreas de estudo afins à Geografia. Desenvolver projetos de pesquisas em educação e ensino de Geografia e educação brasileira. Atuar ainda no reconhecimento, levantamento, planejamento e pesquisa nas áreas da Geografia Física e Geografia Humana, considerando o ambiente urbano e rural nas caracterizações das unidades de estudos geográficos em escala nacional, regional e local, atinentes às questões ambientais; condições hidrológicas e fluviais; estudos de impactos ambientais e relatórios de impactos ao meio ambiente; mapeamento e gerenciamento de informações geográficas.
Área(s) de Atuação
O profissional formado em Geografia atua em:
- Redes de ensino público e privada da educação básica.
- Faculdades, universidades, institutos federais e demais centros de pesquisas
- Organizações não- governamentais.
- Empresas de consultoria em assuntos educacionais, logísticos e de Planejamento
- Forças armadas.
- Instituições públicas de natureza diversa tais como IBGE, Ministério da Integração, das Cidades e Planejamento.
Competências e Habilidades do Profissional
Dentre as Competências e Habilidades vislumbradas pelo Curso de Geografia do campus de Cametá estão: a) Compreender o papel social da educação e atuar nos diferentes espaços formativos; b) Conhecer os conteúdos específicos da geografia, aplicando-os nos distintos campos de atuação profissional; c) Desenvolver pesquisas que possibilitem a construção e o aperfeiçoamento de conhecimentos na ciência geográfica; d) Promover ações pedagógicas facilitadoras dos processos educacionais em espaços formais e não formais; e) Identificar e explicar a dimensão geográfica presente nas diversas manifestações do conhecimento; f) Reconhecer as diferentes escalas de ocorrência e manifestação dos fatos, fenômenos e eventos geográficos; g) Planejar e realizar atividades de campo referente à investigação geográfica; h) Trabalhar de maneira integrada e contributiva em equipes multidisciplinares.
No que se espera dos alunos, a partir do exposoto acima: a) o domínio dos conteúdos básicos que são objeto de aprendizagem nos níveis fundamental e médio; b) a capacidade de organizar o conhecimento espacial adequando-o ao processo de ensino-aprendizagem em geografia nos diferentes níveis de ensino; c) além de identificar, descrever, compreender, analisar e representar os sistemas naturais; tendo plena capacidade assim de explicar as diferentes práticas e concepções concernentes ao processo de produção do espaço.
Projeto Pedagógico do Curso
O Projeto Pedagógico do Curso de Geografia está orientado segundo o que dispõe os atos normativos e legais no campo educacional em âmbito nacional e institucional. Dessa forma, naquilo que regulamenta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Projeto Político Pedagógico e o Plano Nacional de Educação (PNE). No âmbito da Instituição, está de acordo com o Estatuto da UFPA, com seu Regimento Geral e com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Segue também as Diretrizes Curriculares para Graduação, instituídas pela Resolução n.º 3.186/CONSEPE, de 28 de junho de 2004, e o Regulamento do Ensino de Graduação, aprovado pela Resolução n.º 3.633/CONSEPE, de 18 de fevereiro de 2008, as Diretrizes Curriculares de formação de professores da Educação Básica e o Parecer CNE/CES 492/2001, atendendo, portanto, à necessidade de adequar a graduação às disposições da legislação vigente.
Link para o PPC
Última atualização em nn/nn/nnnn.
Avaliação do Curso
O Curso encontra-se nem fase de avaliação pelo MEC.
Nota do Curso: ...
Histórico do Curso
O Curso de Licenciatura em Geografia do campus Universitário do Tocantins Cametá, existe desde de o ano de 2013, sendo produto da política de expansão das universidades federais encaminhadas pelo Governo Federal (REUNI) nos últimos anos. Atualmente oferece turmas em Cametá (03 turmas), Mocajuba (01 turma) e Oeiras do Pará (01 turma). Possui um universo de 240 alunos em sua composição. O projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Geografia da Faculdade de Geografia do Campus de Cametá se insere no contexto de uma das maiores instituições de ensino da América Latina. A Universidade Federal do Pará (UFPA) traz a experiência de mais de 50 anos de história que apresenta diversas etapas de reestruturação e que sempre esteve norteada nos três grandes pilares da formação acadêmica: o ensino, a pesquisa e a extensão.
Núcleo Docente Estruturante (NDE)
Instituído pela Portaria nº nn/nnnn, o NDE da Faculdade de Geografia está constituído pelos seguintes docentes:
Prof. Dr. Rosivanderson Baia Corrêa
Prof. Dr. José Carlos da Silva Cordovil
Prof. Dr. Marcel Ribeiro Padinha
Prof. Msc. Mário Júnior de Carvalho Arnaud
Prof. Msc. Welington Morais Ferreira
Prof. Dr. Edir Augusto Dias Pereira
Redes Sociais