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Curso de Matemática

Publicado: Sábado, 17 de Setembro de 2016, 01h04 | Última atualização em Quinta, 17 de Maio de 2018, 11h54 | Acessos: 15129

Configuração do Curso

Resolução: 4.185 de 28 de setembro de 2011 (CONSEPE) aprova o PPC de Matemática do CUNTINS/Cametá.
Curso Revalidado pela Portaria N° 590 de 22 de outubro de 2014 (DOU 23/10/2014).

Denominação do Curso Matemática
Área Ciências Exatas e da Terra
Modalidade(s) Presencial
Natureza Graduação
Oferta de disciplinas Semestral
Unidade Responsável Campus Universitário do Tocantins/Cametá
Coordenação Faculdade de Matemática
Carga horária total do Curso 3.080 h
Turno(s) de funcionamento Matutino / Vespertino / Noturno
Duração Integralização prevista para 08 (oito) períodos (Matutino / Vespertino) e 09 (nove) períodos (Noturno).
Curso presente no(s) município(s) de Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba

NOTA IMPORTANTE
O curso de Licenciatura em Matemática, ofertado no Campus Universitário de Cametá, iniciou suas atividades como uma extensão do curso regular da sede, ou seja, com o corpo docente, o currículo, os mesmos critérios de qualidade e o ato autorizativo de reconhecimento do curso regular ofertado na sede da UFPA (Decreto 35 456, de 4 de maio de 1954). Este procedimento teve parecer favorável do Conselho Federal de Educação (Parecer nº471/1991).

Objetivos do Curso

O objetivo do Curso de Licenciatura em Matemática do Tocantins-Cametá é formar professores de Matemática para atuarem na educação básica.

 

Perfil do Profissional

Licenciado em Matemática.

 

Área(s) de Atuação

O profissional formado em Licenciatura em Matemática atua como professor de Matemática na educação básica.


Competências e Habilidades do Profissional

O Licenciado em Matemática deve possuir as seguintes habilidades e competências:

- Capacidade de encaminhar solução de problemas e explorar situações, fazer relações, conjecturar, argumentar e avaliar. Capacidade de formular problemas;
- Domínio dos raciocínios algébrico, geométrico e combinatório de modo a poder argumentar com clareza e objetividade dentro destes contextos cognitivos. Ou seja, os alunos devem desenvolver capacidade dedutiva com sistemas axiomáticos, percepção geométrico-espacial, capacidade de empregar ensaio e erro como procedimento de busca de soluções e segurança na abordagem de problemas de contagem;
- Capacidade de planejar, elaborar e executar propostas de ensino-aprendizagem de Matemática para a Educação Básica e ações interdisciplinares;
- Capacidade de contextualizar e inter-relacionar conceitos e propriedades matemáticas, bem como de utilizá-los em outras áreas do conhecimento e em aplicações variadas. Em especial poder interpretar matematicamente situações ou fenômenos que emergem de outras áreas do conhecimento ou de situações reais;
- Competência para participar da elaboração e/ou avaliação do Projeto Pedagógico da escola, a partir da compreensão dos processos de organização e desenvolvimento curricular, das diretrizes curriculares nacionais da educação básica e dos parâmetros e referenciais curriculares nacionais e das normatizações vigentes. Assim como formular propostas de intervenção em seu ambiente de trabalho, a partir da compreensão da realidade educacional brasileira;
- Visão histórica e crítica da Matemática, tanto no seu estado atual como nas várias fases da sua evolução que lhe permita selecionar e organizar conteúdos de Matemática de modo a assegurar a aprendizagem dos alunos, bem como produzir textos matemáticos adequados à Educação Básica;
- Capacidade de desenvolver projetos, avaliar livros textos, softwares educacionais e outros materiais didáticos. Capacidade de organizar cursos, planejar ações de ensino e aprendizagem de Matemática;
- Capacidade de utilização em sala de aula de novas tecnologias como vídeo, áudio, computador, internet entre outros;
- Conhecimento dos processos de construção do conhecimento matemático próprios da criança, do adolescente e de pessoas portadoras de necessidades especiais. Assim como, de temas transversais relacionados aos mesmos;
- Conhecimento das propostas ou parâmetros curriculares, bem como das diversas visões pedagógicas vigentes. Poder formular a sua própria concepção diante das correntes existentes;
- Conhecimento de conteúdos de áreas afins com o intuito de propiciar o necessário distanciamento e visão abrangente de conteúdos além daqueles que deverão ser ministrados na escola de ensino fundamental e médio.


Projeto Pedagógico do Curso

Texto-resumo do PPC [Em construção]

Link para o PPC

Última atualização em 16/08/2011.


Avaliação do Curso

Período de Visita: 24/10/2012 a 27/10/2012
Nota do Curso: 3

 

Histórico do Curso

Historicamente, o Decreto 35.456, de 04 de maio de 1954, concede autorização para funcionamento do curso de Matemática (entre outros) na sede da Universidade Federal do Pará-UFPA, situada na capital, seguido da Resolução 1.355, de 03 de fevereiro de 1986, que aprova o Programa de Interiorização. Nesta fase de interiorização da UFPA, foram eleitos oito campi para o trabalho. As prefeituras locais se uniram ao projeto, doando prédios para a instalação da sede do campus, cedendo servidores para o apoio administrativo, vigilantes e motoristas.
Com o processo de interiorização se consolidando, o curso regular, já sediado em Cametá, teve suas atividades iniciadas em 2009. Em 2011 foi aprovado o atual Projeto Pedagógico do Curso através da Resolução no.4.185 de 28 de setembro de 2011 do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPA. Em 2012 o curso é reavaliado e aprovado pela Portaria N° 590 DE 22 de outubro de 2014 (DOU 23/10/2014). Em 2013 foi criada a Faculdade de Matemática, até hoje responsável por ofertar o curso de Licenciatura em Matemática.
O curso de Licenciatura em Matemática está situado na Rua Padre Antônio Franco, 2417, Bairro Matinha, CEP 68400-000, Cametá – PA.

 

Núcleo Docente Estruturante (NDE)

Instituído pela Portaria nº 110/2017, o NDE da Faculdade de Matemática está constituído pelos seguintes docentes:

Prof. Dr. Rubenvaldo Monteiro Pereira - Coordenador
Profa. Dra. Daniele Esteves Pereira
Prof. Dr. José Renato Ferreira Alves da Cunha
Prof. Me. Júlio Roberto Soares da Silva
Prof. Me. Árison André Rocha de Oliveira

 

 

 

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