Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Matemática
Início do conteúdo da página

Curso de Matemática

Publicado: Sábado, 17 de Setembro de 2016, 01h04 | Última atualização em Quinta, 17 de Maio de 2018, 11h54 | Acessos: 15027

Configuração do Curso

Resolução: 4.185 de 28 de setembro de 2011 (CONSEPE) aprova o PPC de Matemática do CUNTINS/Cametá.
Curso Revalidado pela Portaria N° 590 de 22 de outubro de 2014 (DOU 23/10/2014).

Denominação do Curso Matemática
Área Ciências Exatas e da Terra
Modalidade(s) Presencial
Natureza Graduação
Oferta de disciplinas Semestral
Unidade Responsável Campus Universitário do Tocantins/Cametá
Coordenação Faculdade de Matemática
Carga horária total do Curso 3.080 h
Turno(s) de funcionamento Matutino / Vespertino / Noturno
Duração Integralização prevista para 08 (oito) períodos (Matutino / Vespertino) e 09 (nove) períodos (Noturno).
Curso presente no(s) município(s) de Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba

NOTA IMPORTANTE
O curso de Licenciatura em Matemática, ofertado no Campus Universitário de Cametá, iniciou suas atividades como uma extensão do curso regular da sede, ou seja, com o corpo docente, o currículo, os mesmos critérios de qualidade e o ato autorizativo de reconhecimento do curso regular ofertado na sede da UFPA (Decreto 35 456, de 4 de maio de 1954). Este procedimento teve parecer favorável do Conselho Federal de Educação (Parecer nº471/1991).

Objetivos do Curso

O objetivo do Curso de Licenciatura em Matemática do Tocantins-Cametá é formar professores de Matemática para atuarem na educação básica.

 

Perfil do Profissional

Licenciado em Matemática.

 

Área(s) de Atuação

O profissional formado em Licenciatura em Matemática atua como professor de Matemática na educação básica.


Competências e Habilidades do Profissional

O Licenciado em Matemática deve possuir as seguintes habilidades e competências:

- Capacidade de encaminhar solução de problemas e explorar situações, fazer relações, conjecturar, argumentar e avaliar. Capacidade de formular problemas;
- Domínio dos raciocínios algébrico, geométrico e combinatório de modo a poder argumentar com clareza e objetividade dentro destes contextos cognitivos. Ou seja, os alunos devem desenvolver capacidade dedutiva com sistemas axiomáticos, percepção geométrico-espacial, capacidade de empregar ensaio e erro como procedimento de busca de soluções e segurança na abordagem de problemas de contagem;
- Capacidade de planejar, elaborar e executar propostas de ensino-aprendizagem de Matemática para a Educação Básica e ações interdisciplinares;
- Capacidade de contextualizar e inter-relacionar conceitos e propriedades matemáticas, bem como de utilizá-los em outras áreas do conhecimento e em aplicações variadas. Em especial poder interpretar matematicamente situações ou fenômenos que emergem de outras áreas do conhecimento ou de situações reais;
- Competência para participar da elaboração e/ou avaliação do Projeto Pedagógico da escola, a partir da compreensão dos processos de organização e desenvolvimento curricular, das diretrizes curriculares nacionais da educação básica e dos parâmetros e referenciais curriculares nacionais e das normatizações vigentes. Assim como formular propostas de intervenção em seu ambiente de trabalho, a partir da compreensão da realidade educacional brasileira;
- Visão histórica e crítica da Matemática, tanto no seu estado atual como nas várias fases da sua evolução que lhe permita selecionar e organizar conteúdos de Matemática de modo a assegurar a aprendizagem dos alunos, bem como produzir textos matemáticos adequados à Educação Básica;
- Capacidade de desenvolver projetos, avaliar livros textos, softwares educacionais e outros materiais didáticos. Capacidade de organizar cursos, planejar ações de ensino e aprendizagem de Matemática;
- Capacidade de utilização em sala de aula de novas tecnologias como vídeo, áudio, computador, internet entre outros;
- Conhecimento dos processos de construção do conhecimento matemático próprios da criança, do adolescente e de pessoas portadoras de necessidades especiais. Assim como, de temas transversais relacionados aos mesmos;
- Conhecimento das propostas ou parâmetros curriculares, bem como das diversas visões pedagógicas vigentes. Poder formular a sua própria concepção diante das correntes existentes;
- Conhecimento de conteúdos de áreas afins com o intuito de propiciar o necessário distanciamento e visão abrangente de conteúdos além daqueles que deverão ser ministrados na escola de ensino fundamental e médio.


Projeto Pedagógico do Curso

Texto-resumo do PPC [Em construção]

Link para o PPC

Última atualização em 16/08/2011.


Avaliação do Curso

Período de Visita: 24/10/2012 a 27/10/2012
Nota do Curso: 3

 

Histórico do Curso

Historicamente, o Decreto 35.456, de 04 de maio de 1954, concede autorização para funcionamento do curso de Matemática (entre outros) na sede da Universidade Federal do Pará-UFPA, situada na capital, seguido da Resolução 1.355, de 03 de fevereiro de 1986, que aprova o Programa de Interiorização. Nesta fase de interiorização da UFPA, foram eleitos oito campi para o trabalho. As prefeituras locais se uniram ao projeto, doando prédios para a instalação da sede do campus, cedendo servidores para o apoio administrativo, vigilantes e motoristas.
Com o processo de interiorização se consolidando, o curso regular, já sediado em Cametá, teve suas atividades iniciadas em 2009. Em 2011 foi aprovado o atual Projeto Pedagógico do Curso através da Resolução no.4.185 de 28 de setembro de 2011 do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPA. Em 2012 o curso é reavaliado e aprovado pela Portaria N° 590 DE 22 de outubro de 2014 (DOU 23/10/2014). Em 2013 foi criada a Faculdade de Matemática, até hoje responsável por ofertar o curso de Licenciatura em Matemática.
O curso de Licenciatura em Matemática está situado na Rua Padre Antônio Franco, 2417, Bairro Matinha, CEP 68400-000, Cametá – PA.

 

Núcleo Docente Estruturante (NDE)

Instituído pela Portaria nº 110/2017, o NDE da Faculdade de Matemática está constituído pelos seguintes docentes:

Prof. Dr. Rubenvaldo Monteiro Pereira - Coordenador
Profa. Dra. Daniele Esteves Pereira
Prof. Dr. José Renato Ferreira Alves da Cunha
Prof. Me. Júlio Roberto Soares da Silva
Prof. Me. Árison André Rocha de Oliveira

 

 

 

Fim do conteúdo da página