Curso de Letras Inglês
Configuração do Curso
Aprovado pela Resolução nº nn.nnn/nnnn
Denominação do Curso | LETRAS LÍNGUA INGLESA |
Área | Letras |
Modalidade(s) | Presencial |
Natureza | Graduação |
Oferta de disciplinas | Semestral |
Unidade Responsável | Campus Universitário do Tocantins/Cametá |
Coordenação | Faculdade de Linguagem Língua Inglesa |
Carga horária total do Curso | 3.209 h |
Turno(s) de funcionamento | Manhã / Tarde / Noite |
Duração | Integralização prevista para 08 (oito) períodos |
Curso presente no(s) município(s) de | Baião, Cametá, Mocajuba, Tomé-Açu e Tucuruí |
Objetivos do Curso
O Curso de Letras com habilitação em Língua Inglesa do Campus Universitário de Cametá tem por objetivo formar educadores competentes na língua e cultura estrangeiras da habilitação oferecida, capazes de assumir um posicionamento crítico e reflexivo que os leve a estabelecer relações dialógicas no âmbito de sua comunidade e além dela, a fim de que possam atuar em contextos formais, públicos e privados, e contextos não formais das esferas do Ensino Fundamental e Médio.
Perfil do Profissional
O licenciado em Letras, língua inglesa, deverá ser um profissional cultural e linguageiramente competente, com visão crítica e conhecimento teórico-prático aprofundado na língua inglesa. Espera-se que, ao término de sua formação, o licenciado em Letras, língua inglesa (LI) possa:
- Desenvolver uma prática educativa que leve em conta as características dos alunos e de seu meio social, sua relação com o mundo contemporâneo, estabelecendo relações de parceria e colaboração com os pais destes alunos de forma a envolvê-los na construção e na valorização dos conhecimentos, demonstrando, assim, compreensão do papel social da escola;
- Conhecer não só os conteúdos específicos relacionados às etapas da educação para as quais se preparou, mas também aqueles relacionados a uma compreensão mais ampla de questões culturais, sociais, econômicas e de questões referentes à docência, levando em conta uma articulação interdisciplinar;
- Recorrer a estratégias diversificadas para formular propostas de intervenção pedagógica ajustadas ao nível e às possibilidades dos alunos, aos objetivos das atividades propostas e às características dos conteúdos próprios às etapas da educação para as quais se preparou;
- Compreender a pesquisa como um processo que possibilita tanto a elaboração de conhecimento próprio, quanto o aperfeiçoamento da prática pedagógica;
- Gerenciar o próprio desenvolvimento profissional tanto por meio de formação contínua, quanto pela utilização de diferentes fontes e veículos de informação;
- Saber buscar e/ou criar oportunidades de trabalho em sua área de atuação e condições favoráveis para o bom desempenho de sua profissão.
- Dominar, tanto do ponto de vista prático quanto teórico, o funcionamento da Língua Estrangeira (LE) em suas modalidades oral e escrita;
Apropriar-se das características mais marcantes da(s) cultura(s) veiculada(s) pela LE estudada;
Conhecer as principais correntes e as obras mais representativas das Literaturas Anglófonas.
Nessa perspectiva, pretende-se que o licenciado em Letras - Habilitação Língua Inglesa seja um profissional que compreenda a educação como um processo global e interrelacional inserido em um contexto histórico-social, e, portanto, sujeito às influências do ambiente em que está inserido.
Área(s) de Atuação
O licenciado em Língua Inglesa, além de ser identificado pelo domínio da língua estudada e suas respectivas culturas, poderá atuar não só como professor, mas também, graças a sua formação teórico-prática, como pesquisador, colaborador e/ou elaborador de livros didáticos. Não excluindo a possibilidade de atuação em áreas como: tradução, interpretação, revisão de textos bilíngues, assessoria em empresas públicas ou privadas e assessorias culturais e turísticas.
Competências e Habilidades do Profissional
O curso de Letras Língua Inglesa deve contribuir para o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades:
- Domínio do uso da Língua Inglesa, em suas modalidades oral e escrita, favorecendo a produção e compreensão de textos;
- Reflexão analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico;
- Visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias que fundamentam sua formação profissional;
- Exercício profissional atualizado com a utilização de recursos tecnológicos aplicados à educação;
- Percepção de diferentes contextos interculturais.
Projeto Pedagógico do Curso
Resumo: [Texto em construção]
Última atualização em 2011.
Avaliação do Curso
A avaliação ocorreu em 2011 - ENADE.
Nota do Curso: 3
Histórico do Curso
O Curso de Letras da Faculdade de Linguagem, do Campus Universitário de Cametá, da Universidade Federal do Pará, foi ofertado levando-se em consideração a crescente demanda por profissionais da área de Língua Inglesa, visto que não havia profissionais com qualificação adequada no mercado de trabalho local. Além disso, o curso contribui para a construção de conhecimentos em Língua Estrangeira, pois o contexto local não possui centros de formação de professores de Língua Inglesa ou instituições privadas de ensino superior na área, na cidade há apenas um curso livre particular de língua inglesa, voltado principalmente para o público infantil. Além de o curso estar sendo ofertado em Cametá desde o ano de 2007, atualmente estamos também atuando em outras cidades com necessidades semelhantes as de Cametá, a saber: Baião, Mocajuba, Tomé-Açú e Tucuruí. A licenciatura é ofertada em duas modalidades regular e intervalar, sendo que a oferta é feita de acordo com as possibilidades do campus de Cametá e as necessidades de cada cidade.
Núcleo Docente Estruturante (NDE)
Instituído pela Portaria nº 2.574/2013 -REITORIA, o NDE da Faculdade de Linguagem – Língua Inglesa está constituído pelos seguintes docentes:
Prof. Msc. Ana Lilia Carvalho Rocha
Profa. Msc. Breno de Campos Belém
Prof. Dr. Dante Luiz de Lima
Profa. Prof. Esp. Maria Luiza Faleiros Lima
Redes Sociais