Divisão de Tecnologia da Informação (DTI)
A Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) tem papel essencial no Planejamento e na Implantação das Estratégias Organizacionais do Campus Universitário de Cametá. Fazer o Melhor uso da TI e ampliar a efetividade dos Serviços, são os Desafios Atuais da Divisão de Tecnologia da Informação. Para enfrentá-los, um dos Primeiros Passos e PROMOVER o Alinhamento Entre Uma TI e os Objetivos e Diretrizes Estratégicas Como definidas Pela Coordenação do Campus, que serão analisadas pelo Coordenador de TI do Campus.
MISSÃO
Prover Soluções de Tecnologia da Informação para o Campus Universitário de Cametá.
VISÃO
Ser Referência dos Campi do interior em Soluções de Tecnologia da Informação.
VALORES
Produtividade, responsabilidade, organização, assertividade, ética e respeito pelo recurso público.
O DTI ainda prover às unidades de negócio do CUNTINS/Cametá os recursos e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação para execução de suas atividades fins:
1 ▪ Redes/Infraestrutura
2 ▪ Segurança
3 ▪ Sistemas
4 ▪ Suporte
EQUIPE DTI/Campus Tocantins Cametá
Diretor DTIEdilson Prazeres Rodrigues Cargo: Técnico de Tecnologia da Informação Lattes: http://lattes.cnpq.br/5590620414889508 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
|
|
Coordenador DTIHaelton Antonio S. de Carvalho E-mail: haelton @ ufpa.br |
|
Técnico DTIMiguel Ângelo Rodrigues Mocbel E-mail: miguelangelo @ ufpa.br |
AUXILIARJacinete da Costa Gonçalves |
AUXILIARPaulo Sérgio Wanzeler Caldas |
Endereço e contato
Campus Universitário do Tocantins/Cametá-UFPA
Trav. Pe. Antônio Franco, 2617 - Bairro da Matinha
CEP 68400-000 Cametá-PA
Telefone: (91) 3781-1182 / (91) 3201-7070 (Ramais 254 e 255)
E-mail DTI: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Redes/Infraestrutura
Projeto, desenvolvimento, implantação e sustentabilidade de uma infraestrutura de rede confiável e segura.
Serviços de Redes/Infraestrutura:
• Gerenciamento de Links de internet.
• Gerenciamento da rede de dados institucional Campus Cametá.
• Gerenciamento dos servidores do Data Center do Campus Cametá.
• Gerenciamento do e-mail institucional (@cameta.ufpa.br).
• Gerenciamento dos serviços de rede e segurança da informação (DNS, DHCP, Firewall, Proxy, etc.).
• Manutenção da operacionalidade do Data Center institucional.
• Execução de backups de dados dos sistemas institucionais.
• Melhoria continuada da infraestrutura e dos serviços prestados: ampliação e melhoria das redes de comunicação, correções e atualizações dos serviços fornecidos.
• Prospecção, estudo e implantação de novos serviços de rede demandados pela instituição.
Solicitação de serviços oferecidos ao público interno (Institutos e demais setores administrativos):
• Solicitação de e-mail: através de formulário próprio, disponível no site, acompanhado da documentação necessária.
• Solicitações de ampliação da rede de dados: mediante abertura de processo, encaminhado à Coordenação do CTIC.
• Problemas de acesso à Internet: abrir chamado https://sagitta.ufpa.br (Nível 1) para que seja avaliada a causa do problema.
Serviços não suportados:
• Instalação, configuração e suporte para computadores.
• Instalação de softwares aplicativos e outros sistemas em servidores.
• Manutenção de telefones.
• Manutenção de pontos telefônicos.
• Instalação de cabeamento para novos pontos de rede e telefone (serviço realizado por empresa terceirizada).
Segurança
Compete a definir políticas de segurança, alinhada com a estratégia organizacional, para zelar pela segurança da informação em todos os meios e formatos que ela possa trafegar, tendo como base a Integridade, Confidencialidade, Disponibilidade e Autenticidade, propondo ainda em implantar uma cultura da segurança da informação no Campus Universitário de Cametá, conscientizando os usuários de recursos de TI da universidade, da importância de adoção de procedimentos em relação ao uso dos recursos de TI no tratamento das informações institucionais.
• É responsável por promover a cultura da segurança da informação, apoiando e desenvolvendo atividades alinhadas com as estratégias de negocio da instituição a partir de um monitoramento contínuo dos seus processos, métodos e ações.
• Elabora políticas de segurança da informação para que os usuários possam utilizar a informação de maneira segura, além de zelar pela estrutura de Tecnologia da Informação e garantir que essa estrutura seja utilizada de maneira adequada.
Projetos de Política de Segurança da Informação do DTI/CUTINS:
• Política para Classificação de Informações sob Restrição de Acesso.
• Bloqueio a conteúdos de cunho indevidos (como pornografia, extensões de vírus, malwares, entre outros de natureza perigosa a equipamentos de informática e que causam grande consumo de link, prejudicando serviços essenciais dentro da instituição), política essa normalmente usada em repartições públicas o que engloba o Campus/Cametá.
• Esta Política para Classificação de Informações sob Restrição de Acesso, esta respaldada pelo Memorando n° 800/2016-CUNTINS, em concordância ao Memorando n° 020/2016-DTI.
• Deixamos claro, que em nenhuma hipótese o DTI invadirá ou manipulará qualquer informação de acesso do usuário, garantindo com isso, a integridade e a autenticidade de conteúdos acessados.
• Caso nosso sistema de controle de acesso venha a impactar em bloqueio de qualquer site ou sistema, o link ou sistema bloqueado deverá ser informado ao DTI, para que sejam tomadas as devidas providências.
Política de Segurança da Informação
• Elaboração da política de segurança do Campus, apreciação e homologação pelo Comitê gestor de SI, Consun e Coordenação do Campus, iniciar atividades de implantação, divulgação e auditoria.
Controle de Inventário
• Instalação de sistema para o controle de inventário computacional, plano de instalação dos agentes e levantamento do parque computacional, instalação de antivírus e padronização dos nomes dos computadores.
Cartilha de segurança da informação
• Impressão da cartilha de segurança da informação em gráfica e distribuição para os servidores do Campus de Cametá.
Treinamento em segurança da Informação
• Treinamento em segurança da informação para servidores do Campus de Cametá.
Seminário de segurança da informação
• Evento com palestras e minicursos voltados para a comunidade acadêmica.
E-mail institucional
• Campanha de utilização do e-mail institucional.
Sistemas
Desenvolver atividades de gestão das demandas que se relacionam com as atividades de análise de processos de negócios, engenharia de requisitos, arquitetura de software, gerencia banco de dados, business intelligence, implementação e gestão da qualidade para o desenvolvimento e integração de sistemas. Tem como principal responsabilidade disponibilizar e manter o funcionamento adequado dos sistemas de informação implantados pelo DTI no Campus.
Serviços de Sistemas
• Desenvolvimento de sistemas.
• Desenvolvimento de sites.
• Implantação dos módulos do sistema SIGs.
• Treinamento de módulos/sistemas/sites implantados.
• Help Desk (serviço de apoio a usuários para suporte e resolução de problemas em sistemas).
• Acesso a Base de dados.
Serviços não suportados
• Cadastrar ou Alterar Unidade de Servidores.
• Alterar e-mail institucional.
• Atribuir perfil no SIGAA para alunos.
• Instalação de software.
• Matricular Aluno.
• Ofertar Turmas.
• Cadastrar Servidor.
• Cadastrar Aluno.
• Tramitar processo.
• Cadastrar Dependentes.
• Gerar lista para eleições.
• Cadastrar e atualizar o Calendário Acadêmico.
• Cadastrar e atualizar curso, matriz curricular, estrutura curricular, componente curricular, etc.
• Consolidar turmas
• Processo de Avaliação Final de Formação.
• Processamento do processo seletivo interno.
Suporte
Tem como missão principal o serviço de apoio aos usuários para suporte e resolução de problemas técnicos em informática e outras tecnologias de informação. Promovendo o reestabelecimento da operação normal dos serviços dos usuários o mais rápido possível, minimizando os impactos causados por falhas de TI. Esses serviços devem ser solicitados através do sistema https://sagitta.ufpa.br (Nível 1), em que os servidores se conectam com os mesmos dados do SigRH/SigAA.
Serviços de Suporte
Contamos com as seguintes atribuições básicas.
• Atendimento ao usuário – Neste contexto, atua como Help Desk no atendimento aos usuários dos serviços oferecidos pelo CTIC/Cametá, em ações como: resolução de problemas relacionados a instalação, configuração e uso de equipamentos, dentre outros.
• Manutenção de equipamentos – Atuando diretamente com os demais setores, deve realizar atendimentos iniciais, triagem, e manutenção básica em equipamentos de informática;
Em um contexto mais amplo executar as seguintes ações:
• Especificar as necessidades computacionais de todo o Campus para melhor manter o suporte técnico sob demanda e a agenda atendimentos preventivos aos usuários;
• Estabelecer critérios e dar suporte operacional para o uso de softwares livres ou legalizados, utilizados nas diversas unidades;
• Providenciar a instalação e configuração de novos periféricos e softwares devidamente documentados, cujas especificações tenham sido avaliadas pelo CTIC;
Serviços não suportados
• Instalação Elétrica.
• Instalação de datashow no teto.
• Instalação de lousa digital na parede.
• Instalação de software não licenciados.
• Manutenção e/ou configuração em computador pessoal.
• Transporte de equipamentos de informática.
• Backup de arquivos pessoais.
• Esclarecimento de dúvidas sobre equipamentos de informática pessoal.
Documentos
Redes Sociais