Faculdade de Educação do Campo
Descrição do curso
O Curso de Licenciatura em Educação do Campo foi aprovado pelo Ministério da Educação em 2013, está vinculado à Faculdade de Educação do Campo (FECAMPO) do Campus Universitário do Tocantins/Cametá-UFPA. Possui flexibilização para os polos de Baião, Oeiras do Pará, Mocajuba, Limoeiro do Ajuru e Distrito de Vila do Carmo. Atualmente, recebe o conceito 4 pelo Ministério da Educação (MEC).
Dados indicadores atuais:
Modalidade do Curso: Licenciatura
Titulação conferida: Licenciado (a) em Educação do Campo, com habilitação em Ciências Agrárias e Ciências da Natureza, para atuar no ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental, e Biologia e Química no Ensino Médio nas escolas do campo.
Duração total do curso: 4 anos e meio
Integralização curricular: 09 semestres
Carga Horária Total: 4.369 hora(s)
Turno: integral
Número de vagas anuais: 40 (por turma)
Período Letivo: Alternância pedagógica
Campos de Atuação Profissional
Além de atuar na licenciatura, o profissional Licenciado em Educação do Campo poderá exercer a atividade de gestor na organização do trabalho pedagógico e como agente de desenvolvimento em escolas do campo, além de gerir processos educativos escolares e não escolares em espaços como: Casas Familiares Rurais-CFR’s, Escolas Técnicas Agrícolas, nas Escolas Famílias Agrícolas-EFA’s, dentre outros espaços sociais, sintonizados e comprometidos com a participação democrática popular de qualidade, contribuindo com a transformação da educação e da realidade social desses territórios.
Direção da Faculdade
Vice-DiretoraProfa. Dra. Edilena Maria Corrêa Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2019366890337810 |
Secretaria da Faculdade
SecretárioWilliam de Oliveira e Oliveira |
|
TécnicaIdalina Ferreira Caldas |
|
TécnicoJoão Miranda Furtado |
Horário de funcionamento
De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Endereço e contato
Prédio Professor Orlando Cassique Sobrinho Alves (1º andar)
Trav. Pe. Antônio Franco, 2617 - Bairro da Matinha
CEP 68400-000 Cametá-PA
Telefone: (91) 3781-1182 (Ramal 239)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Links úteis: [Em construção]
Documentos
- Educação do Campo e AnPPC exos
- Resolução PPC Educação do Campo
- Instrução Normativa TCC
- Instrução Normativa Atividades Complementares
- EDITAL ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CAMPO 2018
- FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PARA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CAMPO
- Edital 01/2017 Eleição FECAMPO
- REQUERIMENTO PADRÃO [PDF] [DOC]
Comunicados
- COMUNICADO AOS ALUNOS DA NOVA DIREÇÃO 2021-2023
- COMUNICADO À COMUNIDADE ACADÊMICA DA NOVA DIREÇÃO 2012-2023
Material Especialização
- EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CAMPO
- PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA ESCOLA
- LEI 2013.146
- RESOLUÇÃO Nº 2 DE 28 DE ABRIL DE 2008
Processo Seletivo Simplificado
EDITAL 196/2021 - BIOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO DO CAMPO
- RESULTADO FINAL
- RESULTADO FINAL PRELIMINAR
- RESULTADO JULGAMENTO DE TÍTULOS
- RESULTADO DA PROVA DIDÁTICA
- RESULTADO PROVA ESCRITA
- CRONOGRAMA
- EDITAL 196/2021
Seleção para o curso de Especialização em Educação Inclusica no Campo
EDITAL 001/2021
- RESULTADO FINAL - LISTA DE CLASSIFICADOS
- COMUNICADO nº 003
- RESULTADO FINAL DA ANÁLISE DE CURRICULUM VITAE
- COMUNICADO nº 002
- CRONOGRAMA RETIFICADO - 3ª ETAPA
- RESULTADO DA ANÁLISE DE CURRICULUM VITAE - RETIFICADO
- RESULTADO DA ANÁLISE DE CURRÍCULO
- RESULTADO DAS ENTREVISTAS
- COMUNICADO
- CRONOGRAMA DAS ENTREVISTAS
- ERRATA 001/2021
- RESULTADO MEMORIAL - ESPECIALIZAÇÃO EIC 2021 - SIGNED
- HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
- EDITAL 001/2021
Processo Seletivo para Bolsistas de Iniciação Científica 2021
Processo Seletivo Simplificado 2021
Edital Nº 55/2021
- RESULTADO FINAL
- RESULTADO PRELIMINAR
- RESULTADO DA ANÁLISE E JULGAMENTO DE TÍTULOS
- RESULTADO DA PROVA DIDÁTICA
- RESULTADO DA PROVA ESCRITA
Processo Seletivo Simplificado 2019
EDITAL Nº 303
- Resultado Final
- Homologação das Inscrições
- Cronograma do Concurso
- Assuntos a Serem Estudados !-
- Plano de Concurso Professor Substituto Química -->
- Edital-PSS - FECAMPO
Processo Seletivo Simplificado 2018
- EDITAL DE ABERTURA
- CRONOGRAMA PSS
- PLANO DE PROCESSO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO
- RESULTADO DA HOMOLOGAÇÃO PSS 2018 RETIFICADO
- RESULTADO FINAL
Processo Seletivo Simplificado 2017
- EDITAL DE ABERTURA DO PSS 2017
- TEMAS DO PSS 2017 E DEMAIS INFORMES
- CRONOGRAMA PSS EDUCAÇÃO DO CAMPO 2017
- HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES PSS EDUCAÇÃO DO CAMPO 2017
- RESULTADO PROVA ESCRITA PSS EDUCAÇÃO DO CAMPO 2017
- RESULTADO PROVA DIDÁTICA PSS EDUCAÇÃO DO CAMPO 2017
- RESULTADO PROVA DE TÍTULOS PSS EDUCAÇÃO DO CAMPO 2017
- RESULTADO FINAL PSS EDUCAÇÃO DO CAMPO 2017
Cronogramas e Planejamentos
O Corpo Docente da Faculdade de Educação do Campo está composto pelos seguintes professores:
Corpo docente
Benedito Mendes Nunes Titulação: Doutor |
|
Cláudia Cristiana Cassol Titulação: Doutora |
|
Edfranklin Moreira da Silva Titulação: Mestre |
|
Edilena Maria Corrêa Titulação: Doutora |
|
Enivaldo Dias Monteiro Titulação: Mestre |
|
Gisele do Socorro dos Santos Pompeu Titulação máxima: Doutora |
|
Hellen do Socorro de Araújo Silva Titulação: Doutora |
|
Jaomara Nascimento Silva Titulação: Doutora |
|
Lincoln Silva Carneiro Titulação: Doutor |
|
Manoel Leão Lopes Júnior Titulação: Doutor |
|
Maria do Socorro Dias Pinheiro Titulação: Doutora |
|
Maria Madalena Freire Titulação: Doutoranda |
|
Oscar Ferreira Barros Titulação: Doutor |
|
Silvaneide Santos de Queiroz Côrte Brilho Titulação: Doutora |
|
Tiago Corrêa Saboia Titulação: Mestre |
|
Waldma Maíra Menezes de Oliveira Titulação: Mestre |
Núcleo Docente Estruturante (NDE)
O NDE da Faculdade de Educação do Campo está constituído pelos seguintes docentes:
Prof. Dra. Maria do Socorro Dias Pinheiro (Coordenadora)
Profa. Dra. Cláudia Cristiana Cassol
Profa. Dra. Edilena Maria Corrêa
Profa. Dra. Gisele Pompeu
Profa. Dra. Hellen do Socorro de Araújo Silva
Prof. Dr. Lincoln Silva Carneiro
Profa. Dra. Silvaneide Santos de Queiroz Côrte Brilho
A Faculdade de Educação do Campo, por meio de seus docentes, possui os seguintes projetos de pesquisa e de extensão:
Projetos
Profa. Dra. Gisele do Socorro dos Santos Pompeu
Projeto de Pesquisa
2019- Atual
Título: Sistemas agroflorestais como alternativa agroecológica na agricultura familiar do Baixo Tocantins.
Descrição: A produção do açaí através do monocultivo aumentou na agricultura familiar no Território do Baixo Tocantins, especialmente pela possibilidade de produzir a curto e médio prazo, porém, tais modificações desconsideram os saberes locais e, geram implicações de ordem socioambiental, econômica e cultural comprometendo a sustentabilidade dos sistemas produtivos e das famílias agricultoras. A dinâmica econômica dos municípios de Cametá e Igarapé-Miri, localizados no território do Baixo Tocantins, estado do Pará é fortemente baseada na produção do açaí (Euterpe oleraceae Mart.), especialmente nas áreas de várzea. Entretanto, os impactos negativos do avanço da monocultura empresarial do fruto têm ocasionado a redução na diversidade de espécies nos sistemas praticados pelas famílias. As populações que vivem nas comunidades ribeirinhas destes Municípios praticam seu modo de vida atrelado aos conhecimentos tradicionais, que envolvem um saber diversificado sobre o ambiente vivido, resultado de uma intensa relação entre o agricultor e a natureza no manejo sustentável dos recursos naturais. Desta forma, surge à busca por um ambiente que seja favorável a sua produção, como a seleção das variadas espécies, práticas de manejo através de observações cotidianas adaptadas à realidade local. O objetivo desta pesquisa é investigar as práticas agroecológicas desenvolvidas por agricultores familiares nos sistemas agroflorestais no Território do Baixo Tocantins.
Integrantes: Gisele do Socorro dos S. Pompeu (coordenadora); Luciano Peres Correa; Joana carvalho Souza.
Profa. Dra. Hellen do Socorro de Araújo Silva
Projeto de Pesquisa
2018 - Atual
Título: O Curso de Licenciatura em Educação do Campo e os Impactos da Formação dos Educadores do Campo na Comunidade de Vila do Carmo no Município de Cametá-PA.
Descrição: O projeto de pesquisa ora apresentado objetiva desenvolver estudos sobre o curso de Licenciatura em Educação do Campo e seus impactos na formação dos educadores do campo no território da Amazônia Tocantina, pretende-se desenvolver está pesquisa a partir de duas frentes de atuação: a primeira visa investigar a expansão da educação superior do campo, com destaque papara as áreas de ciências agrárias e formação de educadores, considerando os processos culturais, as estratégias de socialização e as relações de trabalho vividas pelos sujeitos do campo em suas lutas cotidianas. A segunda frente versa sobre os impactos do curso de Licenciatura em Educação do Campo na formação dos educadores que participam do momento formativo na Universidade Federal do Pará (UFPA) no Campus do Tocantins na comunidade de Vila do Carmo no município de Cametá-PA. Nossa intenção de pesquisa é nos aproximar dos sujeitos sociais que protagonizam a implementação desta política pública, para isso buscamos também investigar a relação dos movimentos sociais, Fóruns regionais que contribuem para o fortalecimento do curso e também as articulações com o poder público na interface com a universidade. Com base nestas colocações nos ancoramos nas seguintes questões/problemas: Quais os impactos do curso de Licenciatura em Educação do Campo no processo de formação dos educadores do campo na Comunidade de Vila do Carmo no município de Cametá - PA? Como as narrativas dos estudantes e comunidade expressam suas impressões sobre a trajetória e as contribuições do curso de Licenciatura em Educação do Campo nem Vila do Carmo? Estas problemáticas tem nos instigado a nos aproximar do contexto da prática onde os cursos tem sido executado considerando as percepções dos sujeitos envolvidos.
Integrantes: Hellen do Socorro de Araújo Silva (Responsável); Joana Laura Cota Corrêa; Solaine Pinto Coelho; Joyce Alves Vieira; Laura Sophia Cruz de Andrade
Número de produções C,T & A: 36/ Número de orientações: 1;
Projeto de Ensino
2020 - Atual
Tema: PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A transversalidade no ensino de matemática e ciências por meio de práticas socioculturais
Descrição: Com base no que determina o Programa Residência Pedagógica de induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de Educação Básica, este subprojeto busca explorar a transversalidade, em sentido amplo, propondo atividades interdisciplinares de ensino articuladas por meio de práticas socioculturais presentes em diferentes contextos da Amazônia aos discentes dos cursos de Licenciatura em Matemática/UFPA e Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências para promover o desenvolvimento de projetos interdisciplinares de tal modo que possa configurar em propostas de ação didática para o ensino de matemática e das ciências na educação básica, e, assegurar o caráter formativo, imanente da relação teoria-prática, do processo de ensino e aprendizagem da matemática e das ciências em geral.
Situação: Em andamento Natureza: Projeto de ensino
É um projeto em cooperação com: Agência de fomento.
O projeto possui ações inovadoras no(a): Ensino Fundamental(1o grau), Ensino Médio(2o grau) e Graduação.
Em relação a temática: Ensino e aprendizagem, Projetos de curso, Formação inicial ou continuada de professores, Ação inclusiva, Integração social(escola, familia, comunidade), Projeto de Intervenção e Avaliação.
Objetivos e metas: As ações desta proposta de subprojeto tem caráter formativo tendo em vista o percurso de formação inicial dos licenciandos e os processos de ensino e aprendizagem da matemática e ciências, deverão seguir o proposto no plano do programa institucional residência pedagógica com vigência de 18 (dezoito) meses com carga horária total de 414 (quatrocentos e quatorze) horas de atividades, organizadas em 3 (três) módulos de 6 (seis) meses com carga horária de 138 (cento e trinta e oito) horas cada módulo, de modo a cumpri os objetivos específicos descritos. Modulo 1: Ações formativas iniciais.
Alunos envolvidos: Ensino Fundamental (1º grau) (30); Ensino Médio (2º grau) (30); Graduação (8); Mestrado acadêmico (1);
Integrantes: Hellen do Socorro de Araújo Silva (Responsável); Tiago Corrêa Sabóia.
Publicações
Prof. Me. Edfranklin Moreira da Silva
ARTIGOS EM PERIÓDICOS
Título: L’açaí en Amazonie : la diversité des goûts au cœur de la coexistence de circuits courts et globaux
Autores: Nathalie Cialdella, Edfranklin Silva, Livia Navegantes-Alves et. Janaina Deane De Abreu Sá Diniz
Periódico: ECONOMIE RURALE (PARIS), v. 367, p. 61-78, 2019. ISSN 2105-2581
DOI: https://doi.org/10.4000/economierurale.6525
Disponível em: http://journals.openedition.org/economierurale/6525
Título: Organização e Diversidade Dos Sistemas De Produção De Agricultores Familiares Integrados À Agroindústria De Dendê No Nordeste Paraense
Autores: Edfranklin Moreira da Silva, Lívia de Freitas Navegantes Alves
Periódico: REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL, v. 14, p. 166-192, 2018.ISSN 1809-239X
Disponiível em: https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/3473
Título: O Trabalho Como Princípio Educativo Em Sistemas De Produção Familiar
Autores: Edfranklin Moreira da Silva, Maria Madalena Freire Corbin, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Silvaneide Santos de Queiroz Côrte Brilho
Periódico: RTPS – Rev. Trabalho, Política e Sociedade, Vol. III, nº 04, p. 125-150, jan.-jun./2018. ISSN 2526-2319. DOI: https://doi.org/10.29404/rtps-v3i4.3800
Disponível em: http://costalima.ufrrj.br/index.php/RTPS/article/view/290
Título: Transformações nos sistemas de produção familiares diante a implantação do cultivo de dendê na Amazônia Oriental.
Autores: Edfranklin Moreira da Silva, Lívia de Freitas Navegantes-Alves
Periódico: DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (UFPR), v. 40, p. 345-364, 2017. ISSN: 1518-952X
DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v40i0.47330
Disponível em: https://revistas.ufpr.br/made/article/view/47330
Título: A ocupação do espaço pela dendeicultura e seus efeitos na produção agrícola familiar na Amazônia Oriental.
Autores: Edfranklin Moreira da Silva, Lívia Navegantes-Alves
Periódico: CONFINS (PARIS), v. 1, p. 1-20, 2017. ISSN 1958-9212. DOI: https://doi.org/10.4000/confins.11843
Disponível em: http://journals.openedition.org/confins/11843
Título: A qualidade do leite produzido em sistemas leiteiros familiares no município de Altamira, Pará.
Autores: Edfranklin Moreira da Silva; Soraya Abreu de Carvalho; Ulisses Brigatto Albino
Periódico: AMAZÔNIA (BANCO DA AMAZÔNIA. 2005), v. 11, p. 79-96, 2015
ISSN 1809-4058.
Disponível em:
https://www.bancoamazonia.com.br/index.php/component/edocman/revista-amazonia-ciencia-e-desenvolvimento-edicao-21/viewdocument?Itemid=
Prof. Dr. Fernando Alves de Araújo
ARTIGOS EM PERIÓDICOS
Título: SEGURANÇA PÚBLICA, CRIMINALIDADE, VIOLÊNCIA E (RE)PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO: UMA BREVE DISCUSSÃO SOBRE SUA RELAÇÃO.
Autores: Fernando Alves de Araújo, Clay Anderson Nunes Chagas
Periódico: Revista Formação (Online) – v.27, n.51 (2020).
Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/formacao/article/view/6426
Título: EROSÃO DA ORLA COSTEIRA GRANDE-BISPO, ILHA DE MOSQUEIRO, BELÉM - PA, ATRAVÉS DA ANÁLISE DE INDICADORES
Autores: Carmena Ferreira de França, Rhuan Rodrigo Pereira e Silva, José Luiz do Amaral Ferreira Júnior, Fernando Alves de Araújo
Periódico: Revista Geografia Ensino & Pesquisa- v. 24 (2020) – Publicação Contínua.
Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/33940
Título: AVALIAÇÃO DE RISCO DE DESASTRES NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PURUS (BRASIL) COM BASE EM ÍNDICES COMPOSTOS
Autores: Denise Marini Pereira, Claudio Fabian Szlafsztein e Fernando Alves de Araújo.
Periódico: Revista da ANPEGE – V. 12 (2016), p. 167-190
Disponível em: http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6418
CAPÍTULO DE LIVRO
A REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA DO ROTEIRO GEO-TURÍSTICO DA CIDADE VELHA EM BELÉM-PA: BASES TEÓRICAS E METODOLOGIA. In: Geografia, Patrimônio & Turismo na Amazônia Brasileira: Projeto Roteiro Geo-Turístico em Belém do Pará (Organizadores: Maria Goretti Tavares, Hugo Rogério Serra e Agenor Pacheco) Pró-Reitoria de Extensão (UFPA) – 2019.
Autores: Fernando Araújo e Débora Serra.
TRABALHOS PUBLICADOS EM ANAIS DE CONGRESSOS
Título: APROPRIAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS NA AMAZÔNIA: DEPENDÊNCIA, ESPOLIAÇÃO E SAQUE
Anais do XXIC Encontro Nacional de Economia Política – Vitória (2019)
Autores: Indira Cavalcante da Rocha Marques, Gilberto de Souza Marques e Fernando Alves de Araújo
Disponível em: https://sep.org.br/anais/2019/Sessoes-Ordinarias/Sessao3.Mesas21_30/Mesa30/303.pdf
PRODUÇÕES EM SITES DE ONG
- Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE) – Notícias: “Mapa traz panorama da mineração em territórios de comunidades tradicionais” (Março 2019)
MAPA DE TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS, PROCESSOS MINERÁRIOS, UNIDADES DE CONSERVAÇÃOE TERRAS INDÍGENAS NO PARÁ – 2018.
Autores: Fernando Alves de Araújo, Indira Rocha Marques e Gilberto de Souza Marques.
Disponível em: https://ibase.br/pt/noticias/mapa-traz-panorama-da-mineracao-em-territorios-de-comunidades-tradicionais/https://ibase.br/pt/wp-content/uploads/dlm_uploads/2019/03/8_Mapa_Minera%C3%A7%C3%A3o_Par%C3%A1.jpg.
Prof. Dra. Gisele do Socorro dos Santos Pompeu
ARTIGOS EM PERIÓDICOS
Título: Adoption of agroforestry systems by smallholders in brazilian amazona.
Autores: Gisele do Socorro Santos Pompeu, Leonilde Santos Rosa, Mônica Mota Santos, Rozi Silva Modesto , Thiago Almeida Vieira.
Periódico: Tropical and Subtropical Agroecosystems, 15 (2012): 165-172.
Disponível em: http://www.revista.ccba.uady.mx/ojs/index.php/TSA/article/view/679
Título: Percepção de agricultores familiares e empresariais de Tomé-Açu, Pará, Brasil sobre os Sistemas de Agrofloresta
Autores: Gisele do Socorro dos Santos Pompeu ; Osvaldo Ryohei Kato; Ruth Helena Cristo Almeida.
Periódico: Sustentabilidade em Debate. v. 8, n.3, p. 152-166, dez/2017doi:10.18472/SustDeb.v8n3.2017.24197
Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/sust/article/view/16671/14957
Título: Manejo dos Sistemas Agroflorestais em Tomé-Açu, Pará: Utilização dos Resíduos de Poda.
Autores: Gisele do Socorro dos Santos Pompeu ; Osvaldo Ryohei Kato ; José Virgílio de Oliveira Moura ; Marinalva Cardoso Maciel.
Periódico: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável v.13, n.2, p.217-228, abr.-jun., 2018. ISSN 1981-8203. DOI: http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v13i2.5604
Disponível em: http://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS
TESE
Título: Sistemas Agroflorestais: manejo, sustentabilidade e percepção ambiental dos agricultores de Tomé-Açu, Pará, Brasil.
Autora: Gisele do Socorro dos Santos Pompeu Local: Universidade Federal Rural Da Amazônia. Belém, 2008. 108p. Tese (Doutorado em Ciências Florestais).
EVENTO COM RESUMOS
Título: Percepção agroflorestal na agricultura familiar no Território do Baixo Tocantins”.
Autor: Joana Carvalho de Souza; Gisele do Socorro dos Santos Pompeu,
Local: 30º Seminário de Iniciação Científica do Campus Universitário do Tocantins/Cametá,
Título: Manejo e diversidade agroflorestal na agricultura familiar do Território do Baixo Tocantins”.
Autor: Luciano Peres Correa, orientada; Gisele do Socorro dos Santos Pompeu.
Local: 30º Seminário de Iniciação Científica do Campus Universitário do Tocantins/Cametá.
Profa. Dra. Hellen do Socorro de Araújo Silva
ARTIGOS COMPLETOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS
SILVA, HELLEN DO SOCORRO DE ARAÚJO; CORRÊA, Joana Laura Cota
Histórias de vidas dos povos do campo contadas por vozes da r-existência: os desafios das práticas curriculares na afirmação das identidades na LEDOC-Cametá-UFPA. HUMANIDADES & INOVAÇÃO. , v.06, p.191 - 201, 2019.
HAGE, SALOMÃO ANTÔNIO MUFARREJ; MOLINA, Mônica Castagna; SILVA, HELLEN DO SOCORRO DE ARAUJO; ANJOS, MAURA PEREIRA DOS
O direito à educação superior e a licenciatura em educação do campo no Pará: riscos e potencialidades de sua institucionalização. ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE). , v.40, p.37675 - 2, 2018.
SILVA, H. S. A.; SILVA, Edfranklin Moreira; BRILHO, Silvaneide Santos de Queiroz Côrte; CORBIN, Maria Madalena Costa Freire; POMPEU, Gisele do Socorro dos Santos
O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO FAMILIAR. Revsita Trabalho, Política e Sociedade. , v.3, p.1 - 337, 2018.
SILVA, H. S. A.; HAGE, S. A. M.; PEREIRA, Ana Cláudia da Silva; COSTA, M. C. S.
Educação Superior do Campo: Desafios dos Movimentos Sociais e das Universidades Públicas na Implantação das Licenciaturas em Educação do Campo. REVISTA EDUCAÇÃO E FRONTEIRAS ON-LINE. , v.6, p.79 - 92, 2016.
Hage, Salomão Antônio Mufarrej; Silva, Hellen Do Socorro De Araújo; Brito, Márcia Mariana Bittencourt.
Educação Superior do Campo: Desafios Para a Consolidação da Licenciatura Em Educação do Campo. Educação em Revista (UFMG). , v.32, p.147 - 174, 2016.
CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS
REIS, H. H. S.; RABELO, E. V.; SILVA, HELLEN DO SOCORRO DE ARAUJO
A educação como fio condutor da emancipação: a liberdade em movimento e o movimento da liberdade In: Educação inclusiva no campo: movimentos sociais, práticas educativas e processos formativos.1 ed.São Carlos: Pedro & João, 2019, p. 12-551. Referências adicionais: Brasil/Português. ISBN: 9788579936821, Home page: https://ebookspedroejoaoeditores.files.wordpress.com/2019/03/e-book-waldma.pdf
SILVA, HELLEN DO SOCORRO DE ARAÚJO; PERNA, Isonete do Socorro Sardinha; PEREIRA, Kátia do Socorro Valente. AS CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO DA ESCOLA RIBEIRINHA: ANGÚSTIAS E PERSPECTIVAS DOS SUJEITOS EM BUSCA DE UM ENSINO DE QUALIDADE In: PRÁTICAS EDUCATIVAS NO PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA : EXPERIÊNCIAS DA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE DO CAMPO.1 ed.Belém: UFPA, 2019, v.1, p. 15-216. Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso, ISBN: 9788563728692
SILVA, HELLEN DO SOCORRO DE ARAÚJO
DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA À IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA NO COTIDIANO DAS ESCOLAS MULTISSERIADAS In: Educação do campo na Amazônia paraense: diálogos, saberes e práticas.1 ed.Belém: UFPA, 2019, v.1, p. 6-137.
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso, ISBN: 9788563728692
SOUZA, A. S.; TELES, D. F.; SILVA, HELLEN DO SOCORRO DE ARAUJO
Formação de educadores do campo no contexto da educação especial: uma análise do PPC da LEDOC In: Educação inclusiva no campo: movimentos sociais, práticas educativas e processos formativos.1 ed.São Carlos: Pedro & João, 2019, v.1, p. 13-551.
Referências adicionais: Brasil/Português. ISBN: 9788579936821, Home page: : https://ebookspedroejoaoeditores.files.wordpress.com/2019/03/e-book-waldma.pdf
SILVA, HELLEN DO SOCORRO DE ARAÚJO; HAGE, SALOMÃO ANTÔNIO MUFARREJ; CORBIN, Maria Madalena Costa Freire
Riscos e potencialidades do curso de licenciatura em Educação do Campo diante da consolidação da política de formação dos educadores do campo: a experiência da UFPA (Campus do Tocantins-Cametá) em discussão In: Licenciatura em Educação do Campo: Resultados da pesquisa sobre os riscos e potencialidades de sua expansão.1 ed.Florianópolis: LANTEC-CED-UFSC, 2019, v.1, p. 10-480.
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital, ISBN: 9786580460250
SILVA, H. S. A.
Dificuldades e mudanças reveladas no cotidiano do trabalho docente: uma análise da política de formação continuada do Programa Escola Ativa In: Escola Pública do Campo: Perspectivas da (multi)seriação.1 ed.Curitiba: CRV, 2018, v.1, p. 11-383.
Referências adicionais: Brasil/Português. ISBN: 9788544425732
SILVA, HELLEN DO SOCORRO DE ARAUJO; HAGE, S. A. M.; CORDEIRO, Georgina Negrão Kalife; COSTA, Rosilda Silva; CORRÊA, Marcos Aurélio Santiago
Os riscos e as potencialidades na expansão da Educação Superior do Campo no processo de consolidação do curso de licenciatura em Educação do Campo na UFPA, Campus Universitário de Cametá-Pará. In: Produção do conhecimento e educação do campo na expansão da educação superior.398 ed.Anápolis-Goias: UEG, 2018, p. 19-.
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital, ISBN: 9788555820519
SILVA, HELLEN DO SOCORRO DE ARAÚJO; HAGE, SALOMÃO ANTÔNIO MUFARREJ; CORDEIRO, Georgina Negrão Kalife; BARROS, Oscar Ferreira
A expansão da educação superior do campo: desafios e potencialidades no processo de consolidação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal do Pará In: Educação Superior: As diversas faces da expansão.21 ed.Maringá: EDUEM, 2017, p. 17-288.
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso, ISBN: 9788576287308
SILVA, HELLEN DO SOCORRO DE ARAUJO; GOMES, Jaqueline Teixeira
O letramento digital na EJA: uma experiência com alunos da Escola "professora Poranga Jucá" em Icoaraci/PA In: Diálogo sobre a juventude na educação de jovens e adultos na Amazônia paraense: perspectivas e práticas.1ª ed.Belém: Samauma, 2017, v.01, p. 193-218.
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso, ISBN: 9788564969384
SILVA, H. S. A.; Monteiro, Albêne Lis; Silva, Ana Kely Martins da; BOTH, Albêne; SANTOS, Maria de Loudes; SÁ, Pedro; RIBEIRO, Emmanuel Cunha
A Organização Pedagógica no Ensino Superior: desafios à docência In: Formação de professor: teorias e práticas cotidianas.1ª ed.Belém: EDUEPA, 2016, p. 295-.
Referências adicionais: Brasil/Português. ISBN: 9788588375956
SILVA, H. S. A.; HAGE, S. A. M.; CRUZ, Renilton
Movimento de Educação do Campo no Brasil e no Estado do Pará: uma história de protagonismo que se afirma no enfrentamento à precarização e Regulação In: Documentação, Memória e História da Educação no Brasil: Diálogos sobre políticas de educação e diversidade.1 ed.Brasília: Tubarão Copiart, 2016, v.1, p. 107-132.
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso, ISBN: 9788583880714
LIVROS ORGANIZADOS
SILVA, HELLEN DO SOCORRO DE ARAUJO; HAGE, SALOMÃO ANTÔNIO MUFARREJ; ARAÚJO, Maria de Nazaré Cunha de; FONSECA, Joel Dias
Programa Escola da Terra: Cartografia da Diversidade e Complexidade de sua execução no Brasil. Curitiba: CRV, 2018, v.1. p.332.
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso.
SILVA, H. S. A.; HAGE, S. A. M.
Licenciatura em Educação do campo: banco de dados. Belém: , 2016, v.1. p.95.
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso.
Prof. Dr. Lincoln Silva Carneiro
ARTIGOS EM PERIÓDICOS
2019, Sofia Marques Silva, Lucas Eduardo Araújo-Silva, Romina Batista, Cinthia Bandeira, Sidnei de Melo Dantas, Mateus Ferreira, Denise Martins, Joiciane Oliveira, Taína Rocha, Carla Sardelli, Gregory Thom, Andrew Townsend Peterson, PÉRICLES S. RÊGO, Marcos Pérsio Dantas Santos, Fernando Sequeira, Marcelo Vallinoto, ALEXANDRE ALEIXO, Lincoln Silva Carneiro, Tiberio Burlamaqui, Camila Ribas, Tiago Sousa-Neves, Leonardo Miranda, Alexandre Fernandes, Fernando d'Horta , A dynamic continental moisture gradient drove Amazonian bird diversification, ISSN: 23752548.
2019, Leonardo Moura Dos Santos Soares, John Bates, Lincoln Silva Carneiro, MARCOS PERSIO DANTAS SANTOS, ALEXANDRE ALEIXO , Molecular systematics, biogeography, and taxonomy of forest-falcons in the Micrastur ruficollis species complex (Aves: Falconidae), ISSN: 09088857
2019, Lincoln Silva Carneiro, Gustavo Bravo, ALEXANDRE ALEIXO , Phenotypic similarity leads to taxonomic inconsistency: A revision of the lowland's antpittas, ISSN: 14636409
2017, Lincoln Silva Carneiro, Gustavo Bravo, Nathalia Aristizábal, Andrés Cuervo, ALEXANDRE ALEIXO , Molecular systematics and biogeography of lowland antpittas (Aves, Grallariidae): The role of vicariance and dispersal in the diversification of a widespread Neotropical lineage, ISSN: 10557903
2017, Lucas Eduardo Araújo-Silva, Leonardo de Sousa Miranda, Lincoln Silva Carneiro, ALEXANDRE ALEIXO , Phylogeography and diversification of an Amazonian understory hummingbird: paraphyly and evidence for widespread cryptic speciation in the Plio-Pleistocene, ISSN: 00191019
2017, Leilton Willians Luna, Thainara Oliveira de Souza, Lincoln Silva Carneiro, Weber Andrade de Girão e Silva, HORACIO SCHNEIDER, IRACILDA SAMPAIO, Juliana Araripe Gomes da Silva, PÉRICLES S. RÊGO , Molecular data and distribution dynamics indicate a recent and incomplete separation of manakins species of the genus Antilophia (Aves: Pipridae) in response to Holocene climate change, ISSN: 09088857
2012, Lincoln Silva Carneiro, LUIZ PEDREIRA GONZAGA, PÉRICLES S. RÊGO, IRACILDA SAMPAIO, HORACIO SCHNEIDER, ALEXANDRE ALEIXO , Systematic revision of the Spotted Antpitta (Grallariidae: Hylopezus macularius ), with description of a cryptic new species from Brazilian Amazonia, ISSN: 00048038
2011, Carlos Eduardo Bustamente Portes, Lincoln Silva Carneiro, Fabio Schunck, Marcelo de Sousa e Silva, Kevin J. Zimmer, Andrew Whittaker, Fabíola Poletto, Luís Fábio Silveira, ALEXANDRE ALEIXO , Annotated checklist of birds recorded between 1998 and 2009 at nine areas in the Belém area of endemism, with notes on some range extensions and the conservation status of endangered species., ISSN: 01035657
2012, Aves, Fauna da Floresta Nacional de Carajás ESTUDOS SOBRE VERTEBRADOS TERRESTRES, ALEXANDRE ALEIXO, LINCOLN SILVA CARNEIRO E SIDNEI DE MELO DANTAS.
Profa. Me. Waldma Maíra Menezes de Oliveira
ARTIGOS EM PERIÓDICOS
OLIVEIRA, W.M.M; OLIVEIRA, I.A . VEREDAS NA ATUAÇÃO DO INTÉRPRETE EDUCACIONAL: FUNÇÃO TÉCNICA OU PEDAGÓGICA?. Revista GPES - Estudos Surdos, v. 1, p. 31-42, 2018.
OLIVEIRA, WALDMA MAIRA MENEZES DE; OLIVEIRA, IVANILDE APOLUCENO DE . A formação de instrutores de Libras: a consolidação das políticas linguísticas na Amazônia Tocantina. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 32, p. 97, 2019.
OLIVEIRA, W.M.M. Tensões na atuação do Intérprete Educacional: função técnica ou pedagógica?. DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 5, p. 27-40, 2018.
VALENTE, T. C. D. ; OLIVEIRA, W.M.M . EDUCAÇÃO DE SURDOS: A MÚSICA COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA INCLUSIVA. Revista A Palavrada, v. jul/dez, p. 55-71, 2015.
TAVARES SANCHES, TARCISIO ; ÂNGELO RODRIGUES MOCBEL, MIGUEL ; CALDAS DE CASTRO, VICENTE ; AUGUSTO MACHADO DOS SANTOS, CARLOS ; GONÇALVES MARTINS, LEONARDO ; MAÍRA MENEZES DE OLIVEIRA, WALDMA; JÚNIOR MELO E SILVA, ÁLVARO ; DE SOUZA FARIAS, FABRICIO . Avaliação da Influência de Fatores Sociais e Econômicos no Uso da Metodologia PBL + m-learning para o Ensino da Matemática. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 17, p. 326-335, 2019.
OLIVEIRA, W.M.M; OLIVEIRA, I.A ; MATOS, L. L. S. . A TEORIA DA DIALOGICIDADE EM MARTIN BUBER E PAULO FREIRE: aproximações e divergências conceituais. PERIFERIA (DUQUE DE CAXIAS), v. 12, p. 36-60, 2020.
OLIVEIRA, W.M.M; OLIVEIRA, I.A . PROCESSOS EDUCATIVOS NA DISCIPLINA DE LIBRAS: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE GRADUANDOS DE LETRAS DO PARFOR SOBRE A SURDEZ.. NOVA REVISTA AMAZÔNICA, v. 7, p. 93, 2019.
SILVEIRA, A.P ; OLIVEIRA, W.M.M. Imagens e sentidos de professores surdos sobre o atendimento educacional especializado. REVISTA COCAR (UEPA), v. jan/jul, p. 37-56, 2015.
LOPES, R. D. C. ; OLIVEIRA, W.M.M . PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: A PRODUÇÃO DE VÍDEOS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE GRADUANDOS NA UFPA. Revista GPES - Estudos Surdos, v. 1, p. 15-30, 2018.
OLIVEIRA, WALDMA MAÍRA MENEZES DE; OLIVEIRA, IVANILDE APOLUCENO DE . IMAGENS E SENTIDOS DE EDUCANDOS SURDOS SOBRE A ATUAÃ?Ã?O DO INTÃ?RPRETE EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR. CADERNOS DE PESQUISA (UFMA), v. 26, p. 89-108, 2019.
COSTA, A.C.B ; SIQUEIRA, R. F. ; VALENTE, T. C. D. ; OLIVEIRA, W.M.M . EDUCAÇÃO INCLUSIVA E INTERDISCIPLINARIDADE: A ESCOLA DO CAMPO E A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DOS EDUCANDOS SURDOS. Revista GPEs- Estudos Surdos, v. 1, p. 1-13, 2018.
SILVEIRA, A.P ; OLIVEIRA, W.M.M . imagens e sentidos de professores surdos sobre o atendimento educacional especializado. REVISTA COCAR (ONLINE), v. jan/jul, p. 37-56, 2015.
LIVROS PUBLICADOS/ORGANIZADOS OU EDIÇÕES
1.OLIVEIRA, W.M.M; SABOIA, T. C. (Org.) . Educação Inclusiva no Campo: movimentos sociais, práticas educativas e processos formativos. 1. ed. São Carlos: Pedro e João, 2019. v. 1. 574p .
2.OLIVEIRA, I.A (Org.) ; OLIVEIRA, W.M.M (Org.) ; LOBATO, H. K. G. (Org.) . Pesquisa Educacional sobre Representações Sociais o uso da técnica do desenho e dos mapas conceituais. 1. ed. São Carlos: Pedro e João, 2018. v. 300. 89p .
3.OLIVEIRA, W.M.M; SILVA, C. F. C. A. (Org.) . Estudos Surdos e Libras: percepções legais e linguísticas, representações e reflexões formativas. 1. ed. São Carlos: Pedro e João, 2018. v. 100. 153p .
4.OLIVEIRA, W.M.M; SILVA, C. F. C. A. (Org.) ; SABOIA, T. C. (Org.) . Educação especial no campo: interculturalidade, inclusão e estudos surdos na Amazônia Tocantina. 1. ed. São Carlos: Pedro e João, 2018. v. 1. 247p .
5.OLIVEIRA, W.M.M; SILVA, C. F. C. A. (Org.) . Educação Inclusiva, Surdez e Libras: experiências socioeducativas na Amazônia Paraense. 1. ed. São Carlos: Pedro e João, 2017. v. 100. 173p .
6.OLIVEIRA, D. I. A. (Org.) ; OLIVEIRA, W.M.M (Org.) . Representações sociais, Identidades e Educação Inclusiva na Amazônia Paraense. 1. ed. Belém: EDUEPA, 2016. v. 1. 157p .
7.OLIVEIRA, W.M.M; OLIVEIRA, D. I. A. (Org.) ; PEREIRA, R.C (Org.) . Epistemologia e Educação: teorias e práticas. 1. ed. Belém: EDUEPA, 2015. v. 1. 446p .
CAPÍTULOS DE LIVROS
1.MORAES, M. L. ; COSTA, E. F. ; OLIVEIRA, W.M.M . A acessibilidade e a inclusão nas escolas públicas do município de Cametá-PA: um despertar para realidade. In: OLIVEIRA, W.M.M; SABOIA, T.C. (Org.). Educação Inclusiva no Campo: movimentos sociais, práticas educativas e processos formativos. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2019, v. 1, p. 138-160.
2.SILVA, S. P. ; OLIVEIRA, W.M.M . ELABORAÇÃO DE UMA CARTILHA PEDAGÓGICA SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CAMPO NA AMAZÔNIA TOCANTINA. In: OLIVEIRA, W.M.M; SABOIA, T.C. (Org.). Educação inclusiva no Campo: movimentos sociais, práticas educativas e processos formativos. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2019, v. 1, p. 363-379.
3.VALENTE, A. J. G. ; MARTINS, E. C. ; CARMO, E. S. ; OLIVEIRA, W.M.M . A negação do Atendimento Educacional Especializado e suas implicações na inclusão escolar das pessoas com deficiência no distrito de Torres - Região ribeirinha do município de Cametá- Pa. In: OLIVEIRA, W.M.M; SABOIA, T.C. (Org.). Educação Inclusiva no Campo: movimentos sociais, práticas educativas e processos formativos. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2019, v. 1, p. 401-425.
4.MONTEIRO, N. M. ; EPIFANE, S. G. ; OLIVEIRA, W.M.M . Atendimento Educacional Especializado (AEE): o processo de inclusão na perspectiva da professora e do gestor de uma escola municipal de ensino fundamental do distrito de Janua-Coeli. In: OLIVEIRA, W.M.M; SABOIA, T.C. (Org.). Educação Inclusiva no Campo: movimentos sociais, práticas educativas e processos formativos. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2019, v. 1, p. 426-449.
5.FURTADO, M. J. N. ; CORDEIRO, R. R. ; OLIVEIRA, W.M.M . O atendimento educacional especializado (AEE): desafios e possibilidades dos educadores nas escolas do campo no município de Cametá-PA. In: OLIVEIRA, W.M.M; SABOIA, T.C. (Org.). Educação Inclusiva no Campo: movimentos sociais, práticas educativas e processos formativos. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2019, v. 1, p. 450-472.
6.VALENTE, T. C. D. ; OLIVEIRA, W.M.M . Interculturalidade e Surdez: um estado do conhecimento acerca das experiência surda indígena. In: OLIVEIRA, W.M.M; SABOIA, T.C. (Org.). Educação Inclusiva no Campo: movimentos sociais, práticas educativas e processos formativos. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2019, v. 1, p. 497-519.
7.COSTA, A.C.B ; OLIVEIRA, W.M.M . Mulheres Surda e suas Representações Sociais: da invisibilidade ao protagonismo. In: OLIVEIRA, W.M.M; SABOIA, T.C. (Org.). Educação Inclusiva no Campo: movimentos sociais, práticas educativas e processos formativos. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2019, v. 1, p. 520-550.
8.SIQUEIRA, R. F. ; OLIVEIRA, W.M.M . Representações Sociais de uma mulher negra surda: a tripla diferença. In: OLIVEIRA, W.M.M; SABOIA, T.C. (Org.). Educação Inclusiva no Campo: movimentos sociais, práticas educativas e processos formativos. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2019, v. 1, p. 473-496.
9.OLIVEIRA, I.A ; OLIVEIRA, W.M.M ; SILVEIRA, A.P . A Técnica do desenho na pesquisa educacional sobre as Representações Sociais. In: Oliveira, Ivanilde Apoluceno de; Oliveira, Waldma Maíra Menezes de; Lobato, Huber Kline Guedes. (Org.). A Técnica do desenho na pesquisa educacional sobre as Representações Sociais. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2018, v. 1, p. 21-54.
10.PALHETA, I. C. S. ; OLIVEIRA, W.M.M . A Atitude Linguística de sujeitos surdos sobre a Língua Brasileira de Sinais no município de Cametá -PA. In: Waldma Maíra Menezes de Oliveira; Cyntia França Cavalcante de Andrade da Silva. (Org.). A Atitude Linguística de sujeitos surdos sobre a Língua Brasileira de Sinais no município de Cametá -PA. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2018, v. 1, p. 13-42.
11.SILVA,G. M.M ; OLIVEIRA, W.M.M . Políticas públicas inclusivas na Universidade Federal do Pará Campus Cametá. In: OLIVEIRA, W.M.M; ANDRADE-SILVA, C.F.C. (Org.). Políticas públicas inclusivas na Universidade Federal do Pará Campus Cametá. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2018, v. 1, p. 43-64.
12.COSTA, A.C.B ; OLIVEIRA, W.M.M . Limites e possibilidades na formação de tradutores e intérpretes de Libras no município de Cametá -PA. In: OLIVEIRA, W.M.M; ANDRADE-SILVA, C.F.C. (Org.). Limites e possibilidades na formação de tradutores e intérpretes de Libras no município de Cametá -PA. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2018, v. 1, p. 65-96.
13.FURTADO, M. J. N. ; CORDEIRO, R. R. ; OLIVEIRA, W.M.M . EDUCAÇÃO DE SURDOS RIBEIRINHOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS DESAFIOS ENFRENTADOS NA INCLUSÃO EDUCACIONAL. In: OLIVEIRA, W.M.M; SABOIA, T.C; ANDRADE-SILVA, C.F.C. (Org.). EDUCAÇÃO DE SURDOS RIBEIRINHOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS DESAFIOS ENFRENTADOS NA INCLUSÃO EDUCACIONAL. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2018, v. 1, p. 83-94.
14.PORTILHO, B. ; DEMETRIO, J. V. ; SANTOS, K. J. P. ; GONCALVES, L. B. ; PINHEIRO, N. C. ; OLIVEIRA, W.M.M . A CONSCIÊNCIA CRIADORA FREIREANA E SUAS CONTRIBUIÇÕES À COMUNIDADE SURDA. In: OLIVEIRA, W.M.M; SABOIA, T.C; ANDRADE-SILVA, C.F.C. (Org.). A CONSCIÊNCIA CRIADORA FREIREANA E SUAS CONTRIBUIÇÕES À COMUNIDADE SURDA. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2018, v. 1, p. 95-100.
15.MAGNO, C. S. S. ; FREITAS, E. S. ; PANTOJA, K. C. ; COSTA, R. S. ; OLIVEIRA, W.M.M . A INCLUSÃO DE SURDOS NUMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL. In: OLIVEIRA, W.M.M; SABOIA, T.C; ANDRADE-SILVA, C.F.C. (Org.). A INCLUSÃO DE SURDOS NUMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2018, v. 1, p. 101-108.
16.GOMES, M. M. C. ; CRUZ, M. G. ; GARCIA, R. P. ; SANTOS, V. P. S. ; OLIVEIRA, W.M.M . INTERCULTURALIDADE E SURDEZ: CONTRIBUIÇÃO FREIREANA NOS ESTUDOS SURDOS. In: OLIVEIRA, W.M.M; SABOIA, T.C; ANDRADE-SILVA, C.F.C. (Org.). INTERCULTURALIDADE E SURDEZ: CONTRIBUIÇÃO FREIREANA NOS ESTUDOS SURDOS. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2018, v. 1, p. 109-116.
17.CRUZ, A. A. V. ; SILVA, J. L. ; MARTINS, M. J. C. ; MORAES, M. W. ; GOMES, R. V. ; OLIVEIRA, W.M.M . A INTERCULTURALIDADE NO PROCESSO EDUCACIONAL DE SURDOS NO BRASIL. In: OLIVEIRA, W.M.M; SABOIA, T.C; ANDRADE-SILVA, C.F.C. (Org.). A INTERCULTURALIDADE NO PROCESSO EDUCACIONAL DE SURDOS NO BRASIL. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2018, v. 1, p. 117-124.
18.PRAZERES, L. P. ; PUREZA, M. Q. ; LEAO, M. I. C. ; GAIA, M. R. W. ; SILVA, R. C. ; OLIVEIRA, W.M.M . EDUCAÇÃO, INTERCULTURALIDADE E SURDEZ SOB A ÓTICA DE PAULO FREIRE. In: OLIVEIRA, W.M.M; SABOIA, T.C; ANDRADE-SILVA, C.F.C. (Org.). EDUCAÇÃO, INTERCULTURALIDADE E SURDEZ SOB A ÓTICA DE PAULO FREIRE. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2018, v. 1, p. 125-134.
19.OLIVEIRA, W.M.M; OLIVEIRA, I.A ; SANTOS, B. V. . REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE GRADUANDOS DE LETRAS DO PARFOR SOBRE A SURDEZ. In: OLIVEIRA, W.M.M; SABOIA, T.C; ANDRADE-SILVA, C.F.C. (Org.). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE GRADUANDOS DE LETRAS DO PARFOR SOBRE A SURDEZ. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2018, v. 1, p. 205-214.
20.LOBATO, V.L.C ; OLIVEIRA, W.M.M ; OLIVEIRA, I.A . DOCENTES OUVINTES E DISCENTES SURDOS: O ENSINO DE HISTÓRIA E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA PERSPECTIVA NA FREIREANA. In: OLIVEIRA, W.M.M; SABOIA, T.C; ANDRADE-SILVA, C.F.C. (Org.). DOCENTES OUVINTES E DISCENTES SURDOS: O ENSINO DE HISTÓRIA E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA PERSPECTIVA NA FREIREANA. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2018, v. 1, p. 215-224.
21.MONTEIRO, G. F. ; OLIVEIRA, W.M.M . PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS: A TESSITURA NO ESTÁGIO ACADÊMICO EM PROL DA INCLUSÃO EDUCACIONAL DE PCDS EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA. In: OLIVEIRA, W.M.M; SABOIA, T.C; ANDRADE-SILVA, C.F.C. (Org.). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS: A TESSITURA NO ESTÁGIO ACADÊMICO EM PROL DA INCLUSÃO EDUCACIONAL DE PCDS EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA. 1ed.São Carlos: São Carlos, 2018, v. 1, p. 237-242.
22.SOUSA, B. M. ; LEAO, R. L. ; OLIVEIRA, W.M.M . REFLEXÕES ACERCA DO LIVRO ?SURDEZ E EDUCAÇÃO?: O OLHAR SOBRE O SURDO NO ÂMBITO CLÍNICO REABILITADOR AO SOCIOANTROPOLÓGICO. In: OLIVEIRA, W.M.M; SABOIA, T.C; ANDRADE-SILVA, C.F.C. (Org.). REFLEXÕES ACERCA DO LIVRO ?SURDEZ E EDUCAÇÃO?: O OLHAR SOBRE O SURDO NO ÂMBITO CLÍNICO REABILITADOR AO SOCIOANTROPOLÓGICO. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2018, v. 1, p. 243-247.
23.OLIVEIRA, I.A ; BENTES, J. A. O. ; OLIVEIRA, W.M.M . Educação de Jovens e Adultos Surdos: diagnose e ações pedagógicas colaborativas. In: OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de.. (Org.). Diagnose da Educação de Jovens e adultos: o que expressam os docentes e discentes. 1ed.Belém: EDUEPA, 2018, v. 1, p. 101-119.
24.OLIVEIRA, W.M.M. DIZERES DE SURDOS SOBRE A ESCOLHA DO CURSO DE PEDAGOGIA: O PROFESSOR SURDO COMO MODELO IDENTITÁRIO. In: SOUZA, C, T, R ; BARBOSA, M, O ; BRIEGA, D, A, M .. (Org.). Pesquisas em Educação Especial: Fios e desafios. 1ed.curitiba: Appris, 2017, v. 1, p. 49-60.
25.SIQUEIRA, R. F. ; OLIVEIRA, W.M.M . Educação de Surdos no Campo: inclusão educacional de alunos surdos nas escolas do campo no município de Cametá- Pa. In: OLIVEIRA, Waldma Maíra Menezes de Oliveira ; ANDRADE-SILVA, Cyntia França Cavalcante de. (Org.). Educação de Surdos no Campo: inclusão educacional de alunos surdos nas escolas do campo no município de Cametá- Pa. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2017, v. 100, p. 13-44.
26.FURTADO, M. J. N. ; OLIVEIRA, W.M.M . Educação de Surdos Ribeirinhos: um estudo de caso sobre os desafios enfrentados na inclusão educacional na ilha do Cacoal Cametá/PA. In: OLIVEIRA, Waldma Maíra Menezes de Oliveira ; ANDRADE-SILVA, Cyntia França Cavalcante de. (Org.). Educação de Surdos Ribeirinhos: um estudo de caso sobre os desafios enfrentados na inclusão educacional na ilha do Cacoal Cametá/PA. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2017, v. 100, p. 45-78.
27.LEAL, L.A.P ; LOBATO, V.L.C ; OLIVEIRA, W.M.M . Quilombo, educação e surdez: a questão da inclusão em espaços de excluídos. In: OLIVEIRA, Waldma Maíra Menezes de; ANDRADE-SILVA, Cyntia França Cavalcante de. (Org.). Quilombo, educação e surdez: a questão da inclusão em espaços de excluídos. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2017, v. 100, p. 79-106.
28.OLIVEIRA, W.M.M. Intérprete Educacional: função técnica ou pedagógica?. In: OLIVEIRA, Waldma Maíra Menezes de Oliveira; ANDRADE-SILVA, Cyntia França Cavalcante de. (Org.). Intérprete Educacional: função técnica ou pedagógica?. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2017, v. 100, p. 155-169.
29.OLIVEIRA, W.M.M; OLIVEIRA, I.A . Sinalização de graduandos Surdos sobre a atuação do intérprete educacional. In: Barros, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de; Calixto, Hector Renan da Silveira; Negreiros, Karine Albuquerque de.. (Org.). Libras em Diálogo: interfaces com a tradução e interpretação. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2017, v. 1, p. 87-104.
30.CALIXTO, H.R.S ; LOBATO, H. K. G. ; OLIVEIRA, W.M.M . O Surdo e a Libras: Percepções de acadêmicos do PARFOR da Universidade Federal do Pará. In: João Batista do Carmo Silva, Jorge Domingues Lopes. (Org.). PARFOR: Práxis Amazônicas na Formação dos Professores da Educação Básica.. 1ed.Cametá: Editora do Campus Universitário do Tocantins/Cametá, 2017, v. 1, p. 117-130.
31.VALENTE, T. C. D. ; OLIVEIRA, W.M.M . Educação de Surdos: A música como proposta pedagógica inclusiva. In: Huber Kline Guedes Lobato, Lucival Fabio Rodrigues da Silva, Daiane Pinheiro Figueiredo. (Org.). EDUCAÇÃO DE SURDOS: A MÚSICA COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA INCLUSIVA. 1ed.Belém: Edufpa, 2016, v. 1, p. 139-158.
32.OLIVEIRA, W.M.M; OLIVEIRA, D. I. A. . Representações sociais e Educação de Surdos na Amazônia. In: OLIVEIRA, I.A. OLIVEIRA, W.M.M. (Org.). Representações Sociais de Educandos surdos acerca da autuação do intérprete educacional no ensino superior. 1ed.Belém: EDUEPA, 2016, v. 1, p. 47-66.
33.OLIVEIRA, W.M.M; OLIVEIRA, D. I. A. . Representações Sociais de professores Bilíngues sobre o processo inclusão escolar de educandos surdos. In: Ivanilde Apoluceno de Oliveira; Rosenildo da Costa Pereira ; Waldma Maíra Menezes de Oliveira. (Org.). Epistemologia e Educação: teorias e práticas. 1ed.Belém: EDUEPA, 2015, v. 1, p. 81-100.
34.ANJOS, H. P. ; OLIVEIRA, D. I. A. ; SANTOS, T. R. L. ; SANTOS, W. L. S. ; OLIVEIRA, W.M.M . Atendimento Educacional em Salas de recursos Multifuncionais de Escolas da Rede Municipal de Belém -Pa. In: MENDES, Enicéia ; CIA, Fabiana; TANNUS-VALADÃO, Gabriela. (Org.). Inclusão Escola em Foco: organização e funcionamento do Atendimento Educacional Especializado. 1ed.Sao Carlos: Marquezine&Manzani, 2015, v. 4, p. 93-114.
35.OLIVEIRA, D. I. A. ; OLIVEIRA, W.M.M . Dizeres de professores bilíngues sobre a inclusão educacional de educandos com surdez. In: ALBUQUERQUE, R.D.L ; RISUENHO, S.E. (Org.). Inclusão de pessoas com deficiência no contexto Amazônico. 2ed.Belém: L&A, 2015, v. 2, p. 31-46.
36.OLIVEIRA, D. I. A. ; FERNANDES, A. P. ; SILVEIRA, A. ; LIMA, K. S. C. ; OLIVEIRA, W.M.M . Os Dizeres de alunos Surdos sobre a práticca de escolarização em salas comunas e salas de recursos multifuncionais. In: Ivanilde Apoluceno de Oliveira. (Org.). Práticas de Escolarização em Salas de Recursos Multifuncionais dizeres de professores e alunos. 1ed.Belém: EDUEPA, 2014, v. 1, p. 133-153.
37.SILVEIRA, A.P ; FERNANDES, A. P. ; JUNQUEIRA, A. ; CORREA, C. L. P. ; OLIVEIRA, I.A ; LIMA, K. S. C. ; FRANCA, M. P. S. G. S. A. ; SANTOS, O. F. ; SANTOS, T. R. L. ; OLIVEIRA, W.M.M ; SANTOS, W. S. S. . Práticas de Escolarização inclusiva em salas de recursos multifuncionais de escolas municipais de Belém. In: OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. (Org.). Práticas de Escolarização inclusiva em salas de recursos multifuncionais de escolas municipais de Belém. 1ed.Belém: EDUEPA, 2014, v. 1, p. 09-28.
Banco de TCCS
EDUCAÇÃO DO CAMPO 2016 - OEIRAS DO PARÁ
EDUCAÇÃO DO CAMPO 2016 - IGARAPÉ-MIRI
EDUCAÇÃO DO CAMPO 2016 - CAMETÁ
EDUCAÇÃO DO CAMPO 2015 - VILA DO CARMO
EDUCAÇÃO DO CAMPO 2015 - LIMOEIRO DO AJURÚ
EDUCAÇÃO DO CAMPO 2014 - OEIRAS DO PARÁ
EDUCAÇÃO DO CAMPO 2014 - BAIÃO
EDUCAÇÃO DO CAMPO 2014 - CAMETÁ
Redes Sociais