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Laboratório Prootma

Publicado: Segunda, 01 de Maio de 2017, 23h39 | Última atualização em Terça, 09 de Maio de 2017, 20h06 | Acessos: 13207

O Laboratório do Programa de Ordenamento Territorial e em Meio Ambiente (PROOTMA) do Campus Universitário do Tocantins/Cametá se propõe a integrar dados de resultados de pesquisas no âmbito do Campus Universitário do Tocantins/Cametá de docentes de vários cursos a partir da construção de um banco de dados Georreferenciados. Os dados levantados pelas pesquisas desenvolvidas na área das ciências ambientais e afins de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, especialização e mestrado ou trabalhos de campos de atividades curriculares dos cursos são sistematizados, organizados e analisados a partir de Sistema de Informação Geográfica (SIG), utilizando programas computacionais de software livre de Geoprocessamento.

A integração e transformação dos dados primários e Georreferenciados através das tecnologias de SIG possibilita a construção de produtos cartográficos em escala local e indicadores socioespaciais para políticas públicas de ordenamentos territorial e ambiental na região Amazônica. Os tipos de dados a integrar os diferentes projetos de pesquisa e os locais selecionados são definidos de acordo com levantamentos de demandas realizados nos municípios que integram a Amazônia Tocantina paraense através de procedimentos da Cartografia Social. O programa visa potencializar as atividades de pesquisa desenvolvidas por docentes do Campus Universitário do Tocantins/Cametá, da UFPA, em diálogo com entidades, empresas, comunidades e organizações sociais tanto em vista da ampliação, aprofundamento e consolidação da pesquisa na área ambiental, quanto no sentido da formação e qualificação de quadros técnicos para gestão de recursos e territórios da região.

Coordenação

Responsável pelo Laboratório

Edir Augusto Dias Pereira

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8073664444803317

 

Técnico do Laboratório

Prof. MSc. Welington Moraes (Faculdade de Geografia)

Bolsistas em atuação no Laboratório

Letícia Santos Furtado (PIBIC Interior)
Discente do curso de Licenciatura em Pedagogia (Turma 2015- Intensivo) UFPA-Campus Cametá

Leonardo Crísthian Pompeu Wanzeler (Pibic Pro-Doutor)
Discente do curso de Licenciatura em Geografia (Turma 2015- intensivo) UFPA-Campus Cametá

Endereço

Campus Universitário do Tocantins/Cametá
Complexo de Salas de Aula e Laboratórios
Trav. Pe. Antônio Franco, 2617 - Bairro da Matinha
CEP 68400-000    Cametá-PA

Telefones: (91) 3781-1182 / 99226-7156
E-mail: edirdias @ ufpa.br

Resumo das atividades desenvolvidas no Laboratório

1. Cursos de curta duração de formação na área do geoprocessamento e cartografia, através de Oficinas, para estudantes do campus, estudantes bolsistas dos projetos de pesquisa vinculados ao Laboratório e outros
2. Reuniões de professores pesquisadores e bolsistas, reuniões para orientação de Trabalhos Acadêmicos desenvolvidos no âmbito de disciplinas dos cursos e reuniões de estudo de grupos de pesquisas do campus.
3. Aulas práticas desenvolvidas a partir de disciplinas que exigem o uso de computadores, acesso à internet e uso de softwares livres de geoprocessamento dos cursos vinculados
4. Produção de mapas e pesquisa na internet para projetos de pesquisas, trabalhos acadêmicos, Trabalhos para apresentação em eventos acadêmicos e Trabalhos de Conclusão de Curso de estudantes dos cursos vinculados.

Objetivos e Metas

- Desenvolver a formação de estudantes de graduação para o uso de geotecnologias relacionadas ao Sistema Geográfico de Informação (SIG) voltado para o ordenamento territorial e ambiental.
- Auxiliar no desenvolvimento de atividades práticas de componentes curriculares dos cursos do campus que demandam o uso de geotecnologias para o ensino;
- Ofertar cursos de formação na área da cartografia e geoprocessamento para público interno e externo ao campus;
- Dá suporte à produção cartográfica relacionada a projetos de pesquisa e extensão de docentes e ao desenvolvimento de Trabalhos de Pesquisa dos estudantes dos cursos vinculados;
- Construir um banco de dados com informações georreferenciadas da região que impulsione o desenvolvimento de novas pesquisas e constitua indicadores para políticas públicas de ordenamento territorial e ambiental em escala local.

Unidades e docentes vinculados

1. Faculdade de Geografia: Prof. MSc. Rosivanderson Correa Baia, Prof. MSc. Welington Moraes, prof. MSc. Mario Júnior de Carvalho Arnaud e Prof. MSc. José Carlos Cordovil.
2. Faculdade de Agronomia: Prof. Dr. Rafael Coelho Ribeiro e Profª Drª Kelli Garboza da Costa.
3. Faculdade de Ciências: Profª Drª Andreza de Lourdes Souza Gomes
4. Faculdade de Educação do Campo: Prof. MSc. Enivaldo Monteiro.
5. Faculdade de Linguagem: Prof. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues.
6. Faculdade de Educação: Prof. Dr. Edir Augusto Dias Pereira.

 


Atividades desenvolvidas no Laboratório

GEOGRAFIA – As atividades desenvolvidas pela faculdade de Geografia em cooperação com o laboratório PROOTMA, principalmente no que concerne ao suporte das disciplinas do curso, estão relacionadas à aplicação das geotecnologias em áreas como: Pedologia, Geociências, Climatologia, Biogeografia, Sensoriamento Remoto, Cartografia, Topografia, Georreferenciamento, Geografia Urbana, Meio Ambiente, Planejamento Ambiental, Zoneamento Ecológico-Econômico e Ordenamento Territorial.

Além disso, o Laboratório PROOTMA contribui para a construção do banco de dados geográfico que consiste no registro e armazenamento de informação georreferenciada sobre o meio físico, biótico e socioeconômico, principalmente sobre a análise multitemporal das formas de uso e ocupação do solo da região, tornando-se uma ferramenta fundamental no suporte a decisão para gestão e planejamento a curto, médio e longo prazo, além de contribuir para o monitoramento e avaliação de impactos ambientais.

O PROOTMA oferece suporte aos alunos do curso de Geografia, e outros cursos do Campus, oferecendo oficinas e cursos básicos e avançados de capacitação em Sistemas de Informação Geográficas e dá suporte na elaboração de mapas, cartas e plantas utilizados em seus respectivos projetos de TCC, Iniciação Científica e Artigos Científicos. As atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas por professores da faculdade também estão vinculadas ao laboratório como o projeto de extensão Roteiro Geo-turístico na cidade de Cametá coordenador pelo prof. MSc. José Carlos Cordovil e o projeto de pesquisa Novas dinâmicas territoriais na Amazônia Tocantina: projeto de emancipação territorial da Vila da Carapajó coordenado pelo prof. MSc. Rosivanderson Baia Corrêa e as atividades do Grupo de Estudo e Pesquisa em Geografia Agrária e Território coordenado pelo prof. MSc. Mario Júnior de Carvalho Arnaud.

AGRONOMIA - As disciplinas da Faculdade de Agronomia que demandam por apoio do laboratório “PROOTMA” são: Letramento e Formação do Agrônomo na Amazônia, Zoologia, Botânica, Ecologia, Agroecologia, Agropedologia I, Elementos de Informática, Topografia e Cartografia, Pesca Artesanal e Aquicultura, Fitotecnia I, Fruticultura, Sistemas Agroextrativistas, Geoprocessamento e Georreferenciamento, Manejo e Gestão de Recursos Naturais, Uso Alternativo de Várzeas e na Elaboração de Projetos de Pesquisa.

Oferecemos nas dependências do laboratório “PROOTMA”, oficinas sobre Bancos de Dados Geográficos, Análise Espacial, projetos de SIG e Cartografia e Sensoriamento Remoto focados na prática da Agricultura. Produção de Material Didático sobre Mapeamento do zoneamento agrícola (terra firme e várzeas), de recursos naturais: solos, clima, vegetação, recursos hídricos, da geografia da região (relevo, declividade), características sócio-econômicas, épocas de plantio e manejo para as culturas de importância agroextrativista no território do Baixo Tocantins serão desenvolvidas, para embasar atividades de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Agronomia. O laboratório “PROOTMA”, ainda apoia ações do projeto intitulado “Plantas da Flora Amazônica para Reduzir uso de Inseticidas Sintéticos em Comunidades Rurais de Cametá, Pará”, apoiado pela FAPESPA no edital Nº 006/2015, com coordenação do Prof. Dr. Rafael Coelho Ribeiro.

EDUCAÇÃO DO CAMPO – O curso de educação do campo em Ciências Naturais e Agronomia também apresenta uma série de componentes curriculares que demandam ações no Laboratório PROOTMA, em função mesmo de sua estruturação na Alternância Pedagógica, que demanda georreferenciamento das atividades/locais de pesquisa do tempo comunidade do curso. Componentes curriculares como Agropedologia, Agroclimatologia, Sistema Família - Espaço Produtivo, Sociedade e Ambiente, Tecnologias Educacionais, Sistemas Agroflorestais e Extrativistas, Geoprocessamento e Georreferenciamento, Desenvolvimento Rural e Estudo da Localidade e Sistemas Agrários demandam recorrentemente ações de uso do Laboratório para fiz de pesquisa, ação prática e estruturação de banco de dados.

PEDAGOGIA – As disciplinas Fundamentos Teóricos do Ensino de Geografia, Educação e Meio Ambiente, Educação do Campo, Estatística Aplicada a Educação e Tecnologias, Informática e Educação utilizam o Laboratório para atividades práticas de ensino para as turmas de Licenciatura em Pedagogia de acordo com o PPC de Pedagogia da Faculdade de Educação que prever carga horária prática para estas e uso do recurso da informática. São desenvolvidas Oficinas de Alfabetização Cartográfica, Produção de Material Didático e Mapeamento Participativo (Cartografia Social) com os estudantes do curso e de outros cursos do Campus. São utilizados sites para pesquisa, software de ensino e geoprocessamento para formação dos estudantes. Pela Faculdade de educação são desenvolvidas atividades de laboratório do projeto de pesquisa Educação e Territorialidade ribeirinha: estudo e mapeamento participativo do transporte escolar em ilhas do município de Cametá/PA (PIBIC 2016-2017), coordenado pelo Prof. Dr. Edir Augusto Dias Pereira, a partir do Grupo de Pesquisa em Cultura, Território e Resistência da Amazônia Tocantina (SÍTIO), cadastrado e certificado no Diretório de Grupos do CNPq, e produção de mapas para os TCC em Pedagogia voltados para transporte escolar ribeirinhos, saberes da pesca e escolas do campo em geral.

 


Outras informações

O Programa de Ordenamento Territorial e Ambiental através de Integração de Banco de Dados Georreferenciados (PROTIMA) é uma iniciativa do Campus Universitário do Tocantins/Cametá da Universidade Federal do Pará, visando integrar ações de pesquisa dos professores do campus. As condições e possibilidades de pesquisa verificadas no campus e nessa região da Amazônia Tocantina, área de atuação da UFPA/Cametá, nos impulsiona a desenvolver o PROOTMA através da instalação do Laboratório de Cartografia e Geoprocessamento.

Na nossa região da Amazônia Tocantina temos já uma série de estudos e informações produzidos por pesquisadores, institutos de pesquisa e por órgãos dos governos, mas geralmente estes dados: não são totalmente confiáveis; abrangem grande escala, não contemplando estudos mais locais; utilizam metodologias pouco coerentes e consistentes e encontram-se dispersos, não sendo integrados em um banco de dado que permita análises mais complexas, aprofundadas e abrangentes. Assim, o PROOTMA visa criar um Banco de Dados Integrados no Campus Universitário do Tocantins, para proporcionar que os pesquisadores desta instituição potencializem os resultados de suas pesquisas e as coordenem, em vista de combinar esforços e aproveitar recursos para produção de conhecimentos necessários ao desenvolvimento cientifico, tecnológico, às inovações, planejamento e implementação de política públicas e ações de movimentos sociais.

Nós vivemos em uma região marcada pela presença dos mais diversos usos sociais do rio Tocantins, várzeas, ilhas e outros meio naturais, mas faltam conhecimentos mais abrangentes e específicos sobre os mais diversos ecossistemas da região, bem como sobre as cidades, vilas e ocupações e usos da terra, da floresta, dos campos naturais, dos recursos etc. Conhecimentos bioquímicos sobre a água do rio Tocantins e demais rios, igarapés da região, por exemplo, tão importantes para a vida das mais diversas populações locais são inexistentes. Assim as políticas públicas de saúde, saneamento, proteção ambiental, produção agropecuária e turismo etc., não encontram base de informações consistentes para sua formulação e implementação. Mesmo as informações que existem nesse âmbito são insuficientes, fragmentadas, desatualizadas ou não confiáveis.

A qualidade de água para balneabilidade, para consumo humano, para as práticas agrícolas ou aquicultura etc., não é sistematicamente conhecida e analisada nas cidades ou nos interiores dos municípios dessa região do rio Tocantins. Um banco de dados integrado busca possibilitar que todas as informações sobre a água, as vegetações, os solos, os climas, os relevos, a fauna etc. não apenas fossem organizadas, como também espacializadas, sistematizadas e generalizadas através de tratamento pelo Geoprocessamento e Sistema da Informação Geográfica, comparando-se situações, acompanhando-se desenvolvimentos e variações temporais, distribuições e níveis de impactos na vida nas pessoas e dos meios ecológicos estudados. Novas informações coletadas em diferentes escalas locais e sistematizadas serão articuladas as já integradas no banco de dados, possibilitando novas análises, através da combinação com outros dados (da fauna, da flora, do solo, do clima, da produção agrícola, da circulação e comunicação, da saúde, da educação, da moradia, transporte etc.).

Em geral, os gestores municipais e/ou estaduais e federais tomam decisões ou desenvolvem projetos e programas sem o conhecimento de todas as condicionantes socioambientais envolvidas nos problemas que procuram combater. Os governos municipais não possuem uma base de dados segura e confiáveis, que possibilite a constante renovação e ampliação de informações específicas, garantindo assim que recursos, investimentos e tempo não sejam desperdiçados ou utilizados de modo inadequado e ineficaz. Este banco de dados poderá abrir a possiblidade para que estes gestores possam consultar, encomendar estudos ou produtos específicos combinando dados de variáveis ambientais significativas para escala do problema e da política que pretendessem desenvolver. Assim como organizações da sociedade civil em geral, cooperativas e associações poderão acessar informações ou produtos (informações especializadas) para o desenvolvimento de seus projetos e ações coletivas em escala local ou regional. Obter dados sistematizados e com a mínima confiabilidade em nossa região é muito difícil, e um único pesquisador apenas cobre um campo mínimo, recolhendo informações e as organizando sobre situações muito específicas. Mas, se vários projetos de pesquisa estiverem colaborando para alimentar um único banco de dados, os pesquisadores apenas concentrarão seus esforços em produzir as informações necessárias que possam somar com as informações de outros pesquisadores, assim ambos devem economizar esforços, potencializando o entendimento da realidade estudada, pois cobrirão mais aspectos e uma população e área maior.

Dadas as condições atuais de pesquisa na nossa região e no campus, não podemos mais realizar trabalhos isolados, esporádicos e com poucos recursos, pois geralmente pesquisamos na mesma área, atuamos tentando conhecer melhor os mesmos ecossistemas. Uma forma de unificar e potencializar nossos esforços de pesquisa é integrar as informações de nossas pesquisas em um único banco de dados que nos possibilite, pouco a pouco, uma base sólida para avançarmos na produção de mais conhecimentos científicos e conhecimentos mais sistemáticos, específicos e úteis. O PROOTMA busca esta integração a partir das nossas áreas especificas de formação e atuação, utilizando e combinando várias metodologias de pesquisa, para desenvolver melhor o nosso trabalho de pesquisa, espacializando informações, trabalhando de forma coordenada na produção de conhecimentos socioambientais e constituindo progressivamente uma rede de cooperação que nos possibilite em pouco tempo constituir projetos de pesquisa de largo escopo e alcance científico.

 

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