Faculdade de Linguagem (Letras Língua Inglesa)
O Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa do Campus Universitário de Cametá tem por meta formar educadores competentes na língua e cultura inglesas, capazes de assumir um posicionamento crítico e reflexivo que os leve a estabelecer relações dialógicas no âmbito de sua comunidade e além dela. Considerando-se a grande complexidade de que se revestem atualmente as relações sociais na sociedade brasileira, especialmente no que diz respeito ao mundo do trabalho onde tais relações se manifestam em toda a sua crueza, e considerando também que a escola deve ter, entre outras, uma função propedêutica, o professor de língua inglesa, como língua estrangeira, precisa ter consciência do significado e da repercussão de sua ação didático-pedagógica na vida de seus alunos e estar preparado para enfrentar os desafios daí advindos. O curso de Letras Língua Inglesa, objetiva proporcionar a formação inicial, em nível superior, de professores Licenciados em Letras Língua Inglesa, para atuar nas diversas modalidades de ensino, como educação básica, educação de jovens e adultos, cursos livres, e em outras áreas, como assessoria bilíngue, pesquisa etc. Tal formação se dará com conhecimento da realidade sociolinguística de países de língua inglesa, proporcionando um olhar diferenciado sobre esta, para que possam assim atuar de maneira diferenciada, superando a visão simplificada do fenômeno língua/linguagem como um conjunto de regras a serem seguidas, e assumindo-o como meio privilegiado de interação sociolinguística, reconhecendo aí também o espaço das manifestações literárias. As dimensões, ética, humanista, crítica, autônoma e engajada com a intervenção e transformação do meio social devem ser contempladas na formação do licenciado.
Direção da Faculdade
DiretoraProfa. Dra. Yasmim Pereira Yonekura |
Secretaria da Faculdade
SecretárioCélio Epifane Cruz |
Avaliação do Curso
Nossa última avaliação foi em 2014, feita pelo MEC
Conceito final: 4
Horário de funcionamento
Direção: Segunda a quarta-feira de 15:00 às 18:00
Secretaria: 08h às 12:00 e 14h às 18h
Endereço e contato
Prédio da Administração (2º andar)
Trav. Pe. Antônio Franco, 2617 - Bairro da Matinha
CEP 68400-000 Cametá-PA
Telefone: (91) 3781-1182 (Ramais 219 e 220)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Links úteis: [Em construção]
Documentos
- TERMO DE AUTORIZAÇÃO E DECLARAÇÃO DE AUTORIA
- TERMO DE ENTREGA DA VERSAO FINAL DE TCC
- SOLICITACAO DE ORIENTACAO DE TCC
- SOLICITAÇÃO DE MONITORIA
- REQUERIMENTO ESTUDANTES
- FORMULÁRIO DE COMPOSIÇÃO DE BANCA
- FORMULÁRIO ATIVIDADES COMPLEMENTARES
- FICHA DE AVALIAÇÃO TCC
- CERTIFICADO DE MONITORIA
- REQUERIMENTO ESTUDANTES
- NOVO PPC APROVADO EM 2018
- ANEXOS - PCC + EMENTAS
Corpo docente
Breno de Campos Belém Titulação máxima: Mestre |
|
Maria Luiza Faleiros Lima Titulação máxima: Mestra |
|
Lucas Rodrigues Lopes Titulação máxima: Doutor |
|
Yasmim Yonekura Titulação máxima: Doutora |
|
Andréa Silva Domingues Titulação máxima: Doutora |
Núcleo Docente Estruturante (NDE)
O NDE da Faculdade de Linguagem – Língua Inglesa está constituído pelos seguintes docentes:
Profª. Dra. Yasmin Yonekura
Profª. M.s.c. Maria Luiza Rodrigues Faleiros Lima
Prof. Dr. Lucas Rodrigues Lopes
Profª. Andréia Silva Domingues
Profª. Benedita Maria do Socorro Campus de Sousa
Planejamento
- Ensino Remoto Emergencial (ERE) – 2021
- OFERTA 2019.1 E 2019.2
- Calendário Oferta - Período Extensivo 2018.4
Projetos
A Faculdade de Linguagem – Língua Inglesa, por meio de seu corpo docente, mantém um conjunto de ações relacionadas à extensão e à pesquisa, conforme demonstram os diferentes projetos relacionados abaixo.
2020 - Atual
PIBEX - Oficinas de ensino de língua e cultura Inglesa para alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas de Oeiras do Pará e região
Descrição: O intuito desse projeto é fazer com que os alunos do 4º período do curso de Letras- Língua Inglesa do polo de Oeiras do Pará ministrem oficinas de Língua Inglesa e cultura anglófona para alunos de escolas públicas do 5º ano que nunca tiveram aulas de inglês, pois as escolas da rede pública da região só oferecem língua inglesa a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, algumas nem oferecem a disciplina. Em relação à questão educacional da região observa-se que grande parte da população de Oeiras do Pará ainda é analfabeta. Dos alunos que ingressam no Ensino Fundamental, cerca de 15% conseguem concluí-lo, sendo assim, criar projetos para incentivar as crianças a permanecer na escola é de suma importância. Através deste PIBEX pretendemos dar continuidade a um projeto de ensino de inglês que iniciamos em 2019, o qual obteve bastante êxito. Os acadêmicos de Língua Inglesa prepararam aulas de inglês e atividades envolvendo a cultura anglófona para alunos carentes da cidade e regiões ribeirinhas. Tivemos uma aluna bolsista que coordenou o projeto e também alunos voluntários. Além de iniciar o aprendizado de inglês de uma forma lúdica os discentes do projeto também tiveram a oportunidade de assistir e participar de atividades como: Halloween, Thanksgiving e Christmas celebrations. As aulas e as atividades, segundo professores e coordenadores das escolas envolvidas, deixaram as crianças bastante empolgadas para continuar estudando a língua inglesa e ir com mais segurança para o Ensino Fundamental maior..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. Alunos envolvidos: Graduação: (15) . Integrantes: Dante Luiz de Lima - Coordenador / Railane Soares Barroso - Integrante. |
2020 - Atual
Das salas de aulas aos ambientes virtuais de aprendizagem: A emergência de representações e discursos de língua-cultura inglesa à luz da Teoria da Complexidade
Descrição: Há algum tempo, temos observado certo deslocamento da internet como uma mera fonte de pesquisa, passando a ocupar o lugar de troca de experiências e de conhecimento, especialmente, como o lugar em que ofertas e possibilidades de ensino-aprendizagem são infinitas. Dessa forma, centenas de pessoas, como, por exemplo, professores, alunos, pesquisadores discutem assuntos e trocam informações o tempo inteiro. Consequentemente, a internet tem servido a diversos extratos sociais, uma vez que, com as novas tecnologias, pode-se estar conectado muitas horas ao dia, por meio de aparelhos de celulares, tablets, dentre outros. O presente trabalho se justifica diante do crescimento vertiginoso das redes sociais com base no advento da internet nos últimos anos. Merece uma discussão e reflexão crítica, visto que faz emergir uma aproximação e contraste das ferramentas e métodos tradicionais de ensino-aprendizagem de língua inglesa, possibilitando estudar, verificar, rastrear indícios discursivos em narrativas de aprendizes de línguas estrangeiras com o objetivo de melhor compreender que representações carregam de si e de comunidades de aprendizagem no Facebook, impactando na formação de professores de línguas estrangeiras em pré-serviço. Além disso, com nossa proposta buscaremos também entender que fatores motivacionais emergem nos dizeres de participantes dessas comunidades de ensino-aprendizagem ao aprenderem uma língua estrangeira de forma autônoma. Mais especificamente, nos estudos da Linguística Aplicada (LA), existem vários estudos, que consideram a aquisição de uma segunda língua à luz da teoria da complexidade, dentre os quais chamamos à atenção ? Larsen-Freeman (2007), Ellis e Larsen-Freeman (2009), Paiva (2005/2009), Paiva e Nascimento (2009), Magno e Silva (2015/2016/2017/2018/2019). Com base nesses estudos, pensando no sistema adaptativo complexo (SAC), enfatizando os processos de adaptação e aprendizagem, entendemos a língua como um sistema complexo, que abrange ordens biológicas, cognitivas, sociais, históricas e políticas. Vale destacar, aqui, a interrelação dos sistemas complexos, já que estão a todo momento agindo e reagindo, influenciando e sendo influenciado por elementos integradores. Dessa perspectiva, vislumbramos a língua em sua dinamicidade, sendo caracterizada como um sistema vivo em constante mudança e reorganização. Nosso projeto de pesquisa insere-se na grande área da Linguística Aplicada, na área de concentração ?Estudos Linguísticos? e, mais especificamente, na linha de pesquisa ?Ensino e Aprendizagem de Línguas e Culturas, tendo como objetivo compreender criticamente as representações de participantes de comunidades do Facebook acerca do ensino-aprendizagem de língua inglesa à luz da teoria da complexidade. Mais especificamente, objetivamos: a) identificar as representações dos participantes dessas comunidades do Facebook acerca do ensino-aprendizagem de língua inglesa; b) investigar como essas comunidades podem (ou não) promover a motivação e autonomia de seus participantes. Coordenador: Lucas Rodrigues Lopes
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . |
Informações complementares
[Em construção]
Redes Sociais