Página inicial > Municípios > Limoeiro do Ajuru

Limoeiro do Ajuru

Publicado: Sexta, 12 de Maio de 2017, 12h12 | Última atualização em Sexta, 12 de Maio de 2017, 12h12 | Acessos: 3824

A Universidade Federal do Pará, por meio do Campus Universitário do Tocantins/Cametá, iniciou suas atividades no município de Limoeiro do Ajuru no ano de 2012. Conheça um pouco mais sobre esse importante município paraense.

Gentílico: ajuruense

Histórico de Limoeiro do Ajuru (Pará - PA)

Carlos Fonseca argumentou que os primórdios da povoação de Limoeiro remontam a 1895, pois foi elevado à categoria de vila pertencente ao Município de Cametá pela Lei nº 924, de 6 de julho daquele mesmo ano. Ignácio Moura, por sua vez relata na obra "De Belém a São João do Araguaia - Vale do Rio Tocantins" que em 1887 a visitara e ainda era Freguesia. E continua: "é um ou dois arruamentos de casas pequenas, porém alegres, que a família do geógrafo paraense Dr. Carlos Novaes pretende elevar à categoria de sede de Comarca. Dispunha de uma pequena igreja católica, dá-lhe o cunho cultural da terra, e uma escola mista, regida por uma professora primária que distribuía a instrução primária às crianças da Vila e dos arredores, onde não existia quase analfabeto. Havia uma coletoria estadual independente da de Cametá"
Possivelmente a posição estratégica do furo do Rio Limoeiro, que dá acesso seguro do Rio Tocantins ao Baixo Amazonas, tenha contribuído decisivamente para a consolidação da localidade.
Sabe-se também, que, em 1911, já figurava como distrito do Município de Cametá.
Observando-se os quadros das divisões administrativas e territoriais datadas de 1933 e 1936, respectivamente, pode-se deduzir que o mencionado distrito permaneceu extinto durante três anos. Entretanto, em 1938, após ter recuperado o antigo predicado, teve o seu nome mudado para Janua Coeli.
A primeira tentativa de emancipação da localidade se deu por ato do governador Zacarias de Assunção, através da Lei nº 1127, de 11-03-1955. Entretanto, um mandato de segurança impetrado por Magalhães Barata em 1955, junto ao Supremo Tribunal Federal - STF, cancelou a emancipação em acórdão proferido a 04-12-1955, obrigando o Governo do Estado a decretar a insubsistência do desmembramento pelo Decreto nº. 19846, de 26-01-1956.
Evidenciava-se assim, a ferrenha luta pelo poder entre esses dois políticos paraenses.
Nessa medida, vários municípios estavam nas mesmas condições de Limoeiro do Ajuru, um deles era Bagre que também perdeu sua condição de município.
A denominação Limoeiro vigorou até 1961 [lei estadual nº 2460, de 29-12-1961], quando passou a chamar-se Limoeiro do Ajuru. Na mesma época, tornou-se também, unidade autônoma, com terras desmembradas dos municípios de Cametá e de Oeiras do Pará.

Formação Administrativa

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, Limoeiro aparece como distrito no Município de Cametá. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-12-1936 e 31-12-1937.
Pelo decreto-lei estadual nº 3131, de 31-10-1938, o distrito de Limoeiro passou a denominar-se Janua Coeli.
Em divisão territorial datada de 01-07-1950, o distrito já denominado Janua Coeli (ex-Limoeiro) permanece no Município de Cametá. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-07-1960.
Elevado à categoria de município com a denominação de Limoeiro do Ajuru, pala lei estadual nº 2460, de 29-12-1961, desmembrado de Cametá e Araticu com sede no atual distrito de Limoeiro do Ajuru (ex-localidade). Instalado em 05-04-1962.
Em divisão territorial datada de 31-12-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial até os dias atuais, sem formação distrital e seu principal núcleo populacional é a sede municipal.

Fonte das informações
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística