Página inicial > Últimas Notícias > Evolução no Quantitativo de Técnico-Administrativos/as do Campus Universitário do Tocantins/Cametá – UFPA

• Publicado: Segunda, 19 de Abril de 2021, 12h43
  • Última atualização em Segunda, 19 de Abril de 2021, 12h44

De 1982 a 2012, o Campus Universitário do Tocantins/Cametá-UFPA possuía 10 técnico-administrativos/as. De 2013 a 2020, mais 17 servidores passaram a integrar o corpo técnico da Unidade Regional, totalizando 27 técnico-administrativos/as. Um crescimento de 170%.

Com 17 técnico-administrativos/as a mais, a partir de 2013, o Campus Universitário do Tocantins/Cametá passou a ter ainda mais condições de ampliar suas ações de ensino, pesquisa, extensão e gestão na Região do Baixo Tocantins, oportunizando também a configuração de 04 Polos Universitários na Região – Mocajuba, Baião, Oeiras do Pará e Limoeiro do Ajuru –, que já oportunizaram a formação superior a um conjunto de jovens e adultos e continuam oportunizando.

Fonte: Consideramos o ano de admissão do servidor ou da servidora. Dados obtidos a partir do SIGRH – março de 2021.

Desse quantitativo, 07 são servidoras e 20 são servidores, que atuam em diferentes territórios da Unidade Regional, como biblioteca, Coordenação de Planejamento, Gestão e Avaliação (CPGA) do Campus, Divisão de Tecnologia de Informação (DTI), Faculdades, Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (Mestrado), Laboratórios, Divisão de Assistência Estudantil (DAEST), por exemplo.

Atualmente, o Campus possui sua Divisão de Assistência Estudantil (DAEST) com uma psicóloga, uma assistente social, além de bolsistas, e uma pedagoga; esta última por meio de contrato a partir da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST), com ações também na Divisão de Inclusão Educacional (DTI). E está prevista a contratação de um tradutor/intérprete de libras para atuar nas ações do campus, conforme mediações junto à Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST). A Divisão de Assistência Estudantil vem realizando importante trabalho junto aos discentes do Campus, quer na sede como a partir dos 04 Polos Universitários.

Com esse aumento de 170% no número de técnico-administrativos/as do Campus, a Divisão de Tecnologia de Informação (DTI) do Campus passou a ter mais dois servidores, contribuindo com ações de fortalecimento desse setor na Unidade Regional, bem como em ações de trabalho nos laboratórios instalados. Hoje, a DTI possui 03 servidores.

Com esse aumento, houve também condições de termos o acompanhamento de laboratórios por meio de técnico na área, como o de Química, como já acontecia com o laboratório de biologia, desde 2010. Com esse coletivo de servidores e servidoras, as Faculdades vêm tendo suas secretarias assistidas em suas atividades acadêmico-administrativas, contribuindo com a formação de um conjunto de jovens e adultos desta importante Unidade Regional da UFPA, com seus 04 Polos Universitários.

Não menos importante está a estruturação da CPGA, com um conjunto de servidores e servidora que realizam importante trabalho em ações de gestão do Campus em sua totalidade, envolvendo demandas institucionais a partir de todas as subunidades do Campus, bem como da coordenação e vice-coordenação da unidade.

Trata-se de um conjunto de servidores e servidoras com formação qualificada no exercício de uma gestão sempre focada na defesa da Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade Social referenciada na emancipação de homens e mulheres do Baixo Tocantins, da Amazônia, contribuindo também para o fortalecimento dos Polos Universitários.

E em 2015, por meio de edital do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultural, houve no Campus Turma Especial voltada para o PADT – Programa de Apoio à Qualificação de Servidores Técnico-Administrativos da UFPA, com a oferta de 16 vagas, dando condições para a ampliação mais ainda da qualificação profissional de servidores e servidoras da UFPA e da Unidade Regional, além da oportunidade de formação por meio de cursos realizados pela UFPA, contando com o apoio da Unidade Regional, com sua gestão.

Texto: Coordenação do Campus Universitário do Tocantins/Cametá