Página inicial > Últimas Notícias > Quantitativo de auxílios obtidos por Estudantes do Campus Universitário do Tocantins/Cametá e seus Polos Universitários em 2020

• Publicado: Quinta, 22 de Abril de 2021, 12h42
  • Última atualização em Quinta, 22 de Abril de 2021, 17h54

A Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST) da Universidade Federal do Pará é responsável pelas políticas de assistência, integração e acessibilidade estudantis, que visam favorecer a permanência de discentes em vulnerabilidade socioeconômica na UFPA. É por meio da SAEST que são ofertados os editais de auxílios, bolsas e programas, como o Programa Permanência e/ou Moradia, a partir dos quais os/as discentes dos Campi da UFPA têm tido condições para vivenciar a formação superior com qualidade mais ainda. Também são ofertados pela equipe da SAEST serviços de apoio psicológico, social e pedagógico aos alunos, assim como encaminhamentos para atendimentos na rede de saúde, visando dar suporte integral à comunidade acadêmica. Nos Campi da UFPA, estes serviços são oferecidos pelas Divisões de Assistência Estudantil (DAEST).

Através da DAEST Cametá, no ano de 2020, mais de 32 alunos do Campus Universitário do Tocantins/Cametá tiveram acesso a acompanhamento psicológico remoto, somando mais de 148 atendimentos psicológicos. A Divisão também realizou eventos virtuais voltados aos alunos durante o ano de 2020. Dentre minicursos, rodas de conversa e reuniões do Clube de Leitura voltado à comunidade acadêmica do campus, foram contabilizadas mais de 210 participações de estudantes nas atividades promovidas virtualmente pela DAEST Cametá.

Quanto aos auxílios financeiros disponibilizados pela SAEST, foram ofertados 8.799 auxílios para estudantes da Universidade Federal do Pará. Deste total, 830 auxílios foram obtidos por discentes do Campus Universitário do Tocantins/Cametá e seus Pólos Universitários, correspondendo a 9,4% dos 8.799 auxílios disponibilizados pela SAEST.

Esses dados revelam que aproximadamente 10% dos auxílios ofertados na UFPA foram obtidos pelos discentes do Campus Universitário do Tocantins/Cametá, numa evidência também do trabalho de gestão empreendido pela Divisão de Assistência Estudantil (DAEST) dessa Unidade Regional da UFPA, que media um conjunto de ações para que os/as discentes do Campus e Polos possam acessar os auxílios, bolsas e programas. Durante os anos de gestão do Campus, a luta foi para que essa divisão estivesse estruturada, de modo que as políticas de assistência estudantil possam cada vez mais ser implementadas e acessadas pelos/as discentes.

Fonte: Número de bolsas – SAEST/abril de 2021

Os 830 auxílios obtidos pelos/as discentes do Campus Universitário do Tocantins/Cametá, em 2020, no interior de 2.846 discentes ativos nesse Campus, correspondem a 29,16% desse universo. Ou seja, aproximadamente 1/3 dos/as discentes do Campus Universitário do Tocantins/Cametá foram contemplados/as com auxílios. Mas ainda há muita luta por ampliar mais auxílios para as Universidades no Brasil, para que também haja mais auxílios para os campi.

Fonte: Número de bolsas – SAEST/abril de 2021

A gestão para o acesso a bolsas, auxílios, programas e serviços é um avanço no Campus Universitário do Tocantins/Cametá, que vem garantindo condições para uma política estudantil cada vez mais próxima aos discentes, quer da sede do Campus como seus Polos Universitários, a partir do trabalho da Divisão de Assistência Estudantil (DAEST), constituído pelo triê – Assistente Social, Psicóloga e Pedagoga. E muito deve continuar sendo implementado para o acesso e permanência de jovens e adultos, filhos e filhas de trabalhadores e trabalhadoras, na Universidade sempre Pública, Gratuita e de Qualidade Social.

Texto: Coordenação do Campus Universitário do Tocantins/Cametá.