Faculdade de Linguagem (Letras Língua Portuguesa)
A Faculdade de Linguagem (FAL) do Campus Universitário do Tocantins/Cametá (CUNTINS/Cametá), Universidade Federal do Pará (UFPA), constitui-se em uma Subunidade Acadêmica de formação superior, voltada à área das Letras.
Com a finalidade de formar profissionais das Letras, a Faculdade de Linguagem se pauta no compromisso com a valorização do trabalho docente e na construção de práticas educacionais inovadoras, que promovam e emancipem o ser humano com vistas à transformação social, por meio de cursos regulares de graduação, quer na modalidade presencial quer na modalidade a distância, observando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, na forma do Estatuto e Regimento Geral da UFPA e do Regimento do CUNTINS/Cametá-UFPA.
Histórico
O Curso de Letras foi iniciado em 1987, no CUNTINS/Cametá, mas a Faculdade de Linguagem (antiga Faculdade de Letras) passou a existir somente na década de 1990. Tendo como diretores os professores Doriedson Rodrigues, Ivone Veloso, Glaucy Figueiredo e, atualmente, Jorge Domingues Lopes. Além das turmas regulares mantidas nos municípios de Cametá, Baião, Mocajuba, Oeiras do Pará e Limoeiro do Ajuru, já ofertou turmas no município de Pacajá (PA).
Direção da Faculdade
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DiretoraProfa. Dra. Benedita Maria do Socorro Campos de Sousa Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2941296390551969 |
Vice-DiretorProf. Me. Luis de Nazaré Viana Valente Sousa Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4821720540447242 |
Secretaria da Faculdade
SecretárioCélio Epifane Cruz |
Horário de funcionamento
De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 15h às 18h.
Endereço e contato
Prédio da Administração Professora Maria Cordeiro de Castro (2º andar)
Trav. Pe. Antônio Franco, 2617 - Bairro da Matinha
CEP 68400-000 Cametá-PA
Telefone: (91) 3781-1182 (Ramais 218 e 219)
E-mail: faculdadelinguagem @ gmail.com
Links úteis
ESPECIALIZAÇÃO EM LIBRAS E METODOLOGIAS DE ENSINO PARA ALUNOS SURDOS
II ENCONTRO DE LETRAS
https://sites.google.com/view/encontroletrascameta
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PRÁTICAS DE LETRAMENTO E ESCRITA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
http://cursos.fadesp.org.br/mostraturma.asp?turma=590*0*1*1/18
Processos Seletivos
Concurso PSS Língua Portuguesa Edital nº 100, de 10 de maio de 2018
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Resultados
▼RESULTADO DAS SOLICITAÇÕES DE MONITORIA FACULDADE DE LINGUAGEM
Documentos
TERMO DE AUTORIZAÇÃO E DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Modelo do Termo de Entrega da Versão Final de TCC
Formulário de atividades complementares 2018
Planejamento 2017.3 - Letras Português
Regimento da Faculdade de Linguagem
Solicitação de Orientação de TCC
Formulário de Constituição de Banca Examinadora de TCC
Modelo de Declaração de Monitoria
Modelo de TCC Letras - tipo Artigo
Modelo de TCC Letras - tipo Monografia
Modelo de TCC Letras - tipo Projeto de Intervenção
Termo de Entrega da Versão Final do TCC
Inclusão de conceito pelo docente
Corpo docente
Atualmente, o corpo docente da Faculdade de Linguagem (Língua Portuguesa) está constituído por 12 professores efetivos e 3 professores substitutos.
Ângela Maria Vasconcelos Sampaio Góes Titulação máxima: Mestra |
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Benedita Maria do Socorro Campos de Sousa Titulação máxima: Doutora |
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Doriedson do Socorro Rodrigues Titulação máxima: Doutor |
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Gilcilene Dias da Costa Titulação máxima: Doutora |
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Glaucy Ramos Figueiredo Titulação máxima: Doutora |
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Helane de Fátima Gomes Fernandes Titulação máxima: Doutora |
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Ivone dos Santos Veloso Titulação máxima: Doutora |
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Jorge Domingues Lopes Titulação máxima: Doutor |
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José Orlando Ferreira de Miranda Júnior Titulação máxima: Mestre |
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Luis de Nazaré Viana Valente Titulação máxima: Mestre |
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Maria Lucilena Gonzaga Costa Tavares Titulação máxima: Doutora |
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Raquel Maria da Silva Costa Titulação máxima: Doutora |
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Robson Borges Rua Titulação máxima: Mestre |
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Érica do Socorro Barbosa Reis Titulação máxima: Mestre |
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Irisvaldo de Souza Titulação máxima:
Larissa Arrais Titulação máxima:
Fernanda Nilvea Pompeu Titulação máxima:
Gleika Bolsista |
Núcleo Docente Estruturante (NDE)
O NDE da Faculdade de Linguagem está constituído pelos seguintes docentes:
Profa. Dra. Benedita Maria do Socorro Campos de Sousa (Presidente)
Profa. Dra. Raquel Maria da Silva Costa
Profa. Dra. Maria Lucilena Gonzaga Costa Tavares
Profa. Dra. Ivone dos Santos Veloso
Profa. Dra. Gilcilene Dias da Costa
Eventos
IV SELLM ( Seminário de Estudos Linguìsticos e literários de Mocajuba)
- E-book: LINGUAGEM, EDUCARES E DISCURSOS - ISBN 978-65-88140-07-9 - Benedita Maria do Socorro Campos de Sousa e Jessé Pinto Campos
Projetos
A Faculdade de Linguagem (Língua Portuguesa), por meio de seu corpo docente, mantém um conjunto de ações relacionadas à extensão e à pesquisa, conforme demonstram os diferentes projetos relacionados abaixo.
Natureza do Projeto: Pesquisa Título do projeto: Proposições de agrupamentos temáticos para um dicionário onomasiológico da língua Suruí-Aikewára Resumo: Trata da identificação de agrupamentos temáticos na perspectiva linguística-cultural do povo Aikewára para construção de um dicionário bilíngue onomasiológico (temático) da língua Suruí-Aikewára, na direção Suruí-Aikewára/Português. Nesse sentido, a pesquisa deve envolver a documentação da língua indígena por meio de registros sonoros, com as respectivas transcrições, e análise de aspectos fonológicos, morfossintáticos e lexicais do material linguístico coletado. A partir desses dados linguísticos, buscar-se-á desenvolver o referido dicionário contando sempre com a colaboração, sobretudo, dos professores Suruí-Aikewára, na condição de pesquisadores de sua própria língua. Data de início: 2015 Data de término: 2017 Coordenador: Jorge Domingues Lopes Agência financiadora: PRODOUTOR/PROPESP/UFPA |
Natureza do Projeto: Pesquisa Título do projeto: As formas de tratamento nominais e pronominais nas redes sociais em Cametá/PA Resumo: Em decorrência de um estudo das formas de tratamento pronominais tu/você/o(a) senhor(a) na variedade falada do português da zona urbana do município de Cametá com base em redes sociais e comunidade de prática, advindo do Grupo Sociolin-CE (grupo de pesquisas sociolinguísticas), surge-nos o interesse em darmos continuidade e aprofundamento à análise das formas de tratamento nominais e pronominais a partir das comunidades de prática dos universitários, embasando-nos nas ideias de Labov (2001) sobre redes socias, na Semântica de poder e solidariedade (BROWN; GILMAN, 1960) e na comunidade de prática (ECKERT e MCCONNELL-GINET, 2010). O objetivo central é analisar o papel de fatores linguísticos/pragmáticos e fatores extralinguísticos ou sociais (sexo/gênero, faixa etária e relações hierárquicas) na motivação do comportamento variável das formas de tratamento pronominais e nominais nas redes socias dos estudantes jovens de ensino superior do município de Cametá-PA, como também compreender o papel social desempenhado pelos falantes na comunidade de prática por meio da construção do significado social das variáveis usadas e a construção da identidade do indíviduo. A proposta é estudar a variação e mudança linguística, utilizando uma metodologia que considere o uso da língua a partir das relações sociopessoais e de frequência entre os interlocutores, no interior das redes sociais, percebendo tanto as nuances estilísticas como discursivas no uso das formas de tratamento. Os dados serão analisados pela ferramenta estatística computacional GOLDVARB-X, seguindo o modelo laboviano de análise. Data de início: 2016 Data de término: 2018 Coordenadora: Raquel Maria da Silva Costa Agência financiadora: PIBIC-Prodoutor; PIBIC-interior |
Natureza do Projeto: Pesquisa Título do projeto: O sistema vocálico do Português do nordeste paraense – caracterização acústica das vogais pretônicas Resumo: O sistema vocálico do português do Nordeste Paraense: caracterização acústica das vogais pretônicas está diretamente vinculado ao grupo de Pesquisa Vozes da Amazônia, coordenado pelas professoras Dra. Regina Cruz (UFPA/CNPq) e Dra. Raquel Maria da Silva Costa e ao projeto institucional Caracterização acústica do sistema vocálico do português da Amazônia Paraense. Uma das ações deste projeto é caracterizar acusticamente os sistemas vocálicos tônicos e átonos das variedades estudadas da Amazônia paraense pela equipe da UFPA. Este grupo foi criado em 2005 para responder as seguintes perguntas: 1) Como são realizadas foneticamente as vogais no Português (do Brasil)? 2) Como se explica ou o que motiva, a diversidade de realizações fonéticas?; 3) Como os falantes do Português (do Brasil) se entendem apesar das diversidades da qualidade vocálica?; 4) É possível explicar essa diversidade gramaticalmente? Até o presente momento cinco regiões estão sendo investigadas no Estado do Pará: Belém, Breves, Cametá, Mocajuba e Breu Branco, tanto nas suas zonas rurais quanto urbanas. dentro deste apresentamos o plano de trabalho “CARACTERIZAÇÃO ACÚSTICA DAS VOGAIS MÉDIAS PRETÔNICAS DO PORTUGUES FALADO EM CAMETA” que tem como objetivo único caracterizar acusticamente as vogais orais tônicas e as átonas em contexto pretônico, de itens lexicais na área urbana e rural do município de Cametá, Nordeste do estado do Pará, para fornecer uma referência do espaço vocálico. Três parâmetros acústicos serão controlados: F1, F2 e F0 intrínseca de cada vogal. F1 e F2 serão medidos no ponto central da parte estável de cada vogal. Toda análise acústica será realizada com o Programa PRAAT. Esse programa permite decompor a onda sonora complexa das vogais em suas frequências primárias. O corpus será constituído por uma amostra estratificada de 24 informantes de Cametá, selecionados de acordo com sexo, faixa etária, nível de escolaridade e procedência. A coleta dos dados será realizada através de uma entrevista dirigida ou teste, o qual consistirá na identificação de desenhos pelos informantes (interpretados pelo falante como testes de memória). Data de início: 2017 Data de término: 2018 Coordenadora: Raquel Maria da Silva Costa Agência financiadora: PIBIC-Prodoutor; PIBIC-interior |
Natureza do Projeto: Extensão Título do projeto: Plataforma Interativa de Dados Geo-Históricos, Bibliográficos e Linguístico-Culturais da Diversidade Linguística no Brasil baseada no Mapa Etno-Histórico, de Curt Nimuendaju Resumo: O presente Projeto visa convergir esforços para a elaboração de uma plataforma interativa contendo conteúdos sobre a diversidade linguística no Brasil. Pretende-se colocar em diálogo e cooperação a experiência do IPHAN, no que se refere à preservação da memória e a promoção dos bens culturais do Brasil, a Universidade Federal do Pará, como centro de pesquisa em línguas indígenas brasileiras, com a expertise do IBGE em produzir e elaborar conteúdos através de estatísticas e de mapas interativos. Data de início: 2016 Data de término: 2018 Coordenador: Jorge Domingues Lopes Agência financiadora: IPHAN |
Natureza do Projeto: Pesquisa/Ensino Título do projeto: A Inserção de Práticas Inclusivas no Currículo de Letras do CUNTINS Resumo: O curso de Letras do Campus Universitário do Tocantins/Cametá surge com o Projeto de Interiorização da UFPA em 1986, quando o referido campus foi implantado. No início as turmas eram ofertadas no período intensivo, a partir de 2000 o campus passa a ofertar turmas no período regular, a implementação do curso na microrregião de Cametá muito vem contribuindo com os municípios pertencentes a esta região, ao longo desses quase 30 anos, não podemos deixar de enfatizar os mais distintos projetos que já foram desenvolvidos pelos docentes da faculdade, tais projetos contribuíram para o ensino, pesquisa e extensão, tendo a participação e envolvimento de alunos do campus e bolsistas desses projetos. Hoje além de turmas intensivas e extensivas no Campus de Cametá, temos turmas em nossos núcleos universitários no período intensivo nas cidades de Limoeiro do Ajuru e Mocajuba, no ano de 2016 teremos nossa primeira turma extensiva, em um de nossos núcleos universitários. Os avanços para uma formação firme e embasada nas diretrizes que regem os cursos de licenciatura. Propomos este projeto intitulado: \"A Inserção de Práticas Inclusivas no Currículo de Letras do CUNTINS\", para reorganizar o PP do curso de letras, e de acordo com os dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação de Cametá, temos hoje em toda a rede municipal de ensino em média 120 alunos que apresentam perda auditiva, e em muitos casos os alunos tem perda severa e precisam se comunicar em Língua Brasileira de Sinais - Libras, mas os professores em sua grande maioria não sabem utilizar a Libras, bem como metodologias para o ensino-aprendizagem de Português como segunda língua para surdos. O Decreto N° 5.626 de dezembro de 2005 que regulamenta a Lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e a Lei n° 10.098, de 19 de setembro de 2000 estabelece a LIBRAS como disciplina curricular nos cursos de licenciatura, a partir do decreto a Faculdade de Linguagem promove debates entre seus docentes para a inserção de componentes curriculares voltados para a educação de surdos. A faculdade desde o ano de 2014 tem no quadro de docentes um profissional da área que vem desenvolvendo ações de ensino, pesquisa e extensão na área da surdez, junto à faculdade o docente desenvolve ações com GEPEES – Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação de Surdos, que visa pesquisar, catalogar e contribuir na formação continuada dos professores da educação básica da microrregião de Cametá, com abrangência dos municípios atendidos pelo Campus do Tocantins/Cametá, que são: Mocajuba, Oeiras do Pará, Limoeiro do Ajuru e Baião, assim como oportunizar que os discentes do curso de letras se envolvam nas pesquisas e/ou atividades desenvolvidas pelo GEPEES. De acordo com as exigências conforme as leis explicitadas acima, o referido projeto irá proporcionar uma ampla formação na área da surdez, com visão crítica e conhecimento teórico-prático aprofundados na educação de surdos. Data de início: 03/2016 Data de término: 12/2017 Coordenador: Orlando Miranda Júnior Agência financiadora: PROEG/UFPA |
Natureza do Projeto: Extensão Título do projeto: Ensino de Libras na Amazônia Tocantina: Formação de Professores da Educação Infantil Resumo: Este Projeto caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa sobre o processo de Educação de Surdos e a formação dos professores envolvidos na Educação Inclusiva e tem como objetivos principais realizar Oficinas e Palestras sobre Educação Inclusiva com a intenção de possibilitar a inserção dessa temática na prática cotidiana das escolas do campo e da cidade de Educação Infantil do Município de Cametá e contribuir com a formação dos professores e estudantes envolvidos nas ações do projeto, verificando articulações necessárias entre as práticas de Educação do Campo e Educação Inclusiva. Para alcançar tais objetivos serão desenvolvidas várias ações como estudo documental, bibliográfico e de campo, realização de minicursos e oficinas, construção de materiais didáticos visando à utilização nas vivências pedagógicas, realização de eventos científicos, promoção de encontros pedagógicos a fim de possibilitar a integração entre professores da Faculdade da Linguagem do Campus do Tocantins/Cametá e professores que atuam nas Escolas de Educação Inclusiva no município, assim como possibilitar a participação de estudantes de cursos de licenciaturas da UFPA nas atividades de pesquisa, ensino e extensão que ocorrerem durante o período de execução das atividades do Projeto. Espera-se alcançar como resultados a formação de estudantes e professores no sentido de que esses sujeitos possam inserir em suas práticas escolares cotidianas atitudes inclusivas nas escolas públicas do campo e da cidade. Data de início: 03/2015 Data de término: 02/2016 Coordenador: Orlando Miranda Júnior Agência financiadora: |
Natureza do Projeto: Extensão Título do projeto: Banco de Atividades Pedagógicas em Língua Portuguesa para Alunos Surdos Resumo: Este Projeto caracteriza-se como uma proposta pedagógica sobre o processo de Educação de Surdos e a formação dos professores envolvidos no ensino de Língua Portuguesa e tem como objetivos principais realizar Oficinas e Palestras sobre o ensino de Língua Portuguesa para surdos com a intenção de possibilitar a inserção dessa temática na prática cotidiana das escolas do campo e da cidade do Ensino Fundamental do Município de Cametá e contribuir com a formação dos professores e estudantes envolvidos nas ações do projeto, verificando articulações necessárias entre as práticas desenvolvidas nas escolas. Tem como objetivos realizar estudos e pesquisas no ensino de Língua Portuguesa para surdos com a intenção de possibilitar a inserção dessa temática nas práticas cotidianas das escolas do campo e da cidade no município de Cametá e contribuir com a formação dos professores e estudantes envolvidos nas ações do projeto, verificando possíveis articulações entre a teoria e prática no ensino de Português para surdos. Para isso, este projeto busca incentivar o professor a fazer de suas aulas um espaço de investigação, de pesquisa e de geração de novos saberes e de reflexões sobre a Educação de Surdos. Promover ações visando contribuir com a formação dos professores de Língua Portuguesa e estudantes da UFPA e professores que atuam na Educação do Campo. Realizar estudos e pesquisas em Educação Inclusiva, voltada para a Educação de Surdos. Consolidar a integração entre a Educação Básica e a Educação Superior contribuindo com a formação continuada dos professores de Língua Portuguesa do Município de Cametá e demais Estudantes da UFPA. Promover ações educativas focando o Ensino de Língua Portuguesa para Surdos, por meio de mini curso e oficinas; Promover oficinas de construção de materiais didáticos inclusivos, capazes de contribuir com o fazer educativo dos professores que atuam na educação básica, realizar seminário temático abordando a Educação Inclusiva em parceria com o GEPEEI; Publicar e divulgar as produções científicas; Participar em eventos científicos. Data de início: 03/2016 Data de término: 02/2017 Coordenador: Orlando Miranda Júnior Agência financiadora: |
Natureza do Projeto: Pesquisa Título do projeto: Uma Educação no Dorso do tigre: Literatura e Experiências Formativas Resumo: O projeto de Pesquisa propõe-se a ensaiar uma perspectiva de educação gestada no dorso do tigre – expressão grafada no escrito Sobre verdade e mentira no sentido extramoral, de Friedrich Nietzsche (1873), e canibalizada por Benedito Nunes nos interstícios de sua obra “O dorso do tigre” (1970; 2009), ensaio situado entre filosofia e literatura. Pensar a educação nos interstícios entre filosofia e literatura constitui o objetivo principal deste trabalho. Cavalgar no dorso dos fios literários de escritores-filósofos como Nietzsche, Deleuze, Kafka, Proust, Clarice Lispector, Manoel de Barros, constitui algumas das especiais motivações para esta pesquisa, pois se trata de escritores-filósofos capazes de tocar com agudeza e suavidade os abismos da existência humana; seus estilos de escritura são capazes de tecer fendas no limiar da filosofia, literatura e educação por onde podemos espreitar experiências formativas que dão a pensar/recriar nossas relações com o mundo, o outro, conosco mesmos. Espreita-se, aqui, uma educação gestada no dorso do tigre do Pensamento da Diferença, desejosa do outro e seus contágios e devoradora de um vitalismo capaz de verter o sangue impiedoso da educação em suplemento ávido de vida no que nela há de belo e trágico, de múltiplo e singular nos devires da experiência formativa. Tal é a perspectiva de uma educação gestada no dorso do tigre: vivificar as intempéries de experiências formativas inscritas nos labirintos existenciais de escritos literários, capazes de problematizar/recriar a educação em seu valor estético e formativo, belo e trágico, simultaneamente. Um gesto filosófico que implica deixar às margens o aprendido para cavalgar no dorso do tigre, isto é, no risco do aprender de novo, ou, simplesmente, viver. Data de início: 10/2014 Data de término: 08/2017 Coordenadora: Gilcilene Dias da Costa Agência financiadora: PIBIC/UFPA |
Planejamentos
PLANEJAMENTO 2023.3 - INTENSIVO
Ofertas de Disciplinas - Período 2022.1
Oferta de Disciplinas - Período 2020_PLEM - ERE
Oferta de Disciplinas Extensivo - Período 2020.2
Oferta de Disciplinas Intensivo - Período 2020.1
Oferta de Disciplinas Extensivo - Período 2019.4
Oferta de Disciplinas Intensivo - Período 2019.3
Oferta de Disciplinas Extensivo - Período 2019.2
Oferta de disciplinas Intensivo - Período 2019.1
Letras Língua Portuguesa 2018.1
Letras Língua Portuguesa Parfor 2018.1
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Redes Sociais