I Jornada da Saúde da UFPA Campus Cametá realizará atendimentos aos estudantes

• Publicado: Segunda, 02 de Abril de 2018, 20h15
  • Última atualização em Terça, 24 de Abril de 2018, 11h27
  • Acessos: 104

A fim de valorizar a saúde dos estudantes, irá ocorrer no dia 30 de abril a I Jornada da Saúde da UFPA, das 8h às 18h, no Campus Universitário do Baixo Tocantins em Cametá. As inscrições serão realizadas no momento do atendimento, sendo necessário apresentar o comprovante de matrícula. Os atendimentos ocorrerão em duas salas do prédio Professora Maria Cordeiro de Castro (salas antigas) da UFPA.

O objetivo da iniciativa é divulgar e disseminar conhecimentos relevantes sobre as doenças que acometem o coração dos moradores da região do Baixo Tocantins e com isso utilizar a comunidade acadêmica como elemento multiplicador dessas informações.

O evento é organizado pela professora colaboradora, farmacêutica, Mestre em Bioquímica, Isabela de Oliveira Carvalho; vice-diretora da Faculdade de Agronomia (FAGRO), Mariana Casari Parreira; e pelos estudantes de Agronomia da UFPA Campus Cametá: Elidineia Lima de Oliveira Mata e Vitor Barbosa da Costa.

Programação - Serão ofertados entre às 8h e 16h exames de Glicemia Capilar, Tipagem Sanguínea, Aferição de sinais vitais, procedimentos para avaliação (peso, altura e medidas) e orientação nutricional. Além de exames parasitológicos de fezes, com horário de entrega do material estipulado entre 8h e 11h e o resultado dos exames às 15h no Laboratório de Biologia.

Além dos serviços, o evento contará palestras que irão ocorrer no auditório de 16h às 18h com os temas:

1. "O que é Hipertensão Arterial, causas, sintomas e tratamento” (Railene Célia Baia de Alencar);
  2. “Diabetes: Um problema Mundial” (Sávilla Patrícia Sá de Lima);
  3. “Os tipos sanguíneos e a importância de ser doador de sangue” (Lorena Costa Vasconcelos dos Santos);
  4. “Parasitoses mais frequentes e suas implicações na saúde da população ribeirinha” (Márcio Nahum Lobo);
  5. “Noções básicas de primeiros socorros” (Isabela de Oliveira Carvalho).