Página inicial > História

Faculdade de História

Publicado: Quinta, 15 de Setembro de 2016, 22h56 | Última atualização em Quinta, 22 de Junho de 2017, 18h32

A Faculdade de História (FACHTO) do Campus Universitário do Tocantins/Cametá oferece Curso de Graduação em Licenciatura em História, bem como chegou a ofertar Pós-graduação latu sensu. Criada institucionalmente pela resolução nº 629, de 24 de outubro de 2007, começou a funcionar de forma independente a partir do primeiro semestre de 2009, pois em anos anteriores o curso era coordenado por Belém.
Atualmente possui um corpo docente altamente capacitado e comprometido com o ensino, a pesquisa e a extensão. De modo geral, são 09 professores efetivos, dos quais 06 são doutores e 03 se encontram licenciados, mas em finalização de seu doutorado. No momento a faculdade conta com a colaboração de 03 professores substitutos previamente aprovados em concurso público.

A Graduação em História forma profissionais licenciados, ou seja, professores de História, aptos a atuar no ensino Fundamental e Médio, com uma extensa bagagem cognitiva relacionada à valores humanos, éticos, de gênero, raciais, entre outros. Legalmente o Curso possui capacidade máxima para ofertar 80 vagas anuais, mas normalmente admite 40 novos alunos por ano através de processo seletivo. As disciplinas que compõem o curso são distribuídas em 8 blocos/semestres. Dentre estas, o alunos cumpre 04 estágios supervisionados docentes, no qual através de parcerias firmadas com escolas municipais e estaduais, eles estabelecem contato não somente com as teorias que norteiam o saber científico, mas também com a prática docente à qual futuramente estará inserido. Ao final do curso o formando precisa deixar sua contribuição científica à comunidade acadêmica, que é o Trabalho de Conclusão de Curso, fruto de pré-projeto, pesquisas e dedicação.

Direção da Faculdade

Diretor

Prof. Dr. José do Espírito Santo Dias Junior

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7994103518602397

Vice-Diretora

Profa. Dra. Rosemeire de Oliveira Souza

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0356628768763959

Secretaria da Faculdade

Secretário

Osvaldo dos Santos Machado
Assistente em Administração

Secretária/PROAD

Francicleide da Silva Freitas

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Endereço e contato

Prédio Professor Orlando Cassique Sobrinho Alves, Sala 4 (Térreo)

Telefone: (91) 3781-1182 (Ramal 244)
E-mail: fachto.ufpa @ gmail.com