Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ciências Naturais
Início do conteúdo da página

Curso de Ciências Naturais

Publicado: Sábado, 17 de Setembro de 2016, 01h05 | Última atualização em Sábado, 08 de Abril de 2017, 19h09 | Acessos: 894

Configuração do Curso

Aprovado pela Resolução nº nn.nnn/nnnn

Denominação do Curso CIÊNCIAS NATURAIS
Área Ciências Agrárias
Modalidade(s) Presencial
Natureza Graduação
Oferta de disciplinas Semestral
Unidade Responsável Campus Universitário do Tocantins/Cametá
Coordenação Faculdade de Ciências Naturais
Carga horária total do Curso 2.971 h
Turno(s) de funcionamento Manhã / Tarde
Duração Integralização prevista para 08 (oito) períodos
Curso presente no(s) município(s) de Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Oeiras do Pará

 

Objetivos do Curso

GERAL
O objetivo do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais é a Formação de Professores de Ciências para a atuação no ensino fundamental do 6º ao 9º anos, no espírito de integração entre as Ciências da Natureza que consta dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.


ESPECÍFICOS
a) Formar Professores de Ciências com visão abrangente e integrada das Ciências da Natureza (Física; Matemática; Química; Ciências da Vida e Ciências da Terra e do Universo).
b) Formar Professores de Ciências possuidores não só de uma compreensão das relações entre os processos e conceitos;
c) Formar Professores de Ciências com compreensão de estratégias e espírito de busca de estratégias para facilitar a apreensão, pelos alunos, do funcionamento da Natureza como um todo.
d) Criar infraestrutura acadêmico-científica (biblioteca, laboratório e outros) de apoio para ações de ensino, pesquisa e extensão inerentes ao curso.

 

Perfil do Profissional

Licenciado Pleno em Ciências Naturais.

O Licenciado Pleno em Ciências Naturais deverá ter sólida formação em conhecimentos fundamentais das Ciências Naturais, em seus aspectos teóricos, experimentais e éticos, sendo capaz de avaliar sua ação pedagógica no contexto local, propondo atividades sócio-acadêmico-culturais que estimulem a formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade.

 

Área(s) de Atuação

O profissional egresso do curso deve ter sólida formação em conhecimentos fundamentais das Ciências Naturais, em seus aspectos teóricos, experimentais e éticos, que seja crítico, criativo e com capacidade de provocar mudanças necessárias na educação, acompanhando e se beneficiando das rápidas conquistas da Ciência e da Tecnologia, sendo capaz de avaliar sua ação pedagógica no contexto local, propondo atividades sócio-acadêmico-culturais que estimulem a formação de cidadãos conscientes, tendo como finalidade a atuação profissional como Professores de Ciências para a atuação no Ensino Fundamental do 6º ao 9º anos.


Competências e Habilidades do Profissional

O conceito de competência presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais está relacionado à capacidade de mobilizar, articular e colocar em ação conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessários para o desempenho com eficiência e eficácia das atividades requeridas. Nesse sentido, a competência não se resume apenas ao conhecer, ao saber, mas envolve um fazer, que é intencional. Nessa perspectiva o Licenciado em Ciências Naturais formado pelo Campus de Cametá, deverá ter formação para atuar de maneira competente no exercício da docência, apresentando domínio do saber e do fazer científico e didático-pedagógico e para que possam enfrentar as diversificadas tarefas que lhes são confiadas na sala de aula e além dela.


Projeto Pedagógico do Curso

Texto-resumo do PPC: [Em construção]

Link para o PPC (ainda não disponível)

Última atualização em nn/nn/nnnn.


Avaliação do Curso

[Em construção]

Nota do Curso:

 

Histórico do Curso

[Em construção]

 

Núcleo Docente Estruturante (NDE)

Instituído pela Portaria nº 80/2014, o NDE da Faculdade de Ciências Naturais está constituído pelos seguintes docentes:

Profa. Dra. Andreza de Lourdes Souza Gomes
Prof. Dr. Fábio Cardoso Borges
Prof. Dr. Gerson dos Santos Estumano
Profa. Dra. Waldenira Mercedes Pereira Torres
Profa. Msc. Edilena Correa

 

 

 

Fim do conteúdo da página