Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Proex divulga edital do Auxílio à Viagem Acadêmica 2020

  • Publicado: Quinta, 13 de Fevereiro de 2020, 11h43
  • Última atualização em Quinta, 13 de Fevereiro de 2020, 11h43
  • Acessos: 51

Publicado: Segunda, 10 de Fevereiro de 2020, 20h22

EDITAL AVA

A vida acadêmica também é composta por participação em congressos, seminários e outros eventos importantes para todas as graduações, em diversos lugares do país. Para facilitar que alunos da UFPA possam vivenciar também esse tipo de experiência, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) disponibiliza o Auxílio à Viagem Acadêmica (AVA). A partir de 2 de março, os alunos de graduação da UFPA que tiverem trabalhos aprovados em eventos fora do município em que cursam a graduação podem solicitar o auxílio.

O principal objetivo do AVA é conceder auxílio financeiro por meio do apoio com passagens e com ajuda de custos a estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação, preferencialmente em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que obtiveram aprovação de trabalhos em eventos acadêmicos. Além disso, é uma forma de estimular a produção científica na Universidade.

Para receber o auxílio, o estudante deve preencher certos requisitos: estar matriculado em um curso de graduação da UFPA; ter trabalho aprovado em evento comprovado por carta de aceite; possuir Coeficiente de Rendimento Geral (CRG) a partir de 5,0; estar em dia com a prestação de contas de outros editais da Proex e ter preenchido completamente o questionário socioeconômico no Sigaest. Cada discente só poderá receber um auxílio por ano com recursos da Proex.

Inscrições – As inscrições devem ser realizadas pelo menos 30 dias antes do evento, e serão concedidos, no máximo, 15 auxílios por evento. Caso o número de inscritos seja superior a 15, o CRG e a data de solicitação serão utilizados como critérios de desempate.

As solicitações serão recebidas exclusivamente pela plataforma Sigaest, e o interessado deve digitalizar os seguintes documentos, em formato JPEG: comprovante de matrícula; documento de identificação oficial (RG, passaporte ou CNH); memorando de solicitação assinado pelo diretor da faculdade ou do instituto, concordando com a participação do estudante no evento; resumo do trabalho, de acordo com as exigências do evento; resumo do trabalho; carta de aceite do evento; programação do evento e termo de compromisso do AVA (disponível aqui).

Inscritos podem acompanhar o processo de pagamento do auxílio pela plataforma Sipac.

Valores – Os valores concedidos pelo auxílio dependem do estado em que o evento ocorrerá. Para eventos no Amapá, Ceará, Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins, o auxílio é de até 500 reais. Para Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, pode chegar a até 800 reais.

Já para a Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, ele pode chegar a 1000 reais. Acre, Amazonas, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rondônia e Roraima podem ter auxílios de até 1300 reais. Alunos que já estiverem na lista de passageiros do ônibus da Proex para o mesmo evento terão o valor do auxílio reduzido pela metade.

Prestação de contas – Os discentes contemplados com o auxílio devem realizar prestação de contas da viagem até 10 dias após o término do evento, de acordo com o Edital. Estudantes que não realizarem a prestação de contas ficarão inadimplentes, sendo impedidos de solicitar novos auxílios.

Para a prestação de contas, são necessários os seguintes documentos: relatório de viagem, de acordo com o modelo disponibilizado no site da Proex; cópia do certificado ou declaração de participação no evento e cópia dos bilhetes de passagens. Caso os discentes tenham realizado a viagem em ônibus da Proex, deverão apresentar comprovante de hospedagem.

Mais informações no Edital.

EDITAL AVA 2020

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Assessoria Proex

registrado em:
Fim do conteúdo da página