Campus Cametá realiza live para lançamento de livro com pesquisas nacionais e internacionais

• Publicado: Quarta, 06 de Maio de 2020, 17h11
  • Última atualização em Quarta, 06 de Maio de 2020, 17h11

Nesta quarta-feira, dia 6 de maio, irá ocorrer

Nesta quarta-feira, dia 6 de maio, irá ocorrer o lançamento on-line do livro "Práticas discursivas: Educação, Linguagem e(m) Discurso". A obra reúne um conjunto de trabalhos nacionais e internacionais que tratam sobre temas relacionados a educação, memória, cidade, trabalho, linguagem e história. O lançamento será por meio de uma live transmitida no perfil do Facebook do Campus da UFPA de Cametá, às 18h.

A obra é organizada pelos professores Andréa Silva Domingues, Benedita Celeste Moraes Pinto e Doriedson Rodrigues. De acordo com eles, o intuito da coletânea é fazer circular um conjunto de estudos desenvolvidos em regiões diversas do Brasil e da Patagônia Argentina.

"Os trabalhos de pesquisa que fazem parte dessa obra buscam discutir problemáticas de lutas, espaços e resistências. Eles nos remetem a questões sociais, indígenas, do patrimônio e do mundo do trabalho, que se manifestam nos acontecimentos históricos e discursivos, trazendo uma perspectiva de um futuro diferente", afirma a professora Benedita Celeste de Moraes Pinto, uma das organizadoras.

Para os organizadores, é um desafio bem-vindo à experiência de realizar o lançamento do livro de forma on-line. Diante de um momento em que é importante e necessário se manter em isolamento social, é proveitoso interagir com alunos, colegas de trabalho e de profissão, e oferecer um momento diferente de ensino e compartilhamento de conhecimentos.

"Nesse período, em que ficar isolados significa a nossa proteção e a do próximo, esta experiência se torna ainda mais rica. É o educador (res)significando suas formas de fazer e também resistindo ao silenciamento. Nossa perspectiva como organizadores e autores dessa obra é ter a oportunidade de socializar saberes, mesmo em tempos difíceis politicamente falando do e no Brasil", destaca a professora Andréa Silva Domingues.

Sobre o livro - A obra, construída como uma maneira de agregar diversas áreas de conhecimento, é composta por nove capítulos, todos tratando sobre tópicos diferentes de pesquisas. O intuito é alcançar um público de estudantes das áreas de humanas e pesquisadores de diferentes áreas do saber que desenvolvam estudos que trabalhem com questões das Ciências da Linguagem, da História, das relações sociais, da resistência, da diversidade, e da educação, do patrimônio, da memória e das demais temáticas que geram discussões e reflexão sobre o contexto atual.

"Este conjunto de textos, fruto de pesquisas desenvolvidas em diferentes territórios, tem como importância poder contribuir para o debate acadêmico e para a construção de novos projetos de pesquisa que busquem o direito à memória, em interfaces distintas com perspectivas teórico-metodológicas, voltadas para a compreensão do ser histórico em suas lutas, contradições e conquistas", pontua a professora Benedita Celeste.

A organização da coletânea ocorreu a partir de encontros e trabalhos em conjunto dos Grupos de Pesquisa Quilombos e Mocambeiros: história da resistência negra na Amazônia (QUIMOHRENA), História, Educação e Linguagem na Região Amazônica (HELRA), Discurso, Sentido, Sociedade e Linguagem (DISENSOL) e Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE – Seção Cametá), ambos do PPGEDUC CUNTINS (Cametá/UFPA). Também contou com a parceria da Universidade Nacional da Patagônia Argentina (UNP), por meio da professora Mônica Gatica, do Instituto de Investigações Históricas e Sociais (UNP).

Serviço:

Lançamento on-line do livro "Práticas discursivas: Educação, Linguagem e(m) Discurso".

Data: 6 de maio de 2020

Local: Facebook do Campus da UFPA de Cametá