Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC) lançam livro sobre Tecnologias Digitais na Amazônia

  • Publicado: Quinta, 05 de Novembro de 2020, 19h02
  • Última atualização em Quinta, 05 de Novembro de 2020, 19h02
  • Acessos: 515

Organizada pelos Professores Maria Sueli Corrêa dos Prazeres e Eraldo Souza do Carmo, ligados ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC), subunidade do Campus Universitário do Tocantins/Cametá – Universidade Federal do Pará, a coletânea “Tecnologias Digitais na Amazônia: tensões, contradições e mediações” reúne 08 resultados de investigação científica realizadas na Amazônia, por professores e egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura.

O prefácio do livro coube à ex-ministra de Educação da da Bolívia, Dra. Esther Balboa Bustamante, que salienta que “Los artículos presentados dan cuenta de los câmbios intensos y em gran escala que se están produciendo em la comunidade humana, los mismos que deberían ser tomados em consideración para juzgar los acontecimentos educativos. La educación em la Amazonía se halla em estado de flujo porque la sociedade “rivereña” está cambiando. Uma marea, las nuevas tecnologias de comunicación, se precipita contra las barreras del grupo, lar raza, el credo y la identidade nacional. A causa de la recolución de las comunicaciones, los hombres y mujeres de Cametá se dan cuenta cada vez más de que pertenecen a um mundo globalizado”.

Para os organizadores de “Tecnologias Digitais na Amazônia: tensões, contradições e mediações”, a coletânea permite uma compreensão analítica dos desafios vividos na Amazônia para que o processo de inclusão digital se efetive de modo a atender aos trabalhadores e trabalhadoras nela presentes, assim como as conquistas obtidas pela luta desses sujeitos. Para a Professora Maria Sueli Corrêa dos Prazeres, é importante a coletânea pois possibilita um conjunto de reflexões teórico-práticas que permitem problematizar as desigualdades digitais na Amazônia e as possíveis mediações no âmbito educacional. Para o Professor Eraldo Souza do Carmo, a obra é importante pois reflete sobre a realidade do acesso às tecnologias digitais na Amazônia, trazendo elementos para se pensar nas políticas de inclusão digital que possam incluir os sujeitos do campo e da cidade, no ambiente digital-tecnológico.

O lançamento acontece no dia 05/11/2020, às 19h, pela página do facebook do PPGEDUC. Além dos autores, a live terá a participação especial da ex-ministra da Bolívia, Dra. Esther Balboa Bustamante, que prefaciou a obra, assim como do Coordenador do Campus, Prof. Doriedson Rodrigues, e a coordenadora do PPGEDUC, Gilcilene Costa, em saudação inicial.

registrado em:
Fim do conteúdo da página