Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Administração Superior da Universidade Federal do Pará e Campus Universitário do Tocantins/Cametá reúnem com o Prefeito e Secretarias do município de Cametá

  • Publicado: Terça, 26 de Janeiro de 2021, 18h54
  • Última atualização em Terça, 26 de Janeiro de 2021, 18h54
  • Acessos: 238

Na tarde de 21 de janeiro de 2021, no antigo prédio do SENAI-Cametá, o Vice-Reitor da Universidade Federal do Pará, Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva, e o Coordenador do Campus Universitário do Tocantins/Cametá – UFPA, Prof. Dr. Doriedson Rodrigues, reuniram com o Prefeito de Cametá, Senhor Victor Cassiano, discutindo ações integradas entre a Universidade e a Prefeitura de Cametá.

Estiveram presentes também o Vice-Prefeito, senhor Ênio de Carvalho, a Secretária de Educação, senhora Patrícia do Socorro Barros de Medeiros, o Secretário Adjunto de Educação, senhor Edson Luiz Martins Mocbel, o Secretário de Administração, senhor Odilon do Socorro Coelho Barra, assim como assessorias da administração municipal.

Durante a reunião, o vice-reitor da UFPA, Prof. Gilmar Pereira da Silva, expôs a importância das parcerias estabelecidas, criando-se condições para que a Universidade, a partir de seu Campus Universitário de Cametá-UFPA e outras Unidades da Instituição possam desenvolver mais ainda ações que contribuam para o desenvolvimento da região, a partir das necessidades encaminhadas pelo poder público municipal. Também enfatizou a necessidade de integração na região em prol da construção de condições para que uma nova Universidade se vá construindo para a região, a partir do Campus Universitário do Tocantins/Cametá, de maneira a ampliar mais ainda a atuação da pesquisa, do ensino e da extensão na região, com mais servidores, estruturas e cursos. A convite da Prefeitura de Cametá, o Vice-Reitor da Universidade Federal do Pará participou, na manhã do dia 22 de janeiro de 2021, da abertura da VI Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável do Município de Cametá, salientando mais ainda a importância das ações integradas entre as duas Instituições, a também envolver outras Instituições de Ensino Superior Públicas presentes no município. Na Conferência, 04 docentes atuaram como delegados pelo Campus: Prof. Dr. Mario Arnaud, Prof. Dr. Rosivanderson Baia, Profa. Meirevalda Redig, Prof. Rafael Ribeiro.

Para o Coordenador do Campus Universitário do Tocantins/Cametá, Prof. Doriedson Rodrigues, as parcerias permitem com que tanto o Campus quanto a prefeitura possam desenvolver atividades que fortaleçam os processos de melhoria da qualidade de vida no município, a partir da criação de condições para o desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão interligadas cada vez mais necessidades do município.

O Prefeito de Cametá, senhor Victor Cassiano, colocou a importância da Universidade para o desenvolvimento de ações de pesquisa e assessorias relacionadas às necessidades do município, como em atividades ligadas à economia, educação, meio ambiente, turismo, dentre outras, que fazem parte de um conjunto de ações que constituem o exercício da administração municipal.

Termo de Cooperação: A Coordenação do Campus Universitário do Tocantins/Cametá encaminhou minuta de Termo de Cooperação Técnica ao Prefeito, para análise e posterior assinatura pelas duas Instituições. A partir desse documento, um conjunto de ações serão desenvolvidas em parceria, muito já podendo ser realizado.

Ações: A Prefeitura de Cametá encaminhará à Coordenação do Campus Universitário do Tocantins/Cametá um conjunto de demandas, de maneira se construírem condições para o desenvolvimento de ações integradas, como (i) pesquisa sobre questões socioeconômicas de feirantes, de modo a corroborar com o planejamento da Feira-Livre de Cametá, (ii) auxílio da Universidade nos processos de regularização fundiária de áreas urbanas e rurais do município, (iii) atividades de georreferenciamento para a construção de escolas, além de auxílio no desenvolvimento atividades de pesquisa e extensão no campo da agricultura, meio ambiente e turismo, dentre outras demandas a serem encaminhadas. No Campo Educação, a Secretária de Educação colocou a necessidade de ações de formação e acompanhamento para a melhoria de indicadores de qualidade da educação municipal, assim como a possibilidade de escolas do município atuarem como Escolas de Aplicação do Campus Universitário do Tocantins/Cametá e seus cursos. A Coordenação do Campus encaminhará ao Prefeito relatório sobre a possibilidade de um curso de enfermagem, de modo a serem somados esforços em prol de sua realização, assim como proposições para criação de áreas de experimentação em agricultura, a partir do Campus II, e uso integrado de ações envolvendo Casa Familiar Rural, Campus e Prefeitura.

registrado em:
Fim do conteúdo da página