SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS E ADMINISTRATIVAS PRESENCIAIS DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS/CAMETÁ E OUTROS INFORMES
Conforme nota emitida pela Reitoria da Universidade Federal do Pará[2], em 17 de março de 2020, a partir de reunião do Conselho Superior de Administração (CONSAD), “[...] com base em informações e avaliações de seu Grupo de Trabalho (GT) sobre o novo coronavírus [...]”, informamos que, neste Campus e seus Polos Universitários, assim como nos demais campi da UFPA, as atividades acadêmicas (pesquisa, ensino e extensão) e administrativas presenciais estão suspensas, no período de 19 de março a 12 de abril.
Destacamos que a suspensão faz parte dos procedimentos adotados pela UFPA, diante da possibilidade dos avanços do COVID 19 (Coronavírus) no Estado e no País, para garantir a segurança de docentes, técnicos, discentes e demais membros de diferentes comunidades/sociedades/instituições/movimentos sociais que vivenciam esta Unidade Regional, cumprindo agendas acadêmicas e administrativas locais, regionais, nacionais e internacionais.
Outrossim, informamos ainda:
- As aulas presenciais estão suspensas, quer na graduação como na pós-graduação, devendo as Faculdades e as Pós-Graduações (stricto e lato sensu) organizarem o início das atividades para depois de 12 de abril.
- Atividades de ensino, pesquisa e extensão já iniciadas poderão ser finalizadas/realizadas por meio de ações à distância, observadas as condições tecnológicas necessárias para que os discentes possam desenvolvê-las.
- Laboratórios, Biblioteca, Auditórios e demais Espaços Acadêmicos e Administrativos terão também suas atividades suspensas, salvaguardas as necessidades para manutenção de equipamentos, cuidados com experimentos em andamento, ações necessárias ao funcionamento da Unidade.
- Atividades como estágio, vivências de campo, colações de grau e eventos acadêmicos também estão suspensas, devendo ser reprogramadas para depois de 12 de abril.
- Os processos relacionados às competências da CPGA e Secretaria Executiva deverão ser encaminhados por meio de ações à distância, estando prontos para serem protocolados presencialmente quando os serviços voltarem à normalidade, caso necessário.
- Os serviços de limpeza e vigilância serão mantidos, considerando a ausência de atividades presenciais, porém atentando-se às necessidades de manutenção das estruturas físicas do campus.
- As obras de recuperação/ampliação/manutenção de setores do campus devem continuar, a partir de empresa responsável por essas atividades, conforme orientação da Prefeitura da Universidade.
- As reuniões de conselhos deliberativos poderão ser realizadas, em decorrência de necessidades de encaminhamentos que demandem decisão colegiada.
- Defesas de trabalhos de graduação e pós-graduação, já marcadas, podem ser mantidas, mas sem público, devendo a participação de avaliadores externos ser por vídeoconferência, sendo que novas defesas só poderão ser agendadas após o retorno das atividades.
- Destarte, não há restrição de acesso ao campus, não se encorajando eventos que reúnam aglomerações, devendo-se manter o necessário para o funcionamento.
- O atendimento aos usuários será feito por e-mail, conforme os setores abaixo discriminados, devendo documentações serem scanneadas e anexadas ao conteúdo dos e-mails, quando necessário. Os documentos originais deverão ser protocolados presencialmente quando os serviços voltarem à normalidade.
- a) Coordenação de Planejamento, Gestão e Avaliação (CPGA). E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.; O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- b) Divisão de Assistência Estudantil (DAEST). E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- c) Coordenação de Pesquisa. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- d) Coordenação de Extensão: E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- e) Coordenação de Estágio: E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- f) Divisão de Inclusão Educacional. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.; O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- g) Divisão de Tecnologia de Informação. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- h) Biblioteca do Campus. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.; O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- i) Faculdade de Educação. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- j) Faculdade de Letras Língua Portuguesa. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.; O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- k) Faculdade de Letras Língua Inglesa. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- l) Faculdade de Matemática. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.; O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- m) Faculdade de Sistemas de Informação. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- n) Faculdade de Ciências Naturais. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- o) Faculdade de Agronomia. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.; O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- p) Faculdade de História. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- q) Faculdade de Geografia. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- r) Faculdade de Educação do Campo. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- s) Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- t) Divisão de Arte e Cultura. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- u) Secretaria Executiva. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- Processos de concurso público deverão ser reagendados, quanto às datas presenciais, à medida do possível, ouvidas orientações de setores competentes da Instituição.
- Procedimentos de bolsas relacionadas à Assistência Estudantil deverão ser realizados pelo Sistema SIGAEST, conforme orientações de editais, devendo documentos, quando necessários, serem encaminhados para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
- Processos de habilitação de calouros estão suspensos, devendo-se aguardar a sinalização de novas datas pelos setores competentes da Instituição.
- Processos relacionados a relatórios de pesquisa, ensino e extensão, a partir de diferentes editais decorrentes de pró-reitorias da UFPA, deverão ser encaminhados, conforme suas orientações, por meio de seus e-mails específicos, presentes em seus sites.
- As subunidades deverão informar a seus usuários outros encaminhamentos relacionados às suas rotinas administrativas por meio de seus espaços institucionais presentes no site do campus (http://www.campuscameta.ufpa.br/), a partir de encaminhamentos à Divisão de Tecnologia da Informação (DTI), pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
- Para protocolar documentos para a Coordenação do Campus e/ou Vice-Coordenação, o usuário deve scanneá-los e enviá-los para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Outras comunicações também podem ser por esses e-mails. Outrossim, os documentos originais deverão ser protocolados presencialmente quando os serviços voltarem à normalidade, caso necessário.
- Outrossim, servidores do campus poderão ser convocados para atividades presenciais, quando não forem possíveis as realizações à distância.
No mais, pedimos a compreensão de todos e todas diante do caráter emergencial vivido atualmente, salientando que as atividades da UFPA precisam continuar, à medida do possível, exigindo-se, contudo, cuidados com a segurança da comunidade acadêmica, seguindo-se todas as orientações de prevenção que vêm sendo amplamente divulgadas pelo Grupo de Trabalho (GT) da UFPA sobre o novo coronavírus, por meio da página coronavirus.ufpa.br. No mais, continuamos na defesa de nossa Universidade sempre Pública, Gratuita e com Qualidade Social.
Atenciosamente,
Cametá, 18 de março de 2020.
Coordenação e Vice-Coordenação do Campus Universitário do Tocantins/Cametá
Prof. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues
Prof. Dr. Adalberto Portilho Costa
[1] ORIENTAÇÕES SOBRE A SUSPENSÃO DE ATIVIDADES NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS CAMETÁ UFPA - Documento discutido com professores, técnicos e discentes em reunião de 18 de março de 2020, a partir das 17h.
[2] Nota em: https://portal.ufpa.br/index.php/ultimas-noticias2/11452-ufpa-emite-nota-sobre- suspensao-de-atividades-academicas-e-administrativas-presenciais
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