Página inicial > Últimas Notícias > Convidados do Café com Ciência do mês de julho expõem resultados de projetos de pesquisa.

• Publicado: Terça, 04 de Agosto de 2020, 18h06
  • Última atualização em Terça, 04 de Agosto de 2020, 18h06

No dia 06 de julho de 2020 o Café com Ciência teve a participação do Prof. Dr. Rafael Coelho Ribeiro, vice-diretor da Faculdade de Agronomia, docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). É também professor do curso de especialização em Sistemas Agroflorestais como Instrumento de Desenvolvimento Rural na Amazônia Tocantina – UFPA/Cametá. O professor é membro do Grupo de Estudos em Manejo Integrado de Pragas (GEMIP) que viabilizam ações de uma agricultura baseada no uso correto e racional dos insumos agrícolas. O GEMIP é formado por professores, pesquisadores, técnicos e estudantes, tem caráter multidisciplinar e está sedeado na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), com abrangência multicampi. O projeto “Pesquisas com moscas-das-frutas (Tephritidae: Diptera) no município de Cametá, Pará” (Portaria No 076/2020 – CUNTINS) apresentado pelo Prof. Rafael, envolve uma bolsista de Iniciação Científica contemplada pela PROPESP e um discente de Doutorado (concluído). O projeto iniciou em 2019, tem duração 3 anos (finalizando em 2021).

No dia 13 de julho de 2020 participação do Prof. Dr. Ariel Feldman da Faculdade de História e do historiador Herison Pimentel Magalhães (egresso do curso de História). O professor atua como docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC/UFPA) e é líder do Grupo de Pesquisa Educação Municipal (GPEM). O grupo foi criado em 2018 e pretende investigar a gestão educacional em pequenos e médios municípios do interior do Pará, considerando aspectos políticos, econômicos, históricos e as relações sociais inerentes a essas localidades. O grupo envolve alunos de graduação, especialização mestrado acadêmico e profissional. O projeto “Educação Municipal: política, sociedade, financiamento e regime de colaboração (1997-2019)” (Portaria No 15/2019 – CUNTINS), apresentado pelo Prof. Ariel e Herison, teve apoio da PROPESP através da concessão de bolsa de Iniciação Científica, com período de execução entre agosto de 2019 e julho de 2020.

No dia 20 de julho de 2020 participação do Prof. Dr. Marcel Ribeiro Padinha da Faculdade de Geografia, coordenador do Laboratório de Ensino de Geografia da UFPA/Campus Cametá. O professor desenvolve pesquisa sobre movimentos sociais, impactos socioambientais de Grandes Projetos e Sistemas Urbanos na Amazônia (cidades do Baixo Tocantins e da unidade regional da Transamazônica e Xingu). Atua também como consultor em Planejamento urbano junto às prefeituras e outros órgãos públicos e privados. Em 2019, o professor recebeu o PRÊMIO MAURÍCIO DE ALMEIDA ABREU, por ter sua Tese de Doutorado escolhida como a melhor do Brasil, em Geografia Humana. O projeto “Cidades orgânicas, sociedades híbridas, temporalidades urbanodiversas: as formas conteúdos das cidades ribeirinhas do Baixo Tocantins” (Portaria No 073/2019 – CUNTINS) iniciou em 2019 e conta com uma equipe de pesquisadores, graduandos, mestrandos e doutorandos.

No dia 27 de julho de 2020 participação da Profa. Dra. Maria Lucilena Gonzaga Costa Tavares da Faculdade de Letras. A professora atua nas áreas de Literatura e Recepção, Romance Moderno, História da Imprensa Paraense e Relações Luso-Paraenses Oitocentistas. Atualmente assume a Coordenadoria de Extensão do Campus. É membra do Grupo de Estudos em História Literária formado em 2011 por uma equipe de pesquisadores da UFPA e alunos de graduação, mestrado e doutorado. O grupo desenvolve pesquisa acerca da produção e circulação da literatura no Brasil, contemplando a nacional e estrangeira, assim como a sua recepção. O projeto A Prosa Ficcional Portuguesa em Jornais Cametaenses do Século XIX” (Portaria No 043/2020 – CUNTINS), conta com o apoio da PROPESP/UFPA através da concessão de bolsa de Iniciação Científica, e vem sendo executado desde 2017. Um dos resultados do projeto são as questões historiográficas da leitura na cidade de Cametá.