Página inicial > Últimas Notícias > Faculdade de Geografia realiza trabalho de campo no Jalapão (TO) e em Carolina (MA)

• Publicado: Sexta, 20 de Outubro de 2023, 13h14
  • Última atualização em Sexta, 20 de Outubro de 2023, 17h56

A pesquisa de campo constitui, para à ciência geográfica, um ato de observação da realidade do local a ser estudado, interpretado pela lente do sujeito na relação com o lugar e com o ambiente ou a paisagem. A referida atividade ocorreu entre os dias 10/10/2023 e 18/10/2023, sendo desenvolvida, em dois locais que apresentam relevância científica, educacional, cultural e social: Parque Estadual do Jalapão (PEJ), situado em Mateiros (TO) e Parque Nacional Chapada das Mesas, localizado em Carolina (MA). O trabalho de campo foi organizado pelos docentes da FAGEO/UFPA Cametá: Dr. Ivamauro Ailton de Sousa Silva, Dr. José Carlos da Silva Cordovil e Me. Arley Martins Quaresma, envolvendo alunos e alunas do curso de Licenciatura em Geografia (Turma 2019). O trabalho de campo abordou importantes conceitos de diferentes áreas e temas norteadores da ciência geográfica: geologia, geomorfologia, climatologia, pedologia, biogeografia, hidrografia, geografia cultural e dinâmica socioespacial (questões agrárias, usos do território e toponímias). Esse desdobramento permitiu a discussão da intercambiada relação natureza e sociedade, a partir dos conceitos de paisagem, ambiente, região e território, promovendo práticas que se constituem essenciais no processo de investigação, admitiu, em outras palavras, o aprendizado de uma nova realidade, oportunizando uma prazerosa experiência, junto ao local estudado, bem como possibilitou um maior domínio de instrumentalização, consoante a possibilidade de construção do conhecimento. Para concretizar o desenvolvimento das atividades durante o trabalho de campo em Mateiros (TO) e Carolina (MA), a FAGEO/UFPA teve o apoio de notáveis pessoas e de instituições, que ajudaram na realização desta travessia e auxiliou a finalizar os percursos, por essas razões, agradecer é fundamental: aos docentes Dr. Kênia Gonçalves Costa e Dr. Roberto Antero da Silva, da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), pelo auxílio na solicitação do alojamento (espaços internos da UFNT, Araguaína), ao Isac Assunção (Guia do PEJ) pelo acompanhamento até às Dunas do Jalapão, ao Alessandro Vieira Machado (Gerente do Parque Estadual do Jalapão), à Brigada Gavião Fumaça – Equipe Jalapão Combate/Parque Estadual do Jalapão - Líder Adão Batista Souza, pelo apoio durante os “contratempos” e pelo auxílio na solução de problemas pontuais no decorrer do percurso.